Alimentação para antes e depois do treino

Nutricionista indica os alimentos certos para quem deseja perder peso ou ganhar massa muscular

17 ago 2022 - 11h28

Antes ou depois do treino, uma alimentação adequada é fundamental para garantir a saúde e te ajudar a atingir seus objetivos, seja emagrecer, manter o peso ou ganhar massa muscular.  

Uma alimentação adequada antes e depois do treino é fundamental (Imagem: Shutterstock)
Uma alimentação adequada antes e depois do treino é fundamental (Imagem: Shutterstock)
Foto: Portal EdiCase

"O recomendado é nunca se exercitar em jejum e, independentemente do horário da atividade física, é importante sempre se alimentar com cerca de uma hora de antecedência e não deixar de comer também logo após o exercício ou em até uma hora", recomenda Tamara Stulbach, doutora em Nutrição e Saúde Pública e especialista em Nutrição Esportiva.   

Publicidade

O que comer no pré-treino?  

Segundo Maristela Bassi Strufaldi, nutricionista e mestre em Ciências (Endocrinologia Clínica), no pré-treino é fundamental consumir alimentos fontes de carboidrato. "Ele é responsável por fornecer glicogênio muscular ao organismo, um combustível essencial para que haja energia durante todo o exercício, favorecendo a manutenção ou construção de massa magra e queima de gordura corporal", explica.  

"Opções ricas em fibras também são interessantes, tais como frutas, pães e cereais integrais, pois elas promovem uma oferta gradativa da glicose no sangue, mantendo a oferta de energia durante toda a atividade e prevenindo hipoglicemias", acrescenta. 

O que comer no pós-treino?  

Após o treino, Tamara Stulbach indica ingerir alimentos com carboidratos, vitaminas e minerais, a fim de repor o glicogênio muscular e recuperar os eletrólitos (minerais essenciais) perdidos durante o exercício.  

"Carboidratos de rápida absorção (como a frutose, contida em frutas como a banana) são mais eficientes. Uma dica para a construção muscular é associar o carboidrato de rápida absorção a uma fonte de proteína magra como iogurte desnatado, queijos magros e, até mesmo, barras de proteína em alguns casos específicos", complementa Maristela Bassi Strufaldi.  

Publicidade
Existe uma alimentação para cada objetivo
Foto: Shutterstock / Portal EdiCase

Alimentação para cada objetivo  

Adaptando a alimentação aos seus objetivos, você garante um treino mais eficaz. A seguir, as nutricionistas dão algumas dicas de como fazer isso.   

Para manter o peso 

Caso se exercite pela manhã ou no final da tarde, tome café da manhã ou lanche com pão, leite, cereais e frutas. Após o exercício, consuma uma fruta ou, se já for jantar, uma boa porção de verduras e legumes, com carboidrato que pode ser uma porção de arroz integral ou milho e proteína magra, como filé de frango ou ovos mexidos. Caso faça a atividade após o almoço ou jantar, alimente-se cerca de duas a três horas antes e faça uma refeição leve, sem alimentos gordurosos. 

Para perder peso 

Para emagrecer, é indicado consumir alimentos pobres em gordura, e a refeição anterior ao exercício deve ser leve, como frutas e leite desnatado ou iogurte desnatado. Após o treino, opte por uma fruta. Se praticar atividade após o almoço ou jantar, não coma frituras e dê preferência a legumes, verduras e proteína magra. 

Para ganhar massa muscular  

As recomendações para antes do treino são as mesmas de quem quer manter o peso, porém, para ganhar massa muscular, é indicado ingerir alimentos proteicos após a atividade física. O cardápio do almoço ou jantar deve ter proteínas de alto valor biológico, como carnes, frango ou peixes, e carboidratos, como arroz, batata ou macarrão. 

Lembre-se que é importante consultar um nutricionista antes de realizar qualquer mudança na alimentação. Dessa forma, você protege a sua saúde.  

Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se