Monte seu e-commerce e divulgue sua marca no Terra

Truques para limpar fogão sujo de gordura

Limpar o fogão pode ser uma tarefa complicada, especialmente quando ele está sujo de gordura; confira essas dicas

21 mai 2022 09h05
Compartilhar
Essas dicas podem ser suas grandes aliadas na hora de limpar a gordura do fogão
Essas dicas podem ser suas grandes aliadas na hora de limpar a gordura do fogão
Foto: Shutterstock / Alto Astral

Quem nunca tentou limpar o fogão, mas teve dificuldade porque a gordura não queria sair dele, não é mesmo? Afinal, a gordura realmente pode ser bem chatinha de tirar dessa superfície, principalmente se o fogão ficar um tempinho um pouco maior sem ser limpo.

Quando a gordura ainda não está tão acumulada, pode não ser tão complicado retirá-la — só o detergente já deve fazer bem esse papel. Porém, em outros casos, pode ser preciso usar alguns truques ou dicas, por isso separamos algumas delas que devem te ajudar na tarefa de limpar o fogão.

Publicidade

Truques para limpar

Antes de falar dos truques que podem ser usados para limpar a gordura do fogão, é preciso lembrar de desligar o fogão da tomada, por segurança. Além disso, vale comentar que não é recomendável usar produtos de limpeza inflamáveis no fogão e a limpeza deve ser feita com um material mais macio, como alguns tipos de pano ou o lado suave da esponja, para não causar arranhões no material. Ter cuidado com o cheiro deixado pelos produtos escolhidos também é importante, pois o odor pode acabar passando para as comidas que forem feitas depois se ele for muito forte.

Escolher os itens e produtos certos para a limpeza é muito importante - Shutterstock
Foto: Alto Astral

Uma das principais dicas para fazer uma boa limpeza do fogão e retirar a gordura é usar desengordurantes feitos especificamente para essa finalidade. Assim, basta usar o lado macio da esponja ou um pano macio para esfregar esse produto nas partes engorduradas do fogão.

Porém, existem também receitas caseiras que podem ajudar e ser uma opção a mais quando a gordura está realmente dando trabalho. É possível, por exemplo, fazer uma solução de água quente, bicarbonato de sódio e vinagre branco e borrifá-la no fogão para depois passar o pano pela superfície. Inclusive, essa solução não serve apenas para o fogão, podendo ser usada também para limpar outras superfícies, como o piso, viu?

Existem também outras formas de tentar tirar a gordura do fogão, sendo que a maioria delas é bem parecida com essa já mencionada. Há, por exemplo, pessoas que usam apenas o bicarbonato de sódio misturado com água, enquanto outras usam o detergente, porém utilizam também um pouco de vinagre depois quando a gordura não quer sair.

Publicidade

Por fim, vale lembrar que nenhuma dessas receitas tem a garantia de funcionar em 100% dos casos, principalmente se o fogão acumular gordura demais por ficar muito tempo sem ser limpo. Sendo assim, criar uma rotina nesse sentido e não deixar a gordura se acumular, pelo menos quando for possível, é uma boa ideia.

Quando a gordura se acumula, fica bem mais difícil limpar o fogão - Shutterstock
Foto: Alto Astral
Fique por dentro das principais notícias
Ativar notificações