Patrocínio

3 benefícios da vitamina C para a pele

Substância antioxidante ajuda a hidratar e prevenir manchas

12 ago 2022 - 18h16

A vitamina C é um nutriente hidrossolúvel e fundamental não só para o nosso organismo, como também para a nossa pele. Esse ativo, que pode ser encontrado em alimentos naturais, é capaz de deixar a pele mais bonita e saudável, além de oferecer outros benefícios. A seguir, a dermatologista Tereza Eliza Panizzi elenca mais vantagens da vitamina C.

A vitamina C ajuda a combater manchas na pele (Imagem: Shutterstock)
A vitamina C ajuda a combater manchas na pele (Imagem: Shutterstock)
Foto: Portal EdiCase

Vantagens da vitamina C

A vitamina C, também conhecida como ácido ascórbico, é muito conhecida pelos benefícios para a imunidade, mas tem sido muito usada nas rotinas de cuidado com a pele. "Ela é uma substância antioxidante, ou seja, um ativo que inibe a oxidação das células, diminuindo a ação de radicais livres locais e pode oferecer resultados excelentes para todos os tipos de pele," explica Tereza Eliza. Entre os principais benefícios, destacam-se:

Publicidade
  • É importante para a biossíntese do colágeno e de outros neurotransmissores do corpo humano, mantendo a pele firme, prevenindo rugas e flacidez.
  • Ajuda a deixar a pele mais uniforme, tratando as manchas de melasma e prevenindo o surgimento de outras, como marcas de cravos e espinhas e queimaduras de sol.
  • A vitamina C possui função hidratante e pode ser usada em pele oleosa, desde que prescrito o produto adequado.
A vitamina C pode ser usada em forma de gel ou creme
Foto: Shutterstock / Portal EdiCase

Aplicação do produto

O ideal é que a vitamina C seja aplicada após a higienização do rosto, mas antes do hidratante facial e do protetor solar. Segundo a dermatologista, ela pode ser aproveitada em forma de sérum, vitamina C em gel ou creme. Por isso, procure seu dermatologista para que seja feita uma prescrição de acordo com seu tipo de pele. Além disso, a vitamina C pode ser usada tanto de manhã, quanto à noite. "Porém, o mais indicado é que a substância seja utilizada logo no primeiro horário do dia para acompanhar o uso do filtro solar," afirma.

Diferenças entre os tipos de vitamina C

Existem dois tipos de vitamina C: a pura e a derivada. "A principal diferença entre elas é a concentração do ácido L-ascórbico - nome químico do ativo. A vitamina C pura é a molécula do ácido ascórbico e ela promove todos os benefícios que se espera quando aplicamos a vitamina na pele, como luminosidade, clareamento, ação antioxidante e produção de colágeno, quando em alta concentração, entre outros," afirma Tereza Eliza.

Segundo a dermatologista, os derivados da vitamina C são moléculas criadas a partir do ácido L-ascórbico, mas com estruturas diferentes. "Foram criadas para que tenham maior estabilidade e que sejam mais fáceis de desenvolver uma formulação, entretanto, não oferecem todos os benefícios que o ácido L-ascórbico possui e nem na mesma potência," esclarece a profissional.

A profissional alerta que a escolha do produto deve ser feita após um exame dermatológico adequado para que, desta forma, o produto mais indicado para seu tipo de pele seja prescrito. O uso de vitamina C de forma errada pode causar efeitos colaterais, por exemplo, acne e dermatites.

Publicidade
Fique por dentro das principais notícias
Ativar notificações