O estilo de vida influencia diretamente a nossa saúde e o funcionamento de diversos órgãos. Entre as doenças hepáticas mais comuns está a esteatose hepática, conhecida popularmente como gordura no fígado — um problema que pode ser prevenido ou controlado com a adoção de alguns hábitos simples.
Leia mais: Gordura no fígado: 9 alimentos que você precisa parar de comer se não quiser ter
O que é gordura no fígado?
A esteatose hepática, também chamada de doença hepática gordurosa, é uma das condições mais frequentes que afetam o fígado, segundo a Clínica Mayo. Estima-se que cerca de 30% da população mundial sofra com o problema. Embora alguns países apresentem taxas um pouco menores, acredita-se que até 70% dos casos não sejam diagnosticados, especialmente em regiões ocidentais.
Ou seja: a maioria das pessoas que têm a doença nem desconfia. E quando o acúmulo de gordura provoca inflamação, o quadro pode evoluir para problemas mais sérios, como cirrose e câncer de fígado.
A doença hepática gordurosa não alcoólica, que aparece em pessoas que consomem pouco ou nenhum álcool, é mais comum em quem está com sobrepeso ou obesidade — e está intimamente relacionada a outras condições metabólicas, como o diabetes.
Hábitos que ajudam a evitar gordura no fígado
...
Veja também
Gordura no fígado: o que é, sintomas e como tratar
Especialista revela quais são os carboidratos LIBERADOS para quem tem gordura no fígado
Esse é o melhor chá para quem tem gordura no fígado
Sou nutricionista e garanto: "Nem pão, nem macarrão, nem chocolate, o que faz você engordar é..."