Banoffee: confira como preparar esta delícia em casa

6 ago 2022 - 23h03
(atualizado em 9/8/2022 às 13h38)

Que o banoffee é uma delícia, isso não dá para negar! Feita a partir de banana, biscoito, caramelo e chantilly, a sobremesa já assumiu o posto de favorita entre muitos brasileiros. Afinal, ela consegue misturar crocância, cremosidade e maciez em um só prato. E convenhamos, o sabor é inconfundível!

E apesar de ser uma receita de origem britânica, a torta banoffee caiu no gosto do público em terra tropicais. Para isso, o chef Gabriel Pita tem uma teoria: a torta conquista a todos por sua aparência e ingredientes acessíveis, já que a banana é um produto em abundância no Brasil. Inclusive, a sobremesa virou o carro-chefe da Doceria Zucker, confeitaria que o chef coordena.

Publicidade

Mesmo levando ingredientes de fácil acesso e sendo uma receita simples, o sabor presente no banoffee é de encantar o paladar! Portanto, confira a seguir como preparar esta receita:

Tempo de preparo: 1h (+3h na geladeira)

Rendimento: 6 porções

Dificuldade: fácil

Publicidade

Banoffee by chef Gabriel Pita:

  • 400g de doce de leite pronto de boa qualidade (escolha um que seja bem firme)
  • 10 bananas cortadas em rodelas
  • 400g de nata ou creme de leite fresco
  • 1 pacote de biscoito maisena triturado
  • 200g de manteiga
  • 1 colher de chá de cacau em pó para polvilhar

Modo de preparo:

Misture o biscoito triturado (tipo farinha, bem fininho) com a manteiga, com a ponta dos dedos, até formar uma massa lisa. Forre o fundo de uma forma de abrir (fundo falso), e asse por apenas 10 minutos, em forno preaquecido a 180 °C. Retire. Deixe a massa esfriar. Coloque o doce de leite sobre a massa já fria. Alise para ficar plano.

Depois, pique as bananas em rodelas, e distribua-as sobre o doce de leite. Coloque a nata por cima (se preferir, pode batê-la para deixar em ponto de chantilly), e alise. Pegue uma peneira pequena, e espalhe a canela por cima passando-a pela peneira, para pulverizar melhor por toda a torta. Deixe na geladeira por 3 horas antes de desenformar. Por fim, basta servir e se deliciar com sua banoffee!

LEIA TAMBÉM:

    Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
    Inscreva-se