Espelho na Sala: +60 Ideias de Decoração para Sala de Estar e Jantar

20 set 2021 - 09h57

Os espelhos decorativos são elementos que ajudam a trazer mais elegância, modernidade e charme para a decoração, além disso, os espelhos contribuem até mesmo para ampliar visualmente os espaços, sendo uma ótima escolha para decorar lugares pequenos. E entre tantas formas de se usar esse elemento na decoração, uma das que mais faz sucesso é o espelho na sala.

Seja na sala de jantar ou de estar, a decoração com espelho na sala é algo que veio para ficar, pois como falamos acima, ele ajuda a ampliar visualmente os espaços, traz requinte para a decoração, e ajuda até mesmo a melhorar a iluminação dos ambientes e valorizar detalhes decorativos.

Publicidade

Dessa forma, se você está atrás de ideias de como usar espelho na sala ou mesmo quer conhecer melhor os diferentes modelos de espelho na sala, basta continuar acompanhando nosso post abaixo.

1. Espelho redondo na sala de estar decorada com sofá cinza e mesa de centro de vidro – Foto: Decor Fácil
1. Espelho redondo na sala de estar decorada com sofá cinza e mesa de centro de vidro – Foto: Decor Fácil
Foto: Viva Decora

Como usar espelho na sala decorada? 

Como falado acima, é possível elaborar uma decoração com espelho na sala de estar e também com espelho na sala de jantar, no entanto, para escolher esse objeto decorativo é preciso ficar atento a alguns pontos da decoração e estilo do seu ambiente.

E é por isso, que a seguir você pode conferir algumas dicas de como escolher espelho para sala de estar e de jantar decoradas. 

Publicidade
2. Decoração clássica com espelho na sala de sala branca com sofá cinza – Foto: Ramsey on Home & Garden
Foto: Viva Decora

Finalidade de uso

A primeira coisa que você deve pensar ao buscar por modelos de espelho na sala é definir de que forma esse objeto será usado no ambiente, ou seja, se será um espelho apenas decorativo ou se ele vai ser um objeto curinga para ajudar a ampliar visualmente sua sala pequena. 

No caso de como usar espelho na sala pequena a melhor dica é colocá-lo de frente a uma parede bem clean que conta com poucos objetos de decoração, já no caso de ideias de espelho na sala apenas como peça decorativa, você pode tanto usá-lo em frente a uma parede clean quanto usá-lo em frente a algum móvel ou mesmo parede decorada que você goste muito, como uma parede com revestimento 3D, por exemplo, pois isso ajudará a dar ainda mais destaque a esse cantinho. 

3. Decoração com mesa de madeira e espelho grande na sala de jantar – Foto: Apartment Therapy
Foto: Viva Decora

Formato do espelho

Você sabia que o formato do espelho, ou seja, quadrado, retangular ou espelho redondo na sala pode influenciar no estilo de sua decoração? Pois é, por isso também é preciso ter atenção a esse detalhe na hora de comprar os melhores modelos de espelho na sala. 

Os modelos de espelhos mais quadrados são bem formais e costumam ser usados em salas mais clean e neutras, já a decoração com espelho redondo na sala é perfeito para um espaço informal ou mesmo com toque romântico, mas além do espelho redondo na sala modelos com contornos clássicos como um espelho provençal também é ótimo para salas românticas.

Publicidade

Enquanto isso, o espelho retangular é ideal para quem busca por modelos de espelho na sala pequena, pois ajuda ainda mais na sensação de amplitude visual do espaço. 

4. Modelo diferente de espelho na parede da sala de TV decorada com abajur de chão – Foto: Architecture Art Designs
Foto: Viva Decora

Moldura

Na hora de elaborar sua decoração com espelho na sala é muito importante ter atenção ao estilo decorativo do seu ambiente antes de comprar o objeto, pois como você sabe, há diferentes modelos de espelhos no mercado e com os mais diversos tipos de molduras, e é muito importante que a moldura "converse" com o estilo do seu ambiente. 

