Conheça os poderes da lavanda para tratar o corpo e a alma

Essa poderosa fragrância é responsável pela sensação de calmaria e paz no corpo e na mente

23 jul 2021 - 12h04
A lavanda ajuda a aliviar a insônia e tem um grande poder antioxidante - Daiga Ellaby/Unsplash
A lavanda ajuda a aliviar a insônia e tem um grande poder antioxidante - Daiga Ellaby/Unsplash
Foto: João Bidu

A lavanda é um elemento muito presente em produtos de beleza e em tratamentos medicinais alternativos. Todo esse sucesso se dá graças ao seu poder revigorante e à sua fragrância, que pode inclusive ajudar a combater alguns distúrbios, como a insônia e a ansiedade. Mas não para por aí! Conheça outros poderes da lavanda e saiba como fazer uso dessa planta tão estimulante.

Benefícios da lavanda para o corpo

A lavanda é muito lembrada pela sua cor e o seu característico aroma. Seu nome tem origem na palavra latina "lavare", que significa "lavar".

Publicidade

Muitos povos antigos já usavam essa planta nos seus cotidianos, por causa de seus benefícios para o corpo e para a alma. No Egito, por exemplo, o óleo essencial de lavanda era muito utilizado durante o processo de mumificação. 

Nos dias atuais, essa tão cheirosa planta é indicada para o alivio da insônia, entre outros distúrbios do sono. Para amenizar esses problemas, coloca-se, sob a fronha do travesseiro, ramos da flor ou o seu óleo essencial. Essa fragrância é capaz de relaxar o corpo, combater a irritabilidade, a ansiedade e o cansaço excessivo.

Na Aromaterapia, o óleo essencial de lavanda, além de ser um agente eficaz na redução do estresse, pode ser aplicado no tratamento para as dores de cabeça e o nervosismo.

Para realizar o tratamento ao longo do dia, não só na hora de dormir, ele pode ser aplicado sobre a pele, como nos pulsos ou no colo para ser inalado e garantir os mesmo efeitos terapêuticos de relaxamento e uma ação indutora do sono.

Publicidade

Poderes da lavanda para a pele

O óleo de lavanda puro ou como princípio ativo em cremes, tem poderosas ações que vão manter a sua pele jovem e com uma sensação refrescante. Essa planta contém propriedades químicas que recuperam as lesões da pele e agem como antioxidantes - substâncias importantes para a prevenção do envelhecimento precoce da pele. 

As cicatrizes e manchas podem ser atenuadas com a utilização constante do óleo de lavanda. Isso porque essa planta é rica em vitaminas e ácidos anti-inflamatórios. Esses mesmos benefícios ajudam a evitar a proliferação de bactérias e micro-organismo na pele, especialmente nas feridas.

Em geral, a lavanda é muito utilizada para acalmar a pele após depilações e exposição ao sol. Portanto, se você estiver com manchas vermelhas e irritações causadas por essas ou outras situações, passe um creme hidratante com lavanda e você verá uma melhora significativa no local.

Por outro lado, o óleo essencial de lavanda não é ideal para as peles muito sensíveis, devido a alguns componentes da planta que podem desenvolver quadros alérgicos na região em que for aplicada.

Publicidade

Lavanda e a alma

O aroma produzido por flores e plantas é uma ferramenta já muito utilizada em medicinas alternativas para o tratamento de enfermidades do corpo e da alma. Essas fragrâncias são capazes de despertar emoções, colaborando, assim, para o processo de cura espiritual.

Tudo isso acontece por causa do caminho que os aromas percorrem dentro do corpo. Ao inalar um perfume, a substância segue diretamente para o sistema límbico, onde está o hipotálamo, região do cérebro responsável por pensamentos e emoções. Dessa forma, impulsos neurológicos são manifestados pelo cérebro e outras áreas são atingidas e estimuladas.

O óleo essencial de lavanda provoca essa reação no organismo e seus efeitos são calmaria e paz. Seu poder ajuda no combate de sentimentos pessimistas e do desânimo, além de fortalecer o estado de espírito da pessoa. 

Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se