Dicas para lembrar do sonho que você teve

Lembrar do sonho é importante para que você possa entender as mensagens que seu inconsciente pode estar enviando. Aprenda alguns técnicas aqui.

18 out 2021 - 16h02
Foto: Personare

Você costuma se lembrar do sonho que você teve ou logo depois de acordar não recorda mais nada? Alguns psicólogos acreditam que esse esquecimento é, na verdade, uma resistência que a pessoa desenvolve para não acordar com a lembrança do que sonhou.

Um exercício que você pode fazer para não resistir à mensagem que o sonho pode trazer é estimular a lembrança. Os sonhos precisam ser interpretados de modo simbólico e não literalmente, mas não deixam de ser mensagens do inconsciente. Para interpretar um sonho é necessário observar o contexto em que cada símbolo surge, assim como os detalhes que o cercam.

Publicidade

Por isso, é tão importante lembrar do sonho, para que você tenha subsídios para entender as mensagens do seu inscosciente. Confira cinco dicas para colocar em prática e lembrar o que sonhou:

  1. Coloque um bloquinho de anotações e um lápis na cabeceira da cama, e deixe sempre uma página em branco aberta ao seu lado. Assim, você estimulará seu consciente a assimilar o que receberá do inconsciente durante a noite.
  2. Se você acordar na madrugada, tente ao menos escrever algumas palavras chaves.
  3. Quando escrever, descreva quem estava presente no sonho, se era com uma pessoa específica ou se tinha um animal. Não esqueça de descrever o cenário. Tinha um objeto importante? Ao acordar em definitivo, isso pode ser o suficiente para você= lembrar do que sonhou e complementar em detalhes o que recordar.
  4. Grave uma mensagem de voz pra você. Seja na madrugada ou ao levantar, narre o que vivenciou no sonho. Pode também falar as palavras chaves que simbolizam seu sonho. Depois, ouça a gravação quando tiver uma folga (como no intervalo do almoço), e aí escreva tudo o que lembrar num diário exclusivo para anotar sonhos.
  5. Tenha um caderno (ou arquivo no computador) para registrar seus sonhos. Coloque o dia, o mês, o ano, o dia da semana.
  6. Reorganize seu sonho quando acordar. Vá recordando cada cena e circunstância sonhada. É como se estivesse colocando essas imagens num compartimento da memória. Quando levantar da cama, você acessará esse local e relembrará o sonho. Podendo, assim, anotar em seu diário.
  7. Mude de ambiente. É uma técnica peculiar para lembrar do seu sonho. Ao despertar, faça algo que não costuma fazer. Isso tende a ajudar você a lembrar do sonho gerar esse efeito.

O que importa realmente é a atitude de disponibilidade para lembrar do sonho. Porque quando você se abre para os sonhos, eles se abrem para você. E há um encontro mágico, inspirador e muito instrutivo. Porque os sonhos são nossos melhores guias. Os sonhos podem orientar você a viver o melhor de cada dia.

Os sonhos mais comuns

Os significados dos sonhos mais buscados na internet envolvem animais. Você já sonhou com algum desses?

  • Sonhar com cobra: esse animal pode trazer mensagens e símbolos da área da saúde.
  • Sonhar com cachorro: pode significar que você está buscando proteção e segurança ou que há forte complexo familiar influenciando você.
  • Sonhar com rato: pode sugerir que há desequilíbrio na sua vivência cotidiana, como algum comportamento que esteja prejudicando você.

Outro tipo sonho bastante comum envolve temas peculiares, como:

Publicidade
  • Sonhar com dinheiro: o significado mais relevante tem relação com sua autoestima porque o simbolismo do dinheiro é a autovalorização. Será que você está sabotando seus próprios objetivos?
  • Sonhar com dente: o sonho pode estar associado à agressividade, ao sorriso, à mastigação e à estética.
  • Sonhar com traição: pode indicar que você vem se submetendo a experiências que vão contra suas próprias necessidades e desejos.

Yub Miranda (yubmiranda@yahoo.com.br)

- Yubertson Miranda é numerólogo, astrólogo e tarólogo e é graduado em Filosofia. Ama encontrar significado nos eventos do dia a dia. É autor das análises numerológicas do Personare.

Receba artigos exclusivos de horóscopo
Ativar notificações