Assim sendo, o espelho na parede da sala com moldura colorida é bem interessante em uma decoração retrô ou mesmo bem jovem e descontraída, já o espelho na parede da sala com moldura em arabescos é perfeito para uma decoração de sala mais clássica e sofisticada, enquanto isso, a parede com espelho na sala com moldura finas e em cores mais neutras e discretas é ideal para uma sala minimalista

Lembrando também que há modelos de moldura de madeira que conforme seu acabamento pode servir para uma decoração rústica, clássica, industrial ou minimalista, além da decoração de parede com espelho na sala sem moldura, ou seja, o espelho bisotado, que pode ser usado em uma sala super sofisticada, moderna ou mesmo minimalista, tudo dependerá do seu design e acabamento. 

Publicidade
5. Espelho na sala de jantar cinza decorada com buffet azul e mesa quadrada de madeira – Foto: Houzz
Foto: Viva Decora

Tamanho

Outro ponto de atenção na hora de buscar ideias de espelho na sala é observar o tamanho do objeto. Os modelos de espelhos grandes são ótimos para ajudar na sensação de amplitude do ambiente, além de trazer refinamento à decoração, já os modelos de espelhos médios conseguem passar mais sensação de acolhimento, enquanto isso, modelos de espelhos pequenos são ótimos para ajudar a complementar detalhes pontuais da decoração.

Mas lembre-se também de levar em consideração o tamanho da sua sala. Um espelho muito grande para ser usado como espelho na sala pequena pode passar uma sensação desagradável, já um espelho pequeno demais pode acabar ficando despercebido caso seja usado na parede com espelho na sala ampla. 

6. Decoração clássica com lustre de cristal e espelho grande na sala de estar – Foto: Apartment Therapy
Foto: Viva Decora

Usando mais de um espelho

Se você desejar, é possível usar mais de um espelho na decoração da sala, mas aqui vai depender muito da mensagem decorativa que você deseja passar.

Para uma sala mais clássica e elegante é interessante buscar ideias de espelho na sala que sejam do mesmo formato e acabamento, já para decorar um espaço mais jovem e moderno é possível usar modelos e tamanhos diferentes de espelho na parede da sala de estar e de jantar. 

7. Parede com espelho na sala de estar azul decorada com sofá marrom – Foto: Design Homes
Foto: Viva Decora

Publicidade

Decoração com espelho na sala de jantar

Comumente o espelho na sala de jantar é usado na parede logo acima do buffet ou aparador, no entanto, uma ideia bem legal caso seja uma sala ampla é investir em um modelo de espelho grande na sala de jantar colocado diretamente no chão. O espelho grande na sala de jantar apoiado apenas no chão trás um ar contemporâneo ao ambiente,  além de deixar o espaço com mais personalidade.

Mas claro, nem só de espelho grande na sala de jantar pode-se decorar esse ambiente. Se você preferir, pode sim investir na ideia mais tradicional de usar o espelho diretamente na parede, mas lembre-se de optar por um modelo de espelho na sala de jantar que se harmonize com o estilo decorativo do seu cômodo.

Além disso, também é válido reforçar a ideia de que o espelho na sala de jantar deve refletir uma parede bonita ou ainda refletir o lustre ou luminária para mesa de jantar, pois isso ajudará na iluminação do espaço e trará um toque de requinte a decoração. 

8. Espelho na sala de jantar decorada com mesa de madeira rustica – Foto: Decor Fácil
Foto: Viva Decora

Decoração com espelho na sala de estar

Para usar o espelho na sala de estar as regras são basicamente as mesmas da sala de jantar, ou seja, escolha uma peça que se harmoniza com o estilo do seu ambiente, além de lembrar de avaliar como o espelho será usado, ou seja, apenas como item decorativo ou como um objeto que ajudará a ampliar o espaço.

Publicidade

E em caso de dúvida de onde colocar o espelho na sala de estar, o mais comum é que ele seja instalado na parede de um aparador, mas há outras ideias como na parede atrás do sofá ou até mesmo seja um modelo de espelho de chão grande, mas que não vai atrapalhar a circulação pelo ambiente. 

