Sua planta está morrendo? Saiba como tratá-la!

Jardineiro explica o que pode ser feito para identificar quando sua planta está morrendo e como solucionar o problema

22 jan 2022 - 16h02
(atualizado às 16h14)
Veja como tratar a sua planta
Veja como tratar a sua planta
Foto: Shutterstock / Alto Astral

Segundo o Google Trends — ferramenta do Google que mostra as pesquisas mais populares buscadas em uma época recente —  as buscas pelo termo "kit de jardinagem" cresceram 180% entre 17 de março e 17 de junho de 2020. Esse resultado é uma consequência direta do isolamento social, onde as pessoas passaram a ficar mais em casa e adotar o cultivo como passatempo.

Porém, para os "pais de planta" iniciantes, cuidar da pequena selva em casa pode não ser uma tarefa tão fácil, visto que a inexperiência dificulta o manuseio das mudas, podendo até mesmo danifica-las. Sendo assim, para ajudar aqueles que querem salvar suas plantas, bote a mão na massa (ou melhor, na terra) e saiba como tratá-las!

Publicidade

Preste atenção nas folhas

Só de bater o olho, já dá para ver se uma planta está saudável ou não por conta da sua folhagem. Segundo o jardineiro Adelson dos Santos Fernandes, uma planta sadia é aquela que tem folhas verdes e brilhantes. Entretanto, quando elas apresentam aspectos desbotados, murchos, amarelados e quebradiços, é necessário prestar atenção.

Ainda de acordo com o profissional, inúmeros fatores podem desencadear esses sinais: "pode ser a falta ou até mesmo o excesso de água, local inadequado, pouca ou muita luz. Tudo depende, primeiramente, do tipo de planta que estamos lidando", destaca. Dessa forma, o recomendável é estudar o espécime em questão e testar pequenas mudanças na rotina.

Falta de nutrientes

Publicidade

Caso mudanças como a quantidade de água e alteração de local não funcionem, é interessante investigar se a planta não está sofrendo com a escassez de nutrientes. "As plantas com deficiência de nutrientes, como cálcio, ferro, fósforo, potássio e magnésio,  apresentam um crescimento lento e folhas amareladas. Além disso, a falta de tais substâncias também inibe a floração e causa o abortamento de frutos", explica Adelson.

Para resolver essas problemáticas, é interessante investir em fertilizantes orgânicos, adubos minerais ou até mesmo em itens caseiros, como casca de ovo triturada ou borra de café.

Pragas

Segundo o especialista, as pragas mais comuns são as formigas-cortadeiras (também conhecidas como saúvas), lesmas, caramujos, lagartas, pulgões e cochonilhas. A identificação destas pode ser feita durante a análise das folhas, já que tais pestes costumam deixar um rastro de destruição nas plantinhas.

Adelson também explica que as folhas cortadas são indícios de formigas, caramujos e lagartas. Porém, quando apresentam manchas, o vilão da vez é o pulgão. Por fim, a característica que revela a presença de cochonilhas é o aspecto esbranquiçado das folhas. Para lidar com essas pragas, ele aconselha investir no uso de inseticidas industrializados ou caseiros.

Publicidade

Fontes: Adelson dos Santos Fernandes, jardineiro cadastrado no GetNinjas, aplicativo de contratação de serviços.

Fique por dentro das principais notícias
Ativar notificações