Tipos de azeite: descubra para que serve cada um

Existem vários tipos de azeite, como refinado, virgem, extravirgem e trufado; entenda em que preparos utilizar cada um deles

17 jun 2024 - 11h09
(atualizado às 22h27)

O azeite é um ingrediente bastante usado nos preparos do dia a dia na cozinha. Além de dar um gostinho especial em certas receitas, ele é benéfico por ser rico em vitamina E, funcionando ainda como um anti-inflamatório natural e antioxidante.

Apesar de todos os azeites serem feitos do mesmo ingrediente - a azeitona - há vários tipos diferentes. Os principais são o trufado, o refinado, o virgem e o extravirgem. Entre eles, há diferenças na cor, no sabor, no aroma e mesmo na textura. Então, como saber qual usar para cada receita?

Publicidade

Segundo a Jaqueline Lopes, nutricionista da Água Doce Sabores do Brasil, não é só utilizar qualquer um. Há tipos de azeite ideais para cada preparo. A seguir, ela explica para que serve cada um deles:

Conheça os tipos de azeite
Conheça os tipos de azeite
Foto: Shutterstock / Alto Astral

Azeite refinado

O azeite é chamado assim quando passou por refinamento durante seu processo de fabricação e possui mais acidez. O bom desse tipo é que ele mantém suas qualidades quando é aquecido a altas temperaturas. Por isso, é o mais ideal para receitas grelhadas, fritas e refogadas.

Azeite virgem

O azeite virgem também sofre menos alterações em altas temperaturas, sendo assim um dos mais indicados tanto para cozinhar quanto para temperar pratos quentes e refogados. Quando está em contato com o calor, possui aroma marcante e sabor adocicado, apesar de certa acidez.

Azeite extravirgem

Já esse é um dos tipos de azeite que não devem ter seu uso em frituras ou pratos com altas temperaturas, pois ele pode perder sim suas vantagens nesses casos. Dessa forma, deixe-o para as saladas ou mesmo pratos quentes que não entrem nas categorias mencionadas.

Publicidade

Vale lembrar que esse azeite tem um gosto menos ácido por conta de sua nobre forma de extração.

Azeite trufado

O azeite trufado é a mistura desse óleo com certas especiarias, como a trufa. Não é bom para altas temperaturas, sendo mais indicado para a finalização das receitas, e não seu preparo.

Em resumo, para Jaqueline, a recomendação é a seguinte: "Para uso no dia a dia, indico os azeites virgem e o extravirgem, sendo estes os mais apropriados para preparos de saladas. Já para ocasiões especiais, o azeite trufado é o ideal, mas é importante lembrar da harmonização para não destoar muito o sabor da receita".

Fonte: Guia da Cozinha

Quer receber receitas e dicas de gastronomia e culinária?
Ativar notificações