Tire a ideia do papel e crie hoje o site para o seu negócio com até 35% de desconto

Itens para Montar uma Cozinha Americana Completa

25 out 2021 16h08
Compartilhar

A integração de espaços é uma realidade em muitos lares brasileiros e a cozinha americana faz parte desse conceito há anos. A junção deste cômodo com a sala de estar ou jantar ajuda a otimizar os espaços e podem ser projetadas em estilos clássicos ou contemporâneos. 

Seu layout aberto e funcional valoriza a arquitetura da casa e também permite o contato constante do anfitrião com os convidados, gerando interação e um ambiente agradável.

Publicidade

Neste post, vamos mostrar os principais itens para montar uma cozinha americana e te ajudar a deixar esse espaço com a sua cara.

1. O conceito aberto das cozinhas americanas estimula a interação e otimizam o espaço – Foto: Tok&Stok
Foto: Viva Decora

Compre produtos desta foto:

  • Pendente Alexandre - Branco - L 12 x A 22 x P 14 cm
  • Mesa Dobrável Ipanema Redonda - Jatobá - L 80 x A 74 x P 80 cm
  • Banqueta de Ferro Bistrô - Nogueira - L 32 x A 95 x P 32 cm
  • Jogo de Faca com Cepo Silva - Prata - C 33 cm

1. Balcão ou ilha: O coração da cozinha americana

Para integrar a cozinha com a sala de estar ou de jantar em um conceito aberto, o uso de um balcão ou ilha é o item que vai demarcar o limite de cada ambiente. Isso também pode ser feito com os revestimentos do piso, mas é o móvel que trará a funcionalidade necessária para a cozinha.

Antes de escolher, é importante saber as medidas do espaço para eleger uma peça que não comprometa a circulação ao redor. A altura do balcão é de 1,10m em média e 90cm para a ilha, e a largura é que vai depender de acordo com a área disponível. 

Publicidade

O balcão pode variar em materiais, podendo ser mais sofisticado com tampos de granito ou mármore, ou clássicos quando em madeira - este, pode ser escolhido em uma composição regional e natural, acompanhado por plantas ao redor. Já as opções em metal reforçam uma decoração industrial e moderna.

2. Se tiver espaço, você pode deixar o balcão como apoio e encaixar uma mesa de jantar para servir ao lado – Foto: Tok&Stok
Foto: Viva Decora

Compre produtos desta foto:

  • Módulo com Prateleiras Clothes - Carvalho - L 70 x A 220 x P 45 cm
  • Banqueta Naipe - Nogueira - L 30 x A 45 x P 30 cm
  • Pendente Victoria Branco - Bivolt - D 40 x A 26 cm
  • Jogo de Bowls em Cerâmica Coup Haya - 06 Pessoas - D 13,1 x A 7,7 cm

2. Banquetas ou bancos altos

Ao utilizar o balcão, as banquetas tornam esse espaço completo. Dessa forma, dispensa-se a mesa de jantar e o espaço ao redor pode ser otimizado com outros móveis e possibilidades. Para padronizar o visual e deixá-lo mais clássico, opte por banquetas do mesmo modelo e cor. Mas se preferir ousar na sua cozinha americana, bancos de diferentes modelos vão deixar o espaço despojado e cheio de personalidade.

O único cuidado na escolha dos bancos é mesmo a altura, para que todos fiquem confortáveis ao se servir no balcão. Para maior comodidade, dê preferência para modelos de banquetas giratórias e, se possível, com altura regulável.

3. Com a divisão dos espaços, a cozinha americana ganha independência e funcionalidade – Foto: Tok&Stok
Foto: Viva Decora

Compre produtos desta foto:

  • Pendente Julie - Rosé - A 19,5 x D 18 cm
  • Mesa de Centro Retangular de Madeira Scott - Freijó - L 91 x A 35 x P 52 cm
  • Panela Oval Signature em Ferro Fundido - Laranja - C 35,2 x L 22,6 x A 15,4 x D 27 cm
  • Mesa de Jantar Retangular de Madeira Madison - Natural e Preta - L 190 x A 75 x P 90 cm
4. Se a cozinha for compacta, o balcão pode ficar encostado no canto e ser apoiado por um gabinete – Foto: Tok&Stok
Foto: Viva Decora

Compre produtos desta foto:

  • Tapete Passadeira Geométrica Majestic Bali - Cinza - L 66 x C 200 cm
  • Fruteira de Mesa em Metal Toulun - Preta - A 21 cm x D 34 cm
  • Fruteira com Rodízios Feira - Preta - L 48 cm x A 75 cm x P 30 cm
  • Armário De Cozinha Branco Com 2 Portas 1 Gaveta Benetil 302

3. Ganchos para organização de utensílios

Por ser um espaço aberto, até mesmo os utensílios podem fazer parte da decoração. Entretanto, vale ter cuidado para não criar uma poluição visual com os acessórios juntos de forma desorganizada. 

