6 hábitos que prejudicam o desempenho do cérebro

Entenda como algumas atitudes podem colocar em risco a saúde deste órgão

11 ago 2022 - 11h34

Alguns alimentos e hábitos do dia a dia podem auxiliar nas funções cognitivas cerebrais. Outros, porém, podem se transformar em grandes vilões e até potencializar a destruição dos neurônios. "A pessoa que não tem o hábito de realizar a primeira refeição matinal, no caso o café da manhã, estimula constantemente processos pontuais de hipoglicemia, que gera uma quantidade insuficiente de nutrientes ao cérebro, causando sua degeneração paulatinamente", explica a nutricionista clínica esportiva Fernanda Alves. 

Alguns hábitos podem ser grandes vilões do cérebro (Imagem: Shutterstock)
Alguns hábitos podem ser grandes vilões do cérebro (Imagem: Shutterstock)
Foto: Portal EdiCase

Principais vilões para o cérebro 

Ainda que vários hábitos e alimentos possam prejudicar o cérebro, alguns, em específico, são considerados os mais perigosos. "Os maiores vilões são o estresse, o álcool, as drogas, a má alimentação, a poluição e o cigarro. A alimentação rica em produtos industrializados, especialmente adicionados de corantes, aromatizantes e conservantes, também se mostra bastante nociva para o cérebro, inclusive para as crianças", sintetiza a nutricionista Pérola Ribaldo. 

Publicidade

Cafeína também é prejudicial 

A nutricionista Gabriela Taveiros explica que a ingestão excessiva de cafeína, presente no café, refrigerantes à base de cola, chocolate e alguns chás, como o mate, também é prejudicial, pois ela é um estimulante do sistema nervoso. 

Alimentos industrializados em alta quantidade são perigosos
Foto: Shutterstock / Portal EdiCase

Outros hábitos que também são perigosos  

A seguir, a nutricionista clínica esportiva Fernanda Alves lista alguns hábitos negativos para o cérebro! 

Consumo de alta quantidade de alimentos 

O consumo exagerado de alimentos, principalmente dos industrializados, causa o endurecimento das artérias do cérebro, o que influencia na diminuição da capacidade mental. 

Nicotina 

Os fumantes contam com os malefícios proporcionados pela nicotina, substância tóxica que tem como um dos sintomas a diminuição encefálica, com a aceleração da morte de alguns neurônios, o que facilita o aparecimento dos sintomas iniciais da doença de Alzheimer. 

Publicidade

Consumo excessivo de açúcar 

O alto consumo de açúcar interrompe a absorção de proteínas e outros nutrientes, causando má nutrição e podendo interferir no desenvolvimento do cérebro. 

Noites de sono mal dormidas 

Dormir pouco também é ruim. Isso porque o ato de dormir permite ao cérebro descansar. A falta de sono por períodos prolongados acelera a perda de células cerebrais. 

Poluição 

O cérebro é o maior consumidor de oxigênio do corpo, por isso, inalar ar contaminado ou poluído diminui sua oxigenação, provocando uma diminuição da eficiência cerebral. 

Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se