Psyllium para emagrecer: o que é e como funciona no organismo

Essa fibra natural também é usada para quem quer emagrecer

9 jun 2024 - 19h12
(atualizado em 11/6/2024 às 16h33)

Psyllium é uma fibra dietética solúvel derivada das sementes de plantago ovata ou psyllium plantago. Ou seja, pode ser usada por quem preza pelo estilo de vida saudável. Ainda assim, essa fibra costuma ser novidade para iniciantes no mundo fitness. E, nesse sentido, separamos os efeitos do psyllium no corpo com a ajuda das nutricionistas Flávia Gregorini e Vanessa Costa.

O que é psyllium

"Psyllium é uma fibra solúvel. O consumo dessa fibra tem diversas funções no corpo. Ajuda, por exemplo, no funcionamento do intestino, no controle glicêmico, na digestão de gorduras, na saciedade e outros indicadores de saúde", garantiu Gregorini em contato com a reportagem.

Publicidade

Efeitos da fibra no corpo

Dessa maneira, Flávia pontuou que o tempo de efeito do psyllium no corpo depende do funcionamento do trato gastrointestinal do indivíduo, isto é, há casos que ocorrem em oito horas e outros excedem esse tempo.

Sendo assim, o que prevalece é o uso contínuo para percepção dos resultados e, paralelamente, Gregorini confirmou que um sujeito pode tomar psyllium todos os dias, haja visto os benefícios.

"Pode tomar todos os dias! Aumentar o consumo de fibras é muito legal para a saúde. Até porque o consumo no geral costuma ser baixo. Se for para saciedade, é interessante tomar 30 minutos antes da refeição. Se for apenas para aumentar o consumo de fibras, pode ser junto do café da manhã ou lanche da tarde", detalhou.

Outros impactos do psyllium para saúde

"As fibras de psyllium melhora os sintomas clínicos da constipação, principalmente aumentando a capacidade de retenção de água durante todo o trânsito intestinal, desempenhando um papel crucial na saúde da mulher, e, especialmente, após os 30 anos. A sua capacidade de absorver água e formar um gel no trato gastrointestinal promove a regularidade intestinal, aliviando a constipação comum nessa fase da vida. Além disso, o psyllium contribui para o equilíbrio hormonal e auxilia na prevenção de problemas digestivos associados ao envelhecimento", disse Vanessa em diálogo com o Sport Life.

Publicidade

A necessidade da hidratação

"Assim como todo alimento, deve ser ingerido com moderação e por ser uma fonte de fibra é importante se atentar para a ingestão de água, pois sem a hidratação correta é possível que haja constipação", concluiu Vanessa Costa.

Efeito do psyllium no corpo
Efeito do psyllium no corpo
Foto: Shutterstock / Sport Life
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se