3 maneiras de turbinar o ganho de massa muscular

Melhora o rendimento e reduz o risco de lesões: Veja como você pode impulsionar o ganho de massa muscular

14 jun 2021 - 18h02
3 maneiras de turbinar o ganho de massa muscular
3 maneiras de turbinar o ganho de massa muscular
Foto: Shutterstock / Sport Life

Buscar a massa muscular é um objetivo comum em muitos praticantes de atividades físicas, assim como a frustração por não se aproximar do resultado desejado.

O tipo de treino, o biotipo, a alimentação e o estilo de vida são alguns dos fatores que fazem a diferença para ganhar massa magra. Contudo, temos algumas dicas que vão te favorecer o ganho da massa muscular e, com isso, reduzir o risco de lesões e aumentar o rendimento. Confira!

Publicidade

1. A hora certa. O que determina o melhor momento de consumo são fatores como rotina de atividades diária, treinamento e, principalmente, ingestão dietética. Suplementos alimentares não precisam ser usados obrigatoriamente nos momentos próximos ao exercício. Podem e devem ser aplicados em situações em que há carência de nutrientes. Há situações em que é melhor consumir suplementos e shakes para ganhar massa muscular do que passar horas sem se alimentar ou consumir alimentos de baixa qualidade nutricional. Há situações onde os suplementos devem ser consumidos próximos ao treinamento (pré, intra e pós- treino). Porém, isto é individual. O horário do treinamento também determina na escolha do suplemento e na forma de consumo. Por isso, consultar um nutricionista é fundamental para que o ganho de massa muscular seja eficaz e seguro.

2. Apoio da comida. É fundamental que a ingestão de carboidratos, proteínas e gorduras seja calculada para cada refeição a fim de atingir o equilíbrio dietético. Quanto mais estruturar toda a rotina dietética com alimentos, melhor será. Boas fontes de carboidratos são raízes e tubérculos, cereais, pães e massas integrais. Fontes de proteína incluem alimentos de origem animal com cortes magros (frango, peixes, carne vermelha - patinho, claras de ovo). Verduras, legumes, frutas, oleaginosas também são parte do cardápio diário. Importante ressaltar que a hidratação é fundamental para ganhar massa muscular. Afinal, cerca de 60-70% do tecido muscular é composto por água.

3. Suplementação até no dia de folga é possível. Uma vez que, como dito anteriormente, suplementos são fontes nutrientes com praticidade. Portanto, não é impossível que o nutricionista dê esta opção para seu paciente ganhar massa muscular. Lembrando que isso é interessante em casos nos quais não é possível garantir a ingestão de nutrientes por meio de alimentos sólidos.

Fique por dentro das principais notícias
Ativar notificações