Outubro Rosa: 5 alimentos para prevenir o câncer de mama

21 out 2021 - 17h50
(atualizado em 22/10/2021 às 15h56)
Guia da Cozinha - Outubro Rosa: 5 alimentos para prevenir o câncer de mama
Guia da Cozinha - Outubro Rosa: 5 alimentos para prevenir o câncer de mama
Foto: Guia da Cozinha

O mês de outubro é responsável por dar voz à campanha internacional de conscientização para os riscos e prevenção do câncer de mama. O movimento, conhecido como Outubro Rosa', auxilia no combate do tipo de câncer que mais acomete mulheres.

Segundo dados do INCA (Instituto Nacional de Câncer), em 2021 já foram registrados mais de 66 mil casos apenas no Brasil. Desses, aproximadamente 18 mil resultaram em morte.

Publicidade

Felizmente, o câncer de mama é o que mais possui estatísticas de cura. Isso porque cada vez mais o debate sobre a importância do autoexame e da mamografia estão ganhando espaço. Dessa forma, quando o problema é identificado no começo, as chances de cura aumentam.

Entre os principais sintomas estão o aparecimento de caroço indolor, alterações no bico do peito, pele da mama avermelhada e pequenos nódulos na região das axilas ou no pescoço. Caso encontre algum desses sintomas visíveis, procure um mastologista de sua confiança.

A alimentação é um fator importante para a prevenção de doenças como o câncer de mama. Manter uma dieta balanceada com a presença de alimentos do bem pode ajudar a reduzir os riscos de desenvolver a doença. Segundo o INCA, práticas como a diminuição do consumo de alimentos ultra processados e de bebidas açucaradas podem ser essenciais para evitar a doença.

Pensando nisso, o Guia da Cozinha listou 5 alimentos que ajudam a prevenir o câncer de mama. Confira:

Publicidade

Veja 5 alimentos que ajudam a prevenir o câncer de mama

Brócolis

O brócolis contém compostos responsáveis por combater a formação de células cancerígenas. Dessa forma, recomenda-se o consumo diário do vegetal.

Tomate

O tomate possui licopeno, substância antioxidante que contribui para a proteção do material genético celular em relação aos radicais livres.

Salmão

Além de ser uma importante fonte de proteína, o salmão caracteriza-se pela presença de ômega-3 - substância que previne a atividade inflamatória das células.

Frutas vermelhas

Amora, framboesa e morango são algumas das frutas que possuem flavonoides. Além de conferir tonalidade às frutas, essas substâncias têm poder antioxidante e evitam a formação dos radicais livres.

Linhaça

Repleta de nutrientes e ômega 3, a linhaça é um alimento importante para o intestino e conta com a lignana, que atua diretamente nas células cancerosas.

Publicidade

Fonte: Jasmine Alimentos.

Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se