Água de arroz faz o cabelo crescer? Médico esclarece alguns mitos

Além da água de arroz para o cabelo crescer, tricologista comenta a eficácia de outras receitas caseiras para os fios

17 ago 2022 - 14h09
Descubra se a água de arroz faz mesmo o cabelo crescer
Descubra se a água de arroz faz mesmo o cabelo crescer
Foto: Alto Astral

Foi só as Kardashians revelarem que a água de arroz faz o cabelo crescer para as buscas pelo método crescerem. Mas será que isso funciona mesmo? Para o tricologista Luciano Barsanti, presidente da Sociedade Brasileira de Tricologia (SBTri), a técnica não tem nenhuma utilidade.

"O que determina a velocidade do crescimento dos fios é a genética de cada um. Em média, os cabelos lisos crescem 1 cm ao mês e os cacheados, 0,5 cm. Uma alimentação rica em carnes, peixes, ovos, vegetais e sucos naturais ajuda bastante", explica o especialista.

Publicidade

Assim, caso a madeixa esteja crescendo menos do que o esperado, pode ser sinal de que algo não vai bem internamente. "Quando existe algo errado com o organismo, como uma anemia, o cabelo cresce mais lentamente. Mas usar água de arroz não mudará a velocidade de crescimento e, ao contrário, ainda pode causar alguma alergia", alerta ainda o diretor médico do Instituto do Cabelo.

Será que a casca da banana combate a caspa?
Foto: Shutterstock / Alto Astral

Outros mitos sobre como cuidar dos fios

Além da crença de que água de arroz faz o cabelo crescer, outros mitos são comuns quando o assunto é cuidar dos fios e resolver problemas capilares. De banana para caspa à babosa para hidratação, a lista é grande!

"Já me perguntaram se casca de banana acaba com a caspa. Ora, a caspa, também chamada de dermatite seborreica, é um processo inflamatório, de ordem genética, agravado pelo frio, estresse e consumo de alguns alimentos. Logo, usar a casca da fruta não é uma indicação clínica", diz o médico.

Portanto, vale um cuidado especial na hora de usar ingredientes nos fios sem recomendação, viu? Isso inclui, por exemplo, o bicarbonato de sódio. Apesar de ser muito útil nas tarefas domésticas, o pó deve ser mantido longe dos cabelos. De acordo com o tricologista, o produto deixa as cutículas abertas e sensíveis aos elementos externos.

Publicidade
A babosa serve para hidratar os fios, mas requer cuidados antes do uso
Foto: Shutterstock / Alto Astral

Além desses, há ainda a babosa. Também conhecida como aloe-vera, ela integra um grupo de produtos benéficos para as madeixas desde que sejam processados pela indústria farmacêutica. "Se usada in natura, pode causar danos ao couro cabeludo, como alergias e até queimaduras. É preciso ter cuidado com a planta", adverte o especialista. Ou seja, só vale usá-la no shampoo e condicionador, tá bom?

Fonte: Luciano Barsanti, médico tricologista, presidente da Sociedade Brasileira de Tricologia (SBTri) e Diretor Médico do Instituto do Cabelo.

Quer receber nossas receitas fáceis e saborosas?
Ativar notificações