Patrocínio

5 procedimentos estéticos contra celulite e gordura localizada

Dermatologistas explicam quais são as vantagens e desvantagens de algumas técnicas

19 ago 2022 - 12h01

A celulite e a gordura localizada afetam grande parte das pessoas. No entanto, é algo que costuma incomodar algumas mulheres. Por isso, parte delas buscam por tratamentos e procedimentos estéticos, a fim de melhorar o aspecto da pele e, até mesmo, para perder medidas. "As opções de tratamento estético aumentam a cada ano, principalmente quando o objetivo da cliente é a busca pela beleza e juventude", diz a dermatologista Karin Helmer, da Sociedade Brasileira de Dermatologia.

Tratamentos estéticos ajudam a melhorar o aspecto da pele (Imagem: Shutterstock)
Tratamentos estéticos ajudam a melhorar o aspecto da pele (Imagem: Shutterstock)
Foto: Portal EdiCase

Cuidados antes de realizar o procedimento

Antes de fechar um pacote com alguma clínica é bom ficar atenta às recomendações e dicas. "É importante verificar as condições do local e conhecer e confiar no profissional que vai realizar o procedimento. Também procure saber se o tratamento tem resultados comprovados cientificamente e se o aparelho ou medicamento utilizado é registrado pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária)", salienta Karin.

Publicidade

Além disso, o procedimento será mais bem orientado se a paciente procurar um especialista com o título emitido por uma especialidade médica reconhecida pela Associação Médica Brasileira. "Dessa maneira, ela será tratada por um profissional devidamente capacitado, que estudou seis anos de Medicina e mais três, quatro ou até cinco anos de especialização", explica Luis Fernando Tovo, que também é membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia.

Tipos de tratamentos contra celulite e gordura localizada

A seguir, conheça alguns tratamentos contra celulite e gordura localizada e confira as opiniões dos dermatologistas.

1. Endermoterapia

Trata-se de uma terapia endérmica não-invasiva que combina massagem modeladora com drenagem linfática. Esse tratamento estimula o metabolismo, aumenta a circulação sanguínea, elimina as toxinas, ajuda a diminuir a retenção de líquidos e adiposidades (gordura). O método é de origem francesa e usa sucção, além de um sistema de rolos motorizados.

Karin Helmer explica que a endermoterapia tem respaldo científico com estudos que comprovam eficácia na melhora do contorno corporal e na redução de medidas. Contudo, de acordo com Luis Fernando Tovo, o resultado não é definitivo e a paciente está sujeita à volta do quadro anterior quando suspende o tratamento.

Publicidade

2. Linfoaction

Por meio de eletrodos acoplados na pele ocorre uma eletroestimulação sequencial. As correntes estimulam as contrações das válvulas do sistema linfático, aumentando a circulação sanguínea e linfática. Também melhora a oxigenação celular e elimina as toxinas. Conforme explica Karin Helmer, esse tratamento funciona como uma drenagem linfática mecânica. Segundo Luis Fernando Tovo, essa técnica ajuda na diminuição do inchaço na celulite. Contudo, os resultados também estão sujeitos à volta do quadro anterior e o efeito na gordura localizada não é efetivo.

Tratamento eletrolipoforese aumenta a circulação sanguínea
Foto: Shutterstock / Portal EdiCase

3. Eletrolipoforese

Trata-se de uma corrente elétrica polarizada, que atua na pele e músculos. Essa terapia possibilita o aumento da circulação sanguínea, melhora a oxigenação dos tecidos e elimina as toxinas, além de já fazer drenagem linfática. No corpo da paciente, a esteticista coloca placas que irão atuar nas quatro camadas da pele: epiderme, derme, hipoderme e zona muscular. Para Luis Fernando Tovo, nessa técnica a diminuição da celulite é discreta e não funciona para a gordura localizada.

4. Intradermoterapia

Injeta-se nas áreas com gordura localizada uma solução com substâncias como cafeína, arginina, crivina e lipossoma de girassol, que queima a gordura. O objetivo é murchar as células adiposas, melhorar a circulação sanguínea e a linfática e ajudar na prevenção da gordura localizada.

Segundo Karin Helmer, esse tipo de procedimento tem respaldo científico na melhora tanto da celulite quanto da gordura localizada. Contudo, conforme explica Luis Fernando Tovo, o ideal não é injetar, mas o microagulhamento para aplicação das substâncias.

Publicidade

5. Drenagem linfática

A técnica consiste em uma massagem com movimentos voltados para o sistema linfático, melhorando a circulação sanguínea e linfática, além de oxigenar o sangue e a musculatura. Também ajuda a conter a flacidez da pele, diminui as celulites e a gordura localizada. A massagem ainda desintoxica e desincha, já que diminui a retenção de líquidos.

Conforme explica Karin Helmer, por ajudar na redução da retenção de líquidos, a drenagem linfática também melhora o contorno corporal. Além disso, Luis Fernando Tovo acrescenta que essa técnica costuma ser indicada após tratamentos cirúrgicos como a lipoaspiração.

Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se