7 farinhas saudáveis para substituir a de trigo

11 ago 2022 - 18h12
(atualizado em 12/8/2022 às 09h13)
Guia da Cozinha - 7 farinhas saudáveis para substituir a de trigo
Guia da Cozinha - 7 farinhas saudáveis para substituir a de trigo
Foto: Guia da Cozinha

Quando falamos em bolos, pães, massas e outras iguarias que precisam de farinhas, somos induzidos a acreditar que, obrigatoriamente, leva farinha de trigo. Mas a verdade é que hoje, com várias alternativas já existentes para evitar o descarte inapropriado e o desperdício de partes consideradas não consumíveis (como cascas, semente, bagaço etc), tem crescido cada vez mais a gama e variedade de tipos de farinha.

Essas farinhas são facilmente utilizadas em diferentes preparos, como biscoitos, pães, bolos e cookies. E existem inúmeras opções para quem tem sensibilidade ao glúten, doença celíaca e, também, para quem apenas prefere evitar o consumo de glúten. 

Publicidade

Pensando no seu bem-estar e em sugestões menos nocivas à saúde, o Guia da Cozinha selecionou algumas opções de farinhas sem glúten para você que quer se aventurar na cozinha com menos preocupações. Confira alternativas para deixar a farinha de trigo nas prateleiras do supermercado e conhecer novos sabores!

Conheça 7 farinhas que substituem a farinha de trigo

Farinha de cascas e semente de frutas

Existem muitas variações de farinhas feitas a partir da desidratação e moagem/processamento de cascas e sementes de frutas, como as de uva, maracujá, pêssego e de lichia, por exemplo. Além de reaproveitar partes que seriam descartadas, mas que são ricas em nutrientes, vitaminas e minerais. Farinhas como essas são excelentes opções para preparo de petiscos, bolos e pães.

Farinha de coco

A farinha de coco é ideal para quem sofre com prisão de ventre – Foto: Shutterstock
Foto: Guia da Cozinha

A coloração da farinha de coco varia do "amarelo-queimado" para cores mais esbranquiçadas. Mas, seja qual for, todas tem os mesmo benefícios e sabor característico. Se você sofre de prisão de ventre, essa farinha é para você!

Ela pode melhorar o funcionamento do seu intestino; diminuir níveis de colesterol; acelerar processos de digestão; inibir variações de açúcar no sangue.

Publicidade

Além disso, possui um índice glicêmico menor que farinhas à base de cereais, por exemplo. Por conter 20% de proteínas, é super recomendada para alimentações veganas. Rica em selênio, magnésio, vitaminas e ferro. A farinha de coco é extremamente poderosa.

Farinha de linhaça

Levemente úmida, com uma cor dourada e propriedades que podem substituir até ovos em várias receitas, a farinha de linhaça, além de nutritiva, é saborosa, tem textura e consistência para compor bolos, dar formato e maciez em cookies e estruturar pães.

Ela também consegue acelerar o metabolismo, deixando o intestino menos preguiçoso; diminuir o nível de colesterol no sangue; previnir doenças respiratórias; agir como antioxidante; ser anticancerígena e fortalecer o sistema imunológico. Gostou? É praticamente impossível não se apaixonar pela farinha de linhaça!

Farinha de banana

Bananas rendem uma farinha bastante versátil – Foto: Unsplash
Foto: Guia da Cozinha

Uma boa pedida para fazer muffins e panquecas, a farinha de banana é um condimento muito saudável, que favorece as defesas naturais do corpo, combate a tristeza e depressão e ainda ajuda a emagrecer, uma vez que preparos com essa farinha potencializam a saciedade e podem ser considerados uma legítima refeição.

Publicidade

Farinha de grão-de-bico

Generosa quando o assunto é fibras, vitaminas e minerais, essa farinha sem glúten é muito versátil em preparos salgados graças a seu sabor terroso. Experimente substituir a farinha branca pela farinha de grão-de-bico quando estiver preparando almôndegas ou hambúrgueres vegetarianos.

Farinha de aveia

Você pode fazer farinha triturando diversos grãos e cereais de sua preferência – Foto: Guia da Cozinha
Foto: Guia da Cozinha

A aveia e tantos outros cereais são, por si só, potentes em proteínas, ferro, zinco, fósforo, manganês, magnésio, vitaminas B1 e B5 e contém alto teor de fibras solúveis. Agora já pensou agregar tudo isso em preparos que talvez você nunca imaginou que pudesse ter espaço para aveia?

Ela em forma de farinha, é super curinga para bolos, tortas, bolinhos salgados e até mesmo pudim. Seu consumo frequente contribui para o controle de taxas de colesterol e de açúcar no sangue.

Farinha de milho

A farinha de milho contém diversas vitaminas – Foto: Unsplash
Foto: Guia da Cozinha

Apesar de famosa e popular, muitas vezes é esquecida. Porções de farinha de milho contém fósforo, vitaminas, selênio e magnésio. Além de bolos, que tal começar a fazer empanados usando a farinha de milho?

Publicidade

Onde encontrar essas farinhas? Várias delas podem ser feitas em casa, usando o forno ou frigideira para torrar e um processador de alimentos para triturar e pulsar até adquirir consistência de farinha.

É possível também comprar pela internet, em mercados ou em lojas a granel. Enriqueça seu repertório e aproveite esse leque de oportunidades para ir à cozinha testar novas receitas e experiências comestíveis sem farinha de trigo!

Fique por dentro das principais notícias
Ativar notificações