Macarrão à carbonara tradicional: confira uma receita fácil de fazer

A receita original teria sido criada como uma alternativa de refeição simples e nutritiva para os trabalhadores de minas de carvão

6 ago 2022 - 17h45
(atualizado às 17h58)
Guia da Cozinha - Macarrão à carbonara tradicional: confira uma receita fácil de fazer
Guia da Cozinha - Macarrão à carbonara tradicional: confira uma receita fácil de fazer
Foto: Guia da Cozinha

Macarrão à carbonara é uma receita clássica que apresenta as delícias da massa e surpreende o paladar! Assim, seja talharim ou espaguete, escolha seu macarrão favorito para aproveitar!

Primeiramente, vamos para a definição: o nome dessa receita tem origem do italiano "carbone", que significa carvão. Conforme a história, a receita original do carbonara seria oriunda da Itália e fora criada como uma alternativa de refeição simples e nutritiva para os trabalhadores que lidavam com carvão.

Publicidade

Na receita original italiana, a pasta alla carbonara utiliza o macarrão espaguete, ovos, queijos e uma deliciosa carne! Ou seja, o macarrão à carbonara é bem prático, já que inclui ingredientes que provavelmente podem ser encontrados na sua despensa, além de utilizar apenas uma panela no preparo. Por fim, confira a receita tradicional:

Tempo: 45min

Rendimento: 5 porções

Dificuldade: fácil

Publicidade

Ingredientes

  • 1 pacote de macarrão espaguete (500g)
  • 1 gema
  • 3 xícaras (chá) de creme de leite fresco
  • 2 xícaras (chá) de queijo parmesão ralado
  • Sal e pimenta-do-reino a gosto
  • 300g de bacon em cubos
  • 2 colheres (sopa) de manteiga
  • Cebolinha picada para polvilhar

Modo de preparo

A princípio, cozinhe o macarrão de acordo com as informações da embalagem. Em seguida, escorra e reserve 1 xícara (chá) de água do cozimento. Então, em uma tigela, bata bem os ovos e a gema com um garfo. Adicione o creme de leite, metade do parmesão, tempere com sal e pimenta. Reserve. Aqueça uma frigideira bem grande e frite o bacon na manteiga até dourar. Adicione o macarrão com a água reservada e misture. Acrescente a mistura de ovos, mexendo sem parar, até incorporar e ficar cremoso. Por fim, transfira para uma travessa e polvilhe com o parmesão restante e cebolinha. Sirva em seguida.

Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se