Muita gente reclama que o feijão "pesa" no estômago e causa os indesejáveis gases, mas será que o problema está mesmo no alimento? Esse prato muito presente no prato de todo brasileiro é fonte de fibras, ferro e proteínas vegetais, e ainda tem um efeito laxante natural que faz bem para o intestino.
Esse desconforto que muita gente sente após a refeição, pode estar mais relacionado à forma de preparo do que ao feijão em si. Mas é possível resolver esse incômodo com um gesto simples: deixar o feijão (e outras leguminosas) de molho do jeito certo.
O processo, além de reduzir a formação de gases, melhora a digestibilidade e o aproveitamento dos nutrientes e o segredo está nos detalhes desse processo.
Leia mais: Como temperar seu feijão cozido para deixá-lo delicioso e grosso: o truque é usar este ingrediente
Por que o feijão causa gases?
Feijão, lentilha, grão-de-bico e ervilha pertencem à família das leguminosas, reconhecidas por seu alto valor nutricional. Além de fibras e proteínas, elas contêm um açúcar natural chamado rafinose, que o corpo humano não consegue digerir completamente.
Quando a rafinose chega ao intestino grosso, as bactérias intestinais entram em ação para fermentá-la e esse processo libera gases como hidrogênio, dióxido de carbono e metano. É por isso que muitas pessoas sentem a barriga estufada ou têm desconforto depois de comer feijão.
...
Veja também
Feijão engorda? Confira os tipos, benefícios e como fazer
Como temperar seu feijão cozido para deixá-lo delicioso e grosso: o truque é usar este ingrediente
Existe uma forma saudável de segurar gases em público? Médico revela