Cuidar da saúde do coração é fundamental, já que problemas cardiovasculares podem surgir de forma silenciosa e trazer consequências sérias. Estar atento à alimentação é uma das formas mais eficazes de prevenção, já que ela desempenha um papel importante na proteção do sistema cardiovascular.
O que pouca gente imagina é que um doce amado por muitos, presente em diversos pratos e receitas, pode ajudar no cuidado vascular: o chocolate. Entenda mais!
Saiba mais: 4 bebidas que você pode ingerir todo dia para evitar placas de gordura nas artérias, infartos e mais
Papel do chocolate na saúde cardiovascular
O chocolate amargo, com pelo menos 70% de cacau, é um aliado do coração e das veias. Isso porque o cacau é rico em flavonoides, que ajudam a dilatar os vasos sanguíneos, melhorando o fluxo de sangue e contribuindo para a redução da pressão arterial.
De acordo com Herik Oliveira, cirurgião vascular pela Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular, o chocolate amargo ainda aumenta os níveis de colesterol bom (HDL), diminui o colesterol ruim (LDL) e tem ação anti-inflamatória, protegendo as paredes das artérias.
Quantidade recomendada
Apesar dos benefícios, é importante ficar atento à quantidade consumida, já que o chocolate pode levar ao ganho de peso. Para aproveitar seus efeitos positivos na saúde cardiovascular, o especialista recomenda até 30 g por dia, o equivalente a dois quadradinhos.
...
Veja também
Colesterol alto: sintomas, o que comer e o que fazer
Ganho de peso não intencional: causas e o que fazer
Chocolate amargo: benefícios do antioxidante protetor do coração
Colesterol total: o que é, causas do aumento e valores de referência
Nem maisena, nem leite condensado: chocolate quente supercremoso com só 3 ingredientes!