O nanche - ou nanchi - é o fruto da Byrsonima crassifolia, uma árvore nativa da América Central e do Norte da América do Sul, inclusive da Amazônia. A fruta é pequena, amarelada, de aroma intenso e sabor adocicado com leve acidez.
A fruta é nutritiva e funcional com propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias importantes. A Dra. Isolda Prado, médica nutróloga e diretora da ABRAN, listou os principais nutrientes e benefícios:
- Vitamina C – fortalece o sistema imunológico e combate radicais livres.
- Carotenoides (provitamina A) – contribuem para a saúde ocular e da pele.
- Polifenóis e taninos – têm ação antioxidante e antimicrobiana.
- Fibras – auxiliam o trânsito intestinal e ajudam no controle da glicemia e do colesterol.
- Pequena quantidade de proteína – embora maior que a de muitas frutas tropicais, ainda é modesta.
- Baixo teor de gordura e bom perfil de micronutrientes – favorece o equilíbrio cardiovascular e metabólico.
Melhor forma de consumo
O nanche pode ser consumido in natura, em sucos, geleias, vinhos ou compotas. "Para aproveitar melhor seus antioxidantes e vitaminas, as recomendações são preferir a fruta fresca e madura e evitar o cozimento prolongado, que pode destruir parte da vitamina C", sugere a médica.
É verdade que o nanche tem o dobro de proteína da banana?
Segundo a especialista, essa informação é parcialmente verdadeiro, mas precisa de contexto. A banana contém cerca de 1,1 g de proteína por 100 g, enquanto o nanche tem em média 2 a 2,2 g por 100 g, dependendo da variedade e maturação. "Ou seja, tem aproximadamente o dobro, mas ainda é baixo em proteína em termos absolutos — não é uma fonte significativa quando comparada a alimentos proteicos (como leguminosas, ovos ou laticínios)", diz Dra. Isolda.