Monte seu e-commerce e divulgue sua marca no Terra

Hora da faxina! Como limpar espelho manchado?

O espelho da sua casa manchou, e agora? Veja como limpar esse objeto e deixá-lo novinho em folha

6 ago 2022 - 10h06
Compartilhar
Saiba como fazer uma boa limpeza no seu espelho
Saiba como fazer uma boa limpeza no seu espelho
Foto: Shutterstock / Alto Astral

O espelho é um objeto muito importante para a casa. Sua existência vai muito além do ato de se observar ou se arrumar, já que, este é um objeto que contribui também para a estética do seu lar. Por isso, saber a forma exata de limpar espelho também é uma tarefa que faz parte dos dias de faxina  na sua residência, viu?

Seja no banheiro, no quarto ou em ambos os cômodos, o espelho é um objeto que suja com muita facilidade. E o pior: ele mancha! Numa situação dessas, é muito comum pensar que a solução é trocar o objeto por um novo. Mas fique tranquila: nem sempre as coisas precisam ser assim, afinal, um espelho pode ser bem caro. 

Publicidade

Dependendo da mancha ou do nível de sujeira, é possível sim deixá-lo com aparência de novo a partir de alguns truques! Com as técnicas e produtos corretos — além de cuidados frequentes com o espelho — já dá para economizar algum dinheiro e manter seu espelho em casa por muito mais tempo. Confira as dicas que separamos para você!

O que não fazer na hora de limpar o espelho?

Em primeiro lugar, é importante avisar que existem produtos que você nunca deve usar para limpar espelhos. Isso mesmo! Por conta de suas características abrasivas, eles podem acabar riscando ou danificando ainda mais o objeto. Entre eles estão as lixas, esponjas ásperas ou de aço, água sanitária, cloro, amoníaco e panos que soltem fiapos.

Mãos à obra: limpando seu espelho

Antes de tudo, vale passar um paninho de microfibra no seu espelho para retirar todo resquício de poeira do objeto, tudo bem? Essa é uma etapa necessária para evitar que as partículas causem danos como arranhões ou manchas. 

Depois disso, é hora de partir para a ação, ou seja, é o momento de retirar as manchas. O produtos mais adequado para essa tarefa é o limpa-vidros, então borrife o produto em uma esponja macia e use para esfregar o espelho, sempre com movimentos circulares.

Publicidade

Caso seja necessário, você também pode usar um pouco de álcool nas manchas mais difíceis de tirar. Se o seu espelho estiver sujo, apenas essas etapas já deve ser o suficiente para acabar com as manchas. Porém, vale lembrar que, dependendo do estado do espelho, pode ser necessário outras etapas.

Após a limpeza do espelho, é importante secá-lo com um pano - Shutterstock
Foto: Alto Astral

Outras sujeiras no espelho:

Apesar de muitas manchas no espelho ocorrerem superficialmente, existem também aquelas que podem dar um pouco mais de trabalho na hora da faxina.

Nesse sentido, caso seu espelho esteja oxidado — que é quando surgem aquelas manchas mais escuras e difíceis de sair —, uma boa ideia é usar uma solução de: 1 xícara de vinagre branco com pelo menos 3 litros de água. Em seguida, aplique a mistura no espelho com uma esponja macia e depois seque o objeto com um pano macio e seco.

Agora se as manchas no espelho foram causadas por adesivos, a dica é usar óleo de cozinha diretamente na mancha. Depois, deixe agir por dez minutos e, em seguida, esfregue com uma esponja macia.

Publicidade

Se essa solução não funcionar bem, há ainda outra opção: misture água morna com um pouco de detergente. Por fim, esfregue o espelho de novo e seque com um pano macio.

Vale lembrar para evitar manchas no espelho, o ideal é caprichar nas limpezas semanais. Desta forma, você vai evitar que as manchas apareçam com tanta frequência e que o objeto fique muito difícil de limpar.

Fique por dentro das principais notícias
Ativar notificações