Esta máquina converte sol e ar em água

Projeto da startup de tecnologia tunisiana Kumulus visa lutar contra a falta de água que atinge mais de 1 bilhão de pessoas em todo o mundo

3 jul 2022 - 19h33

Criar água do ar

-
-
Foto: Kumulus/Reprodução / Casa.com

A água potável parece ser um luxo, pois 1,1 bilhão de pessoas não têm acesso a ela e 2,7 bilhões sofrem escassez de água pelo menos um mês por ano.

Quase um terço das escolas em todo o mundo são privadas de água potável, enquanto 500 mil crianças menores de 5 anos morrem anualmente devido à má qualidade da água. 

Publicidade
-
Foto: Kumulus/Reprodução / Casa.com

A água potável é uma das maiores ameaças que a humanidade enfrenta e as estimativas apontam que 600 milhões de crianças viverão em áreas de recursos hídricos extremamente limitados até 2040. 

-
Foto: Kumulus/Reprodução / Casa.com

A startup de tecnologia tunisiana Kumulus aceitou o desafio e apresentou uma nova invenção sustentável. Eles criaram uma máquina que tira água do sol e do ar. 

O objetivo do projeto é fornecer água potável de forma econômica e sustentável, produzindo entre 20 e 30 litros por dia sem qualquer fornecimento externo de eletricidade ou fonte de água adicional.

Um direito, não um luxo

-
Foto: Kumulus/Reprodução / Casa.com

A equipe Kumulus projetou uma máquina que converte umidade em água potável. De acordo com a Assembleia Geral da ONU, o acesso à água potável é um direito humano, e é isso que a startup de tecnologia da Tunísia busca cumprir com este projeto.

Publicidade

Esta máquina fornece acesso a uma fonte segura e estável de água potável, mesmo em áreas secas como o deserto do norte da África. A empresa fornece os dispositivos para escolas e vilarejos que carecem de água potável. 

E oferece também a fábricas, escritórios e hotéis em uma tentativa de reduzir o uso de água engarrafada de plástico.

-
Foto: Kumulus/Reprodução / Casa.com

De acordo com seu site, o Kumulus-1 é um Gerador de Água Atmosférica (AWG) que produz de 20 a 30 litros de água potável por dia. É uma máquina totalmente autônoma, fácil de transportar e simples de configurar e manter. 

O ar entra na máquina e passa pelo primeiro filtro de ar para limpar os poluentes. Então, ao resfriar o ar, a água nele condensa em superfícies na máquina de onde pode ser coletada em um tanque de água.

-
Foto: Kumulus/Reprodução / Casa.com

Seu formato rechonchudo — projetado pelo designer de interiores e produto Zouhair Ben Jannet — pode caber em um pequeno cubo e ser equipado com painel de energia solar, tornando-o totalmente independente. Este projeto visa aliviar a escassez de água potável e reduzir o desperdício de plástico enquanto adiciona uma forma lúdica ao espaço onde está instalado.

Publicidade

*Via Designboom

Fique por dentro das principais notícias
Ativar notificações