Você conhecia? Confira 6 benefícios da escarola para a saúde

Hortaliça integrante da família da alface e do almeirão é fonte de nutrientes que ajudam a prevenir doenças como osteoporose e anemia

15 jun 2024 - 14h00
(atualizado em 17/6/2024 às 22h40)

A escarola é uma hortaliça que faz parte da família Asteraceae, a mesma da alface e do almeirão. Também conhecida cientificamente como Cichorium endívia, ela tem origem europeia e é cultivada nas regiões Sul e Sudeste do Brasil. 

Por ser fonte de diversos nutrientes, como vitaminas e minerais, a escarola oferece vários benefícios para a nossa saúde. Abaixo, a médica nutróloga Ana Luisa Vilela separou as principais vantagens de incluir a hortaliça na alimentação. 

Publicidade
Escarola é fonte de vitaminas A e C e minerais como cálcio e ferro
Escarola é fonte de vitaminas A e C e minerais como cálcio e ferro
Foto: Shutterstock / Alto Astral

1. Fortalece a imunidade

A escarola é rica em vitamina C que fortalece o sistema imunológico do organismo, ajudando a combater vírus e bactérias responsáveis por doenças infecciosas, como gripes e resfriados, por exemplo. 

2. Poderoso antioxidante

A escarola contém vitamina A, flavonóides e ácido cafeico, compostos com propriedades antioxidantes que combatem os radicais livres, responsáveis pela aceleração do envelhecimento e pelo desenvolvimento de doenças como o câncer.

3. Controla o índice glicêmico

Por ser uma boa fonte de fibras, a escarola auxilia na perda de peso. Além disso, diminui a velocidade de absorção do açúcar dos alimentos, ajudando a controlar os níveis de glicose no sangue e evitando a resistência à insulina e a diabetes.

4. Previne a anemia

A escarola é rica em ferro, que é essencial para a formação dos glóbulos vermelhos do sangue. Já a vitamina C presente na hortaliça ajuda na absorção do ferro, atuando na prevenção de anemia. 

Publicidade

5. Previne a osteoporose 

A escarola também é fonte de cálcio, que ajuda a fortalecer os ossos e dentes, e é rica em vitamina K, uma vitamina essencial para fixar o cálcio nos ossos, ajudando a evitar a osteoporose.

6. Melhora a saúde intestinal

A escarola ainda contém uma substância chamada inulina, uma fibra prebiótica que é usada como alimento pelas bactérias benéficas do intestino, ajudando a equilibrar a flora intestinal e prevenindo o surgimento de diarreia, infecção intestinal e síndrome do intestino irritável.

Fique por dentro das principais notícias
Ativar notificações