Cogumelos shiitake deliciosos prontos em meia hora

Prepare um prato de cogumelos shiitake e macarrão em apenas meia hora

14 set 2021 - 13h57
(atualizado em 1/10/2021 às 11h21)

Quer saber como preparar cogumelos shiitake bem temperados? Além de saborosos, os cogumelos shiitake são fáceis de fazer. Para começar, lave os cogumelos, escorra-os bem, e verifique se os cabos estão macios. Se estiverem macios, deixe-os junto com a coroa. Senão, corte-os bem perto da coroa superior. Os cabos devem ser  descartados porque não vão amolecer depois de cozidos.

Cogumelos shiitake bem temperados
Cogumelos shiitake bem temperados
Foto: Marcia Zoladz / Cozinha da Marcia

Em seguida lave os cogumelos shiitake em bastante água, e escorra-os muito bem, e coloque-os sobre um pano.

Publicidade

Se estiver sem tempo, guarde-os na geladeira até a hora de utilizá-los. Eu às vezes deixo-os por até dois dias na geladeira. O ar frio e seco deixa o seu sabor mais concentrado. Claro que se ficar muitos dias guardado vai murchar.

O sabor dos cogumelos combina com  o alho e a cebola que já conhecemos. Mas, combina ainda mais com os temperos associados à culinária japonêsa, como o molho de soja e o vinagre de arroz.

Porém, existe um outro grupo de ingredientes cuja fonte de inspiração é a culinária tailandesa. Você pode acrescentar ao refogado com os cogumelos uma pimenta dedo de moça cortada, ou ainda um pouco de gengibre ralado. A pimenta e o gengibre dão um certo ardido que não chega a incomodar.

Qual o melhor tipo de macarrão para servir como os cogumeloa shiitake? O ideal é combinar com um macarrão do tipo japonês. Os quais, além de preparados com farinha de trigo, também são feitos com farinha de arroz, ou com trigo sarraceno. Mas, esse refogado também podem ser servido com qualquer tipo de macarrão que tiver em casa.

Publicidade

Aqui, como se pode ver na foto, utilizei um espaguete bem fino. É um prato quebra-galho, porém mais arrumado. Cozinhe o macarrão ao mesmo tempo que os shiitakes, com isso o prato fica pronto em apenas meia hora.

Receita

Porções: 4

Tempo de preparo: 10 minutos

Ingredientes:

  • 500 g de cogumelos shiitake frescos
  • 1 cebola
  • 1 pimenta dedo-de-moça
  • 1 / 2 de xícara de molho de soja
  • 1 / 4 de xícara de vinagre balsâmico ou de arroz
  • 1 /2 xícara de vinho branco
  • 1 xícara de cebolinha picada
  • 3 colheres de sopa de azeite

Instruções:

  • Primeiro corte os cabos dos cogumelos bem perto da parte superior, que parece um chapéu. Deixe-os de molho na água fria enquanto corta a cebola em anéis. Costumo cortar a cebola ao meio e em seguida em fatias finas, acho que é mais rápido.
  • Corte a pimenta em fatias finas. Escorra os cogumelos e corte-os em fatias finas.
  • Aqueça uma caçarola em fogo médio, junte o azeite, as fatias de pimenta e aguarde que cozinhem. Assim que as fatias de cebola começarem a amolecer, cubra-as com os cogumelos. Mexa um pouco, misturando um pouco as cebolas e os cogumelos.
  • Molhe a mistura na panela com um movimento circular. Misture de baixo para cima, e tampe a panela. Aguarde alguns minutos, cinco ou seis bastam. Mexa novamente, e acrescente o vinagre balsâmico ou o de arroz, abaixe o fogo e deixe-os cozinhar. Os cogumelos vão diminuir de tamanho, e o molho vai começar a engrossar.
  • Acrescente o vinho branco e as cebolinhas, tampe a panela e cozinhe por no máximo dez minutos. Desligue e sirva.
  •  
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se