Previsões astrológicas da semana de 16 a 22 de maio de 20222

Como o eclipse destaca Saturno, podemos começar a semana sob o peso de cobranças e responsabilidades

16 mai 2022 - 10h17
(atualizado às 19h57)
previsões de 16 a 22 de maio
previsões de 16 a 22 de maio
Foto: Unsplash / Personare

A semana de 16 a 22 de maio de 2022 começou com um Eclipse Lunar Total em Escorpião, chamado de Lua de Sangue por causa da sombra avermelhada que a Terra deixa sobre a Lua. Como o eclipse destaca Saturno, podemos começar a semana mais tensos, sob o peso de cobranças e responsabilidades.

No coletivo, Marte em conjunção com Netuno pode simbolizar acidentes, eventos inesperados e maior vulnerabilidade a vírus. Mas é também um aspecto que, na vida pessoal, pede que se saiba descansar para reabastecer as baterias. Não vai adiantar trabalhar até se esgotar, saiba respeitar o seu corpo e fazer pausas.

Publicidade

Apesar de alguns aspectos mais difíceis, existem outros contatos coadjuvantes puxando para a nossa energia para cima. Entre eles, próximo do final de semana, o Sol ingressa em Gêmeos, mudando para uma sintonia mais leve e versátil.

Veja a seguir o detalhamento das previsões de 16 a 22 de maio de 2022. Não deixe de acompanhar aqui o seu Horóscopo Personalizado para entender a combinação de cada trânsito astrológico do momento com seu mapa astral.

Mercúrio retrógrado e Júpiter: reflexões e otimismo

Mercúrio está retrógrado desde a semana passada (10/5) e segue até 3 de junho, exigindo paciência com mais pequenos transtornos e entraves, embora seja um bom momento para reflexões.

Especialmente nesta semana, em que Mercúrio está em aspecto favorável com o gigante Júpiter, é ótimo para pensar na vida. Assuntos que pareciam complicados ou sem saída podem ter alguma solução ou boa ideia, em especial se você buscar auxílio.

Publicidade

O aspecto também ajuda a trazer otimismo para o plano mental, o que pode fazer um contraponto com a quadratura Sol/Saturno, que pode trazer um pouco de medo e pessimismo, como você vai ver em outro tópico.

Sol e Saturno: mais tarefas e responsabilidade

Até a metade da semana, é bem visível a quadratura do Sol com Saturno, aspecto que também faz parte da Lua de Sangue desta segunda-feira (16/5).

Por estar no mapa de uma Lua cheia, esta quadratura marca a segunda quinzena de maio. Simultaneamente, por estar em um mapa de um eclipse, também aparece como pano de fundo de um período de seis meses. Veja aqui o calendário lunar 2022 completo.

Mas o que a quadratura Sol/Saturno significa? Ela ressalta muito o lado sério, responsável, adulto, que pede amadurecimento e realismo. Pode indicar que, pelo menos desde a sexta-feira (13/5), emergiram algumas preocupações e talvez algum "trabalho chato" que tem de ser feito.

Ou, ainda, um número maior de deveres para algumas pessoas. Outras pessoas sentiram mais o peso com alguma situação que já possa ter emergido.

O foco aqui é trabalho e resolução de problemas, e isto está muito presente tanto nesta semana, quanto na segunda quinzena de maio. É preciso ter consciência por um período de seis meses - duração dos efeitos do eclipse.

Publicidade

Alguns podem sentir pessimismo, outros mais preocupados. Veja qual é a sintonia em que este aspecto aparece para você e procure "dar conta do recado", pois esta é a melhor forma de lidar com Saturno, mas com equilíbrio.

Marte/Netuno: atenção com a sua energia

Marte conjunto com Netuno pode ser dissonante com a quadratura Sol/Saturno, pois tudo o que a segunda tem de "chamado para a responsabilidade", Marte/Netuno pode funcionar como um desejo de fuga e/ou de não fazer nada.

É bem possível que surjam pensamentos como "Tenho tanto para fazer, mas queria estar deitado em um sofá não fazendo nada". Ou: "Não queria estar fazendo isso, mas preciso fazer".

