Veganismo: 4 curiosidades para entender o movimento

24 jan 2022 - 16h35
(atualizado às 17h44)
Guia da Cozinha - Veganismo: 4 curiosidades para entender o movimento
Guia da Cozinha - Veganismo: 4 curiosidades para entender o movimento
Foto: Guia da Cozinha

O estilo de vida saudável vem ganhando cada vez mais popularidade nos últimos tempos. Diferentes tipos de dietas como a low-carb, o jejum intermitente, a dieta flexível, o vegetarianismo e o veganismo estão entre as maiores apostas daqueles que buscam uma nova alternativa alimentícia.

Além das dietas, os movimentos livres de alimentos de origem animal estão conquistando cada vez mais adeptos mundialmente, pois não ficam somente entre os hábitos em volta da mesa. Exemplo disso é o veganismo, a dieta tornou-se um movimento mundial que envolve, além de uma alimentação sem nenhum alimento de origem animal,  a atenção para cuidados pessoais, entretenimento e vestuário.

Publicidade

Se você já aderiu ao veganismo ou pretende entrar neste universo, o Guia lançou recentemente o curso de Introdução à Culinária Vegana, ministrado pelo chef Rodrigo Trovarelli, que inclui opções para o café da manhã, almoço, jantar e sobremesa. É de dar água na boca, né?

Confira as 4 curiosidades sobre o veganismo, você vai se apaixonar ainda mais pela causa.

4 curiosidades sobre o veganismo

  • Quem segue uma dieta vegana possui menos riscos de ter câncer, doenças cardíacas e diabetes. Isso acontece, pois a maior parte da gordura saturada encontrada nos alimentos está nas carnes. Ao diminuir ou restringir o consumo, o indivíduo possui chances menores de desenvolver tais doenças.
  • O veganismo auxilia no emagrecimento. Com a restrição do consumo de produtos de origem animal, a culinária do vegano é, muitas vezes, recheada de cereais, frutas, verduras e legumes. Dessa forma, é possível observar um bom funcionamento do organismo e, consequentemente, a redução corporal na balança.
  • Diferente do vegetarianismo - em que há algumas exceções -, o adepto a uma dieta vegana restrita não consome qualquer tipo de carne, peixe, leite, ovos e derivados.
  • O vegano vai além da alimentação e leva o movimento para varias áreas do dia a dia. Itens de limpeza e higiene pessoal não devem passar por testes com bichos ou conter substâncias de origem animal, por exemplo.

Quem nunca experimentou praticar dietas diferentes deve achar difícil seguir movimentos mais restritos á alimentação. Mas, diferente do que parece, as dietas vegetarianas e veganas podem ser práticas e tão deliciosas quanto as comuns. Hoje, o mercado conta com uma variedade de produtos que não levam alimentos de origem animal e que substituem muito bem as carnes, leites e derivados.

Então, se você ficou curioso para conhecer mais sobre esses movimentos pode começar incluindo uma receita diferente na sua semana, por exemplo. Aqui no Guia da Cozinha temos várias opções saborosas para a sua Segunda Sem Carne. Fique de olho e não perca as nossas próximas dicas e receitas veganas deliciosas.

Publicidade
Fonte: Veja Saúde e Sociedade Brasileira de Vegetarianismo 
Quer receber nossas receitas fáceis e saborosas?
Ativar notificações