9. Decoração minimalista com espelho para sala de estar cinza e branca – Foto: Coodecor
Foto: Viva Decora

Confira nossa galeria com mais ideias de espelho na sala para se inspirar

10. Cores neutras para decoração com espelho na sala de estar com lareira – Foto: Apartment Therapy
Foto: Viva Decora
11. Cores neutras para decoração com espelho na sala de estar – Foto: Archtrends
Foto: Viva Decora
12. Decoração clean com espelho grande na sala de estar e jantar integradas – Foto: Houzz
Foto: Viva Decora
13. Decoração clean com lustre moderno e espelho redondo na sala de jantar – Foto: MyDomaine
Foto: Viva Decora
14. Decoração clean com mesa de vidro e espelho na sala de jantar – Foto: Elle Decor
Foto: Viva Decora
15. Decoração com cadeira transparente e espelho na sala de jantar – Foto: Anthropologie
Foto: Viva Decora
16. Decoração com espelho grande na sala bege com mesa de centro de madeira – Foto: Archidea
Foto: Viva Decora
17. Decoração com espelho grande na sala de estar preta e branca – Foto: Apartment Therapy
Foto: Viva Decora
18. Decoração com espelho na sala de estar com poltrona de madeira – Foto: Decor Fácil
Foto: Viva Decora
19. Decoração com espelho na sala de jantar com parede amadeirada e cadeiras estofadas – Foto: Hadra Mobiliario
Foto: Viva Decora
20. Decoração com lustre e espelho redondo na sala de jantar clean – Foto: Sunny Circle Studio
Foto: Viva Decora
21. Decoração com mesa de vidro e espelho na sala de jantar cinza – Foto: Francesca Bassi Design
Foto: Viva Decora
22. Decoração em cores neutras com espelho grande na sala de jantar – Foto: Decor Facil
Foto: Viva Decora
23. Decoração estilo industrial com espelho redondo para sala de jantar – Foto: Meu Ap 42
Foto: Viva Decora
24. Decoração minimalista com espelho redondo na sala de jantar – Foto: MyDomaine
Foto: Viva Decora
25. Decoração moderna com espelho redondo na sala cinza – Foto: Behance
Foto: Viva Decora
26. Decoração moderna com espelho redondo na sala preta – Foto: Behance
Foto: Viva Decora
27. Decoração simples com espelho grande na sala de jantar com moveis de madeira – Foto: Vitral Arquitetura
Foto: Viva Decora
28. Decoração simples com mesa de vidro e espelho na sala de jantar – Foto: Mariana Martinez Arquitetura
Foto: Viva Decora
29. Decoração simples com tapete felpudo e espelho na sala de estar – Foto: Wevans
Foto: Viva Decora
30. Decoração sofisticada em cores neutras com espelho grande na sala de jantar – Foto: Mariana Luccisano
Foto: Viva Decora
31. Espelho grande na sala de estar branca decorada com tapete felpudo e painel para TV – Foto: Art + Moveis Espelhados
Foto: Viva Decora
32. Espelho grande na sala de estar decorada com poltrona bege e mesa lateral redonda – Foto: Sawdust 2 Stitches
Foto: Viva Decora
33. Espelho grande na sala de jantar decorada com mesa redonda vermelha e parede de cimento queimado – Foto: Decor Fácil
Foto: Viva Decora
34. Espelho grande na sala decorada com aparador barzinho – Foto: Architecture Art Designs
Foto: Viva Decora
35. Espelho grande na sala decorada com sofá antigo e tapete branco – Foto: Architecture Art Designs
Foto: Viva Decora
36. Espelho na sala de estar cinza e branca decorada com poltrona de madeira e vaso de planta no chão – Foto: Apartment Therapy
Foto: Viva Decora
37. Espelho na sala de estar decorada com tapete preto e sofá de couro – Foto: Houzz
Foto: Viva Decora
38. Espelho na sala de estar decorada em cores claras com sofá moderno – Foto: Apartment Therapy
Foto: Viva Decora
39. Espelho na sala de estar grande decorada com sofá marrom e parede tijolinho – Foto: Caroline Gabriades
Foto: Viva Decora
40. Espelho na sala de estar moderna decorada com revestimento 3D – Foto: Houzz
Foto: Viva Decora
41. Espelho na sala de estar pequena decorada em tons de bege com tapete felpudo – Foto: Only Design
Foto: Viva Decora
42. Espelho na sala de estar simples decorada com sofá azul – Foto: Kirti
Foto: Viva Decora
43. Espelho na sala de jantar branca decorada com luminária pendente preta – Foto: Estúdio Ela Arquitetura
Foto: Viva Decora
44. Espelho na sala de jantar decorada com canto alemão e luminária preta – Foto: Daniela Marques
Foto: Viