Está Construindo Sua Casa? Tome Cuidado Com Esses Golpes!

4 jul 2022 - 10h54

Ter uma casa própria é o grande sonho de muitos brasileiros. Quem tenta concretizá-lo, infelizmente, com frequência esbarra em obstáculos, como o alto custo e a dificuldade de obter financiamento.

Nesse cenário, optar por construir o imóvel pode ser uma solução mais viável, mas que também apresenta seus contratempos. A construção da casa própria deve ser feita com planejamento em todas as fases, desde o acúmulo de economias, até a compra de materiais e a finalização da obra.

Publicidade

Além disso, é preciso estar atento aos golpes que rondam o setor. Apesar de não serem tão frequentes quanto os golpes na compra de imóveis, por exemplo, os crimes cometidos por falsas construtoras e vendedores de materiais de construção podem dar muita dor de cabeça aos consumidores.

Confira, a seguir, as dicas que separamos para quem deseja construir a casa própria com segurança.

Vale a pena construir uma casa?

A resposta para essa pergunta pode variar conforme as preferências do consumidor, o tipo de imóvel desejado e outros fatores, como localização. Mas em geral, sim, vale muito a pena construir o seu imóvel, em vez de adquiri-lo.

Em primeiro lugar, construir o seu imóvel costuma custar apenas 30% do valor pago num imóvel pronto ou na planta. Para que essa vantagem se concretize, no entanto, é necessário que o consumidor saiba planejar na aquisição de materiais e na contratação de profissionais e empresas qualificadas.

Publicidade

Outra vantagem de construir a casa própria é a possibilidade de definir todos os detalhes que se deseja. É possível escolher desde o tamanho de cada cômodo até a voltagem das tomadas, bem como o tipo de piso, a largura das portas, etc.

Por outro lado, é preciso considerar alguns inconvenientes, como a maior dificuldade em conseguir crédito, se comparado com a aquisição de um imóvel pronto.

 Será que eu dou conta?

Como dissemos, a construção de um imóvel demanda muito planejamento por parte dos consumidores. Do contrário, é possível que a obra custe mais ou demore mais que o planejado, além do risco de o resultado final não agradar ou tornar o local inviável para habitação.

O planejamento da construção de uma casa começa muito antes da primeira parede levantada. É preciso, em primeiro lugar, se planejar financeiramente, de modo a adquirir os recursos necessários para compra do terreno e dos materiais necessários à obra, bem como pagar taxas e serviços que viabilizarão o empreendimento.

Publicidade

É preciso decidir se a construção será feita com recursos próprios ou com empréstimo. Sendo a segunda opção a escolhida, deve-se analisar o custo total do empréstimo e como ele vai pesar no orçamento familiar.

Além disso, será preciso estudar todos os fatores relacionados à obra em si, incluindo: materiais, mão-de-obra, terreno, alvarás, projeto arquitetônico, laudo de engenheiro civil, etc.

Como você pode ver, o caminho pode ser longo e você deve estar preparado. Porém, considerando as vantagens que citamos acima, você não deve se desanimar. Planejando-se com cuidado, depois de algum tempo poderá ter sua casa própria, com todos os detalhes desejados e por um custo relativamente baixo.

E os golpes?

1. Confira quais são os golpes mais praticados e como evitá-los. Fonte: Freepik
1. Confira quais são os golpes mais praticados e como evitá-los. Fonte: Freepik
Foto: Viva Decora

Além dos cuidados que citamos acima, ainda é necessário estar atento aos golpes envolvendo construção de imóveis, que, infelizmente, ainda são frequentes. Confira a seguir quais são os mais praticados e como evitá-los.

Publicidade

Golpe do adiantamento

Uma prática muito comum entre os criminosos que se aproveitam de quem deseja construir a casa própria é pedir um adiantamento para realizar uma obra que nunca será iniciada. Em geral, eles abrem empresas de construção de fachada e fazem anúncios com preços abaixo do que se costuma observar no mercado. Depois de conseguirem o adiantamento das vítimas, desaparecem com o dinheiro.

Para evitar cair nesse tipo de golpe, em primeiro lugar, é preciso desconfiar dos preços e condições oferecidos, normalmente muito mais vantajosos que a média do mercado.

Também é necessário pesquisar com cuidado a reputação da empresa, se ela é registrada legalmente e o que outros clientes têm a dizer sobre ela.

Golpe da construção inacabada

Outro golpe muito comum ocorre quando a empresa é de fato uma construtora e até inicia a obra, mas nunca chega a terminá-la. Geralmente, os criminosos alegam dificuldades para dar sequência ao empreendimento e, depois que a paciência dos clientes acaba, propõem cancelar o contrato, mas resistem a devolver o valor investido.

Para fugir desse tipo de fraude, o remédio é, novamente, pesquisar. Apenas assine contrato com construtoras que são reconhecidas no mercado e que têm boa reputação entre os clientes.

Publicidade

Golpe do terreno

Para construir a casa, é necessário ter um terreno. E mesmo na hora de adquirir um o consumidor pode ser vítima de golpe. 

Nesse caso, o golpe pode assumir mais de uma forma. Uma delas é quando os criminosos oferecem um terreno que nem existe. Outra possibilidade é quando o terreno oferecido até existe, mas está em situação irregular, não tem permissão da prefeitura para construção, é propriedade de terceiros ou já foi negociado com outras vítimas.

Para não cair nessa fraude, o consumidor precisa visitar o terreno pretendido e conferir todos os documentos necessários, especialmente a matrícula individual do lote.

Sempre pesquise sobre as empresas antes de fechar negócio

Pesquisar pela reputação das empresas envolvidas na construção de uma casa é um remédio que pode evitar a maioria dos problemas.

Isso pode ser feito na internet, em sites como o Reclame Aqui, que reúne reclamações de consumidores. Também é possível pesquisar se a empresa possui registro legal, através do site da Receita Federal, especialmente.

E caso opte por um empréstimo, lembre-se de comparar as opções disponíveis, avaliando todas as condições da operação e não apenas a taxa de juros anunciada.

Publicidade

Aqui mesmo, no Juros Baixos, você pode comparar de forma fácil e segura opções de crédito indicadas para quem deseja construir, como empréstimos com garantia de veículos e empréstimos com garantia de imóvel.

Caí em um golpe, e agora?

2. Caso voce se sinta lesado, inicialmente, tente uma solução amigável, que evite os custos da judicialização. Fonte: Freepik
Foto: Viva Decora

Caso você se sinta lesado após fazer negócio com uma empresa ligada à construção, é recomendado, inicialmente, tentar uma solução amigável, que evite os custos da judicialização.

Caso isso se mostre difícil, é possível, ainda, abrir reclamações em sites como Reclame Aqui e Proteste, além do Procon.

Se optar por abrir um processo na Justiça, saiba que isso pode ser feito num Juizado Especial Federal, se a causa for de até 40 salários mínimos. Se for de até 20 salários mínimos, você não precisará de um advogado para entrar com a ação.

Conclusão

Quem deseja construir uma casa pode enfrentar muitos desafios, como mostramos acima. Além dos custos e dos imprevistos que surgem no meio do empreendimento, também é preciso saber lidar com empresas e profissionais mal-intencionados ou despreparados.

Publicidade

Porém, caso você se planeje em todas as etapas e siga as dicas que demos aqui, poderá residir na casa com que sempre sonhou, além de obter uma grande economia.

Fonte: Viva Decora
Fique por dentro das principais notícias
Ativar notificações