Especialista dá dicas para fazer um bom momento financeiro durar

De acordo com Thiago Martello, para viver um bom momento financeiro por bastante tempo é necessário planejamento e muito cuidado

5 jul 2022 - 14h03
(atualizado às 14h08)
Para que um bom momento financeiro dure, é necessário ter os pés no chão
Para que um bom momento financeiro dure, é necessário ter os pés no chão
Foto: Shutterstock / Alto Astral

Nas últimas semanas, um caso despertou atenção de muita gente. Iran Ferreira, conhecido nas redes sociais pelo nome Luva de Pedreiro, rompeu contatos com seu ex-empresário. A alegação é de que o influenciador estivesse sendo prejudicado por Allan Jesus, já que foi constatada que a movimentação de Luva era inferior a R$ 7,5 mil. 

No entanto, o jovem influenciador teve um carreira meteórica. Viralizou através do TikTok, rede social em que Luva de Pedreiro possui mais de 17 milhões de seguidores e chegou a fazer contratos milionários com marcas como a Amazon Prime. Ou seja, o valor encontrado em sua conta bancária não condiz com seus ganhos.

Publicidade

Muitos seguidores chegaram a alertar bem antes de toda a situação acontecer, afinal de contas, Iran Ferreira continuava morando em uma casa bem humilde mesmo com uma ascensão financeira promissora. E, de acordo com matéria realizada no Fantástico no último domingo (3), o influenciador assinou um contrato sem ler. 

Para Thiago Martello, fundador de uma fintech de educação financeira, o imbróglio segue um conhecido roteiro o qual, via de regra, envolve pessoas alçadas meteoricamente à fama e ao dinheiro e nem sempre preparadas para tal ascensão. 

"O ser humano entende que uma melhora repentina vai durar eternamente, que ele sempre terá novos ganhos, que aquele patamar vai ser uma constância, uma perenidade. Então, até mesmo por uma questão de demanda reprimida, adota-se um padrão de vida muito acima do aceitável e, quando começa a crise, qualquer probleminha acarreta em milhões de diferença. E o trágico é que essas pessoas, quando voltam a ter poucos recursos, ficam mais pobres do que antes da subida. Não aprenderam uma lição básica que diz que a vida é cíclica, nada é só bom ou só ruim. Nos tempos das 'vacas gordas', temos que nos preparar para fases mais difíceis que certamente virão", aconselha.

A importância da educação para um bom momento financeiro:

Apesar de o caso de Luva de Pedreiro não se tratar exatamente de uma pessoa que perdeu todo o seu dinheiro após a viralização, não é difícil encontrar famosos que perderam tudo por aí. E, segundo o especialista, um dos maiores problemas enfrentados por participantes de reality show, influenciadores, jogadores de futebol, cantores e artistas, — maiores vítimas deste tipo de situação — é não saber identificar quem se aproxima com outras intenções...

Publicidade

Neste caso, uma boa educação financeira pode fazer toda a diferença. "É preciso levantar a guarda e ficar atento, sabendo que as relações humanas são necessárias e vitais. Vivemos de relações humanas. Temos que ligar o alerta e ter educação financeira, porque tudo se resolve por meio dela", destaca Thiago. 

O especialista também comenta sobre administração de carreira, um passo muito importante para aqueles que atingem um elevado grau de fama. É comum que esses artistas terceirizem esta tarefa por não conseguirem acompanhar agenda. "Por isso essas empresas de gestão de carreira estão em alta. São viáveis e importantes, mas é preciso tomar cuidado e estar ciente do que acontece com o patrimônio. Não dá para delegar tudo. Não é só terceirizando que vai resolver o problema", explica. 

Dicas para administrar bem o seu dinheiro:

Mesmo sendo uma situação que acontece frequentemente com famosos, você também pode se deparar com essa situação em algum grau. Por isso, Thiago lista dicas básicas que podem te ajuda — sendo famoso ou anônimo — a administrar seu dinheiro de um jeito seguro e responsável. Confira:

  • Nada dura para sempre. É preciso nos prepararmos para problemas que irão surgir;
  • Procure verificar quais são os reais interesses das pessoas que se aproximam de você;
  • Delegar a administração da carreira é importante, mas cuidado para não entregar tudo;
  • Com um nome de confiança definido (seja uma pessoa ou uma empresa), entregue a administração para você poder trabalhar com tranquilidade, mas não deixe de acompanhar, faça a gestão adequada periodicamente.

Fonte: Thiago Martello, administrador, especialista em investimentos e fundador da Martello Educação Financeira. 

Fique por dentro das principais notícias
Ativar notificações