Você sabe como usar a função autolimpeza do seu forno?

Saiba como evitar uma das tarefas mais temidas na cozinha

19 jun 2022 - 19h04
-
-
Foto: Liliana Drew/Giphy / Casa.com

E se a gente te dissesse que você não precisa mais limpar o seu forno manualmente? Chega de esfregar as gorduras e derramamentos, pois alguns fornos possuem a opção de autolimpeza. Utilizar esse recurso é super simples, basta reservar um tempinho de preparação e um pouco de paciência - mas a limpeza final é super rápida.

Vamos te explicar tudo o que você precisa saber e como fazer na sua casa:

Publicidade

O que é a autolimpeza do forno?

-
Foto: Catherine McQueen/ Moment/Getty Images / Casa.com

O ciclo de autolimpeza utiliza o calor extremamente alto (cerca de 471°C) para decompor resíduos de alimentos e óleos. Estes são reduzidos a cinzas, que você deve remover quando o ciclo estiver completo. O forno fica travado durante o processo, que dura de duas a cinco horas, dependendo do nível de sujeira e do modelo.

Com que frequência usar o ciclo?

Normalmente, a recomendação para executar o ciclo de autolimpeza é, no máximo, a cada seis meses. Mas a frequência depende do uso do aparelho e de seus hábitos de cozimento e higienização.

Antes de você começar

-
Foto: Liliana Drew/Pexels / Casa.com

Consulte sempre o manual do modelo do seu forno. A autolimpeza pode durar de uma a cinco horas, portanto, planeje fazê-la nos horários em que você não precisará cozinhar nada no forno.

Não tente parar o ciclo depois de iniciado ou abrir a porta até que esteja completo. Por causa da alta temperatura, o processo produz fumaça, então tente manter a cozinha bem ventilada para ajudar na ventilação e evitar odores desagradáveis. Não se esqueça de não bloquear as aberturas do forno para que o ar possa circular livremente.

Publicidade
-
Foto: Liliana Drew/Pexels / Casa.com

""

AVISO: Algumas aves são extremamente sensíveis aos vapores liberados durante um ciclo de autolimpeza. Se você tiver estes animais em casa, retire-os da sala e coloque-os em um espaço bem ventilado. Pessoas com sensibilidades, alergias e problemas respiratórios também devem ficar em cômodos distantes e com bastante circulação de ar.

O que você precisará

-
Foto: Shutterstock/Reprodução / Casa.com
  • Pano de microfibra
  • Esponja
  • Detergente

Instruções

-
Foto: Ana Maria Braga/Reprodução / Casa.com

Retire tudo

Certifique-se de que não há nada - assadeira, panelas e papel alumínio - no forno. Verifique o manual de operação para se certificar que as grelhas são autolimpantes. Mas a maioria, especialmente as de aço inoxidável, devem ser removidas antes do processo começar.

Como o ciclo é expelido por uma abertura no fogão, você também deve remover qualquer coisa em cima da bancada e perto da borda do aparelho e os suportes das bocas do fogão. Se você costuma pendurar toalhas ou luvas na porta do forno, remova-as também.

Limpe a vedação da porta

Mergulhe um pano de microfibra sem fiapos em água morna e torça até ficar úmido. Limpe a borda interna da porta do forno e ao redor da moldura para remover quaisquer migalhas ou sujeira que possam impedir uma boa vedação.

Publicidade
-
Foto: Reprodução/Giphy / Casa.com

Aumente a ventilação na cozinha

Para ajudar a remover o excesso de calor e fumaça, ligue o exaustor para aumentar a ventilação na cozinha. Abra as janelas e ligue os ventiladores de teto, se possível.

Tranque a porta e selecione o ciclo

A maioria das portas do forno travará automaticamente quando você selecionar o ciclo de autolimpeza. Se isso não acontecer, bloqueie-o manualmente. Selecione o ciclo no painel de controle e deixe-o funcionar.

Higienize o resíduo

A porta do forno não será destravada até que a temperatura interna tenha caído para um nível seguro. Quando o processo estiver completo, abra a porta e use um pano de microfibra úmido para limpar o resíduo de cinza que permanece nas laterais e no fundo do forno.

-
Foto: Triider/Reprodução / Casa.com

Remonte o forno

Lave as grelhas em água quente e sabão - esfregue com uma esponja. Enxágue, seque e insira todas de volta.

Limpe a parte externa

Agora que o interior do seu forno está limpo, é um bom momento para higienizar o exterior da porta e o painel de controle. Como você fará isso depende do tipo de superfície, mas a maioria funciona com um pano de microfibra embebido em água quente e sabão. Passe o pano molhado nas superfícies e depois enxugue com um pano seco.

Publicidade
-
Foto: Liliana Drew/Pexels / Casa.com

Dicas para obter os melhores resultados

  • Limpe os respingos assim que o forno estiver frio o suficiente para limpar com segurança;
  • Não use nenhum tipo de limpador de forno comercial ao mesmo tempo que o ciclo de autolimpeza está em ação;
  • Não deixe assadeiras ou utensílios no forno durante o processo;
  • Consulte o manual para obter instruções sobre como limpar as grelhas do forno;
  • Execute o ciclo antes que os resíduos se acumulem muito. É quase impossível para o recurso de autolimpeza remover camadas grossas de alimentos queimados.

*Via The Spruce

Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se