Publicidade

Nesse cenário, um jirau e alguns ganchos na parede são ideais para manter algumas panelas, frigideiras e utensílios maiores. Esses itens suspensos podem ficar próximos ao fogão ou dos armários, dependendo do espaço disponível nas paredes.

4. Armários superiores

Para ajudar na organização da sua cozinha americana, armários superiores são ideais para otimizar os espaços. Além de verticalizar a decoração, eles auxiliam no armazenamento de pratos, tigelas e peças usadas com mais frequência. Os modelos com porta basculante são fáceis de serem abertos de baixo para cima e têm um visual clean por ter apenas um puxador.

Por outro lado, os modelos com porta de vidro translúcido fazem com que os itens se tornem parte da decoração. Neste caso, vale organizar bem cada item e até padronizar as peças separando por categoria, por exemplo - louças brancas, pratos de vidro e potes divididos por tamanho.

Publicidade
5. Os utensílios à mostra também compõem a decoração e deixam o ambiente moderno – Foto: Tok&Stok
Foto: Viva Decora

Compre produtos desta foto:

  • Jogo de Pratos para Sobremesa Greta - 06 Pessoas - D 21 x A 2 cm
  • Jogo de Taças para Água em Cristal Lisa - Transparente - 450ml
  • Batedor de Ovos com Raspador em Inox Lucca - Azul - L 9 x A 31 cm
  • Sofá Melbourne - Marrom - L 220 x A 85 x P 85 cm
6. Para uma decoração natural, balcão e armários em madeira formam o conjunto ideal – Foto: Tok&Stok
Foto: Viva Decora

5. Cristaleiras

Assim como os armários com porta de vidro, as cristaleiras deixam o visual da cozinha americana mais requintado e clássico. Os modelos de quina suspensos na parte superior ou mesmo os modelos de piso ajudam a organizar o espaço com muito estilo e sofisticação. Neste móvel, vale deixar as louças mais delicadas e até eletrodomésticos com uso menos frequente e que tenham um design diferenciado. Taças também são ótimos itens para expor nas cristaleiras.

6. Prateleiras

Ainda pensando no melhor aproveitamento dos espaços da sua cozinha americana, as prateleiras são itens práticos para sua montagem. Nelas, você pode expor itens que usa com menos frequência como batedeiras, por exemplo, ou itens decorativos. Neste caso, pequenos vasos de plantas que se desenvolvem à sombra são ideais.

Coleções de utensílios e itens da mesma linha são outras opções para deixar à mostra nas prateleiras da cozinha, sendo uma forma de decorar de maneira funcional.

7. A integração da cozinha com a sala deixa a casa mais dinâmica e prática, valorizando sua arquitetura – Foto: Tok&Stok
Foto: Viva Decora
8 O tradicional balcão central precisa deixar espaço para circulação no preparo e no servir – mesmo se o ambiente for amplo – Foto: Tok&Stok
Foto: Viva Decora

7. Luminárias de teto

Um ambiente bem iluminado faz toda a diferença no dia a dia. Em uma cozinha americana, a iluminação pode mesclar a fonte de luz difusa, para iluminar todo o ambiente, e alguns pontos de luz diretas, com luminárias de teto em locais estratégicos. Elas podem ficar sobre o fogão e a bancada de trabalho, para o preparo dos alimentos.

Publicidade

Se o balcão central for usado para servir os pratos, vale colocar uma luminária pendente sobre ele com uma luz mais quente (amarelada) para diferenciar o clima da cozinha para o da apreciação. Os diversos modelos podem atender ao estilo de decoração escolhido e manter o visual sempre atemporal.

9. Em uma decoração clássica, luminárias pendentes de vidro deixam a cozinha ainda mais acolhedora – Foto: Tok&Stok
Foto: Viva Decora

8. Objetos decorativos

Depois de equipar toda a sua cozinha americana com utensílios e objetos funcionais, é hora de olhar apenas para a decoração. Ela é importante para deixar o ambiente sempre agradável e de acordo com o momento da casa e de quem mora nela. Cada item exposto nas paredes são capazes de deixar o ambiente mais leve, proporcionando bem-estar.

Quadros decorativos, vasos e adornos são itens que completam a decoração de qualquer ambiente. Na cozinha americana, eles podem trazer autenticidade e acompanhar a decoração dos outros cômodos. Colocar itens temáticos do universo da culinária é uma opção divertida, assim como símbolos da flora e fauna também inspiram leveza e naturalidade.

Agora é sua vez: aproveite as nossas ideias e inspire-se para montar sua própria cozinha americana com o melhor do jeito brasileiro.

Publicidade

Estas e outras ideias você encontra no #TokEmCasa, o blog da Tok&Stok.

Fonte: Viva Decora
Está gostando da notícia? Fique por dentro das principais notícias
Ativar notificações