Faxina bem-feita e rápida: dicas de como fazer

Confira essas dicas para tornar a sua faxina da casa muito mais rápida e simples, mas ainda super bem-feita

13 mai 2022 - 14h02
A faxina pode sim ser rápida e caprichada, viu?
A faxina pode sim ser rápida e caprichada, viu?
Foto: Shutterstock / Alto Astral

Na hora de fazer aquela faxina caprichada na casa, muitas vezes bate uma preguiça só de pensar no tempo que o processo todo vai levar, não é mesmo? Afinal, ninguém quer passar o dia todo para fazer uma limpeza bem-feita e acabar sem tempo para outras atividades muito mais divertidas.

E, apesar de, na hora da faxina, cada pessoa ter os seus próprios métodos para deixar o trabalho um pouco mais simples e rápido, existem algumas dicas que podem ajudar em muitos casos e, portanto, pode ser uma boa ideia conhecê-las. Veja a seguir algumas delas:

Publicidade

Divida as tarefas

Caso você more com mais pessoas, se organizar e dividir as tarefas entre os moradores da casa é a melhor maneira de o trabalho não ficar muito pesado para ninguém e os ambientes ficarem sempre bem limpos. Assim, cada pessoa pode ficar responsável por um cômodo ou por uma etapa específica da faxina, por exemplo.

Crie metas

Para que você não acabe passando o dia todo fazendo a faxina da casa, principalmente se for fazê-la sozinha, uma ideia é criar metas para cada dia da semana. Dessa forma, você não vai tentar terminar a limpeza da casa toda em um dia, o que pode ser muito desgastante e, além disso, ainda acaba fazendo com que, no final do processo, você já esteja fazendo as tarefas muito mais lentamente e menos bem-feitas.

Assim, vale a pena, por exemplo, decidir qual cômodo você vai limpar em cada dia da semana ou qual tarefa vai fazer em cada data. E não se cobre demais, viu? Afinal, apesar de criar metas ser importante, isso não quer dizer que você deva se sentir mal caso não consiga cumpri-las algumas vezes.

Escolha bem os produtos

Os produtos escolhidos para a limpeza podem ser um fator muito importante para que a faxina se torne mais rápida ou mais demorada. Isso porque, com um produto de pior qualidade, certamente será mais difícil e desgastante tirar todas as sujeirinhas dos ambientes.

Publicidade

Nesse sentido, é importante saber quais são os produtos de limpeza essenciais para ter em casa, como o detergente, a água sanitária, o desinfetante, um limpador multiuso e um limpa-vidros. Além disso, é necessário procurar sempre por marcas confiáveis do mercado, que sejam regularizadas e atuem de acordo com as normas da ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) e do Ministério da Saúde. Para isso, procure os selos desses órgãos nas embalagens dos produtos.

A escolha certa dos produtos de limpeza é muito importante - Shutterstock
Foto: Alto Astral

Aproveite o aspirador de pó

O aspirador de pó é um eletrodoméstico que pode ajudar muito a tornar a faxina mais rápida e simples, viu? Assim, não limite o seu uso ao chão, já que ele também pode ser útil para tirar o pó de tapetes, sofás e estofados, por exemplo.

O aspirador de pó serve para limpar várias áreas e objetos da casa - Shutterstock
Foto: Alto Astral

Mantenha a arrumação

Por fim, a dica de ouro para tornar as faxinas mais caprichadas da casa mais rápidas é realizar pequenas tarefas no dia a dia para manter a limpeza. Assim, o hábito dar uma varrida mais básica na casa todos os dias, por exemplo, vai fazer com que os ambientes estejam bem mais fáceis de limpar na hora da faxina geral.

Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se