Todavia, se os dois aspectos funcionarem em colaboração, pode indicar o trabalho necessário (Sol/Saturno) para realizar sonhos e projetos (Marte/Netuno), seja de forma imediata, em maio, ou no espaço de 6 meses de reverberação do eclipse lunar.

Publicidade

Para usar melhor este aspecto, fique mais atento a viroses, descanse mais, saiba dar pausas e relaxar, inclusive se desconectar de cobranças quando não estiver trabalhando.

Do lado positivo, Marte/Netuno ativa a intuição da direção a ser tomada, desde que você evite fantasias.

Em paralelo, Marte também está em sextil com Plutão, que é um aspecto que protege a imunidade. Assim, se a sua imunidade ou a de alguém próximo cair, pode ser que haja um fator de proteção e recuperação que auxilie.

Algumas pessoas, ficam temporariamente desmotivadas e esvaziadas com Marte/Netuno, o que ressalta o lado negativo de Sol/Saturno, de pesos e cobranças, mas também coisas necessárias de serem feitas.

Se for o seu caso, lance mão de outros bons aspectos da semana para buscar se recuperar, no que Marte em bom aspecto com Plutão vai estar dando muita força.

Publicidade

No coletivo, Marte/Netuno pode aumentar a circulação de vírus, trazer acidentes (com águas, mar, gases, etc.) e eventos inesperados.

Mercúrio volta a Touro no domingo

Através do movimento de retrogradação, Mercúrio volta ao signo Touro no domingo (22/5). A mente, com Mercúrio em Gêmeos (29/04 a 22/05), é versátil, curiosa, ágil e se espalha em várias direções.

Com Mercúrio Touro (10/04 a 22/04 e agora de 22/05 a 13/06), o plano mental funciona melhor a partir da concentração em uma coisa de cada vez e fica bastante focado no plano concreto e material.

Dinheiro, finanças, conforto, orçamento, afeto, corpo físico, prazer: todos estes são possíveis temas taurinos em que a mente pode transitar mais de domingo a meados de junho.

Um ponto alto de Mercúrio em Touro é a linguagem possivelmente mais afetiva e carinhosa. Contudo, é bom lembrar que é um signo mais teimoso, e que pode ser mais difícil convencer as pessoas a respeito de algo novo.

Publicidade

A menos que se apresente muitos dados concretos para dar suporte a novas ideias e, mesmo assim, o outro lado vai precisar de um certo tempo para digerir. Aumento da cautela nos pensamentos e comunicações, o que tem o seu lado positivo também.

Os bons aspectos do Sol nas previsões de 16 a 22 de maio

O Sol faz sextil com Netuno até quarta-feira (18/5), o que eleva vibrações e ajuda na intuição. Também faz um bom aspecto com Plutão, o que, assim como Marte em sextil com Plutão, ajuda em recuperações emocionais ou de outra ordem e a acessar o poder pessoal (veja dicas aqui para aumentar sua capacidade de realização).

A partir de quinta-feira (19/5), Sol e Mercúrio andam juntos, em um ótimo aspecto com Júpiter, podendo começar a dissipar o clima de preocupação da quadratura Sol/Saturno que predominou até aqui. O clima vai ser mais alegre, expansivo e animado, mesmo que com muito trabalho a fazer.

Na sexta-feira (20/5), o Sol ingressa no versátil Gêmeos e, durante cerca de 30 dias, nos abrimos mais a novidades, mudanças, variedade, flexibilidade, além de nos tornarmos mais comunicativos.

Publicidade

Ótima maneira de começar um final de semana que pode ser alegre e divertido!

Quer entender mais sobre Astrologia, autoconhecimento e autodesenvolvimento? Veja o meu canal no YouTube!

O post Previsões astrológicas da semana de 16 a 22 de maio de 20222 apareceu primeiro em Personare.

Vanessa Tuleski (vanessatuleski@gmail.com)

- Vanessa Tuleski dá consultas astrológica-terapêuticas pessoalmente e online. É autora do ebook "Signos astrológicos - as doze etapas para a auto-realização". Trabalha com o Iluminare, terapia que acessa o inconsciente e que tem seus fundamentos no Xamanismo. É idealizadora do curso Alimentação no Mapa Astral no Personare.

Receba artigos exclusivos de horóscopo
Ativar notificações