3 passos para tornar o sofá um grande aliado dos treinos

Você já deve ter ouvido: 'saia do sofá e faça atividades'. Mas, é possível utilizar esse móvel como aliado para uma vida mais saudável!

15 jun 2021 - 09h38
Sofá, em apenas 3 passos, se torna um grande aliado dos treinos em casa
Sofá, em apenas 3 passos, se torna um grande aliado dos treinos em casa
Foto: Shutterstock / Sport Life

Fazes os exercícios físicos em casa já virou uma realidade para muitos com a pandemia. Segundo o personal trainer e educador físico Tauan Gomes, da X-Concept, não é necessário muito material, pois usando os móveis é possível realizar qualquer atividade física. Por exemplo, o próprio sofá.

"Você não precisa sair da sua casa para iniciar seu processo de emagrecimento", começou dizendo. "Com sessões de treino de, aproximadamente, 30 minutos, feitos por 3 a 5 vezes semanais, você atingirá uma melhora significativa na sua composição corporal e preparo físico em um plano de 5 a 6 semanas contínuas", completa.

Publicidade

Abaixo, o especialista preparou um circuito de exercício intenso, utilizando o móvel, e que garante a perda de peso. "Comece afastando o sofá para o centro da sala e com apenas esse espaço, você já consegue realizar um treino usando apenas o peso corporal", conta.

Parte 1 - Alongamento

Para alongar os membros inferiores e superiores ao mesmo tempo, use o braço do sofá. Estenda uma perna em cima, enquanto a outra permanece reta, e tente alcançar a ponta do pé, curvando o corpo e esticando os dois braços. Repita com a outra perna e faça isso em um tempo de 3 a 5 minutos.

Parte 2 - Aquecimento

Publicidade

Finalizando o aquecimento, dê duas voltas no sofá e faça um polichinelo de 1 minuto, em seguida, mais um minuto de prancha abdominal. Para esse exercício, sente-se na beirada do sofá, esticando as pernas sem encostar no chão, e faça o movimento de como fosse abraçar os joelhos, flexionando quadris e joelhos, trazendo-os até o peito. Volte para a posição inicial.

Parte 3 - Desafio

Após, faça o máximo de voltas possíveis no sofá, em um tempo de 12 minutos. Adicione no exercício 20 polichinelos, 16 agachamentos, 12 sessões de abdominal remador, 10 flexões de braço e 8 escalador.

Os agachamentos podem ser feitos como se a pessoa fosse sentar no sofá, mas não faz. E tanto para flexões e escalador, basta apoiar os braços no assento e esticar o corpo.

Final - Voltando a calma

"Para finalizar essa mini sessão, aconselho mais um alongamento de 3 a 5 minutos e uma caminhada leve pela casa, até se recuperar totalmente. Não desanime, acredito muito que você consegue", finalizou.

Publicidade
Fique por dentro das principais notícias
Ativar notificações