Embora tenha um sabor quase irresistível, o refrigerante é um dos principais vilões da alimentação saudável por não ter nenhum valor nutricional. Ademais, devido à grande quantidade de açúcar, sódio e diversas substâncias artificiais, a bebida gaseificada traz diversos prejuízos à saúde.
De acordo com Regina Carrijo, Coordenadora de Nutrição do Hospital Santa Catarina (SP), o consumo excessivo e a longo prazo dos refrigerante traz resultados preocupantes ao corpo como: aumento de peso, retenção de líquidos, redução da absorção de nutrientes, desconforto abdominal, refluxo e insônia — quando a bebida é à base de cola.
Abaixo, veja 9 coisas que podem acontecer com o seu corpo se você cortar o refrigerante do cardápio:
Saiba mais: 10 vantagens de cortar o refrigerante da dieta
1. Emagrece
O refrigerante é um dos principais colaboradores para a epidemia de obesidade. Isso ocorre porque essa é uma bebida extremamente calórica e, geralmente, consumida em grande quantidade, levando ao ganho de peso.
"Por ser uma bebida com alta concentração de açúcar e sal, o refrigerante influencia no aumento na retenção de líquidos. Então, deixar de consumir a bebida contribui, eficientemente, para a perda de peso", afirma Regina Carijo.
2. Reduz riscos de disfunção erétil
A disfunção erétil pode ter vários fatores de risco, sendo, principalmente, causado por doenças cardiovasculares como infarto e derrame.
...
Veja também
Diabetes tipo 2: o que é, sintomas, tratamentos e se tem cura
Para perder barriga de vez é melhor tirar esses 5 alimentos do cardápio
O que é melhor para cozinhar, óleo de cozinha ou banha: eis a verdade, segundo especialistas