Existe um tempero que muitas pessoas usam na cozinha sem imaginar que ele pode melhorar o funcionamento do intestino, reduzir inflamações e ainda combater germes de forma natural — e ele é mais poderoso do que você imagina: estamos falando do orégano.
Além de realçar o sabor dos pratos, o orégano contém compostos como timol e carvacrol, que estimulam a produção de sucos digestivos, facilitando a digestão, e ainda atuam como antimicrobianos, impedindo a proliferação de bactérias prejudiciais.
Leia também: Chá de orégano: para que serve essa bebida "amiga da mulher"
Benefícios para o intestino
Poucas pessoas sabem, mas essa erva aromática também ajuda a reduzir inflamações no trato gastrointestinal, sendo uma grande aliada de quem sofre de gastrite leve ou síndrome do intestino irritável.
Seus antioxidantes naturais promovem o equilíbrio da flora intestinal e contribuem para uma digestão mais eficiente.
Como plantar
Se você quiser ter sempre à mão esse tempero poderoso, escolha um substrato leve, aerado e rico em matéria orgânica. O orégano gosta de sol pleno, então plante-o em um local que receba de 4 a 6 horas de luz direta por dia.
Em vasos dentro de casa, deixe próximo a uma janela iluminada. Evite solo encharcado: regue apenas quando estiver seco ao toque, pois o excesso de água pode apodrecer as raízes.
Leia também: Batatas crocantes com orégano: receita fácil e saborosa
...
Veja também
Papaia ou formosa: qual o melhor mamão pra saúde?
Poucas pessoas sabem, mas o vinagre é um ingrediente indispensável para cozinhar um arroz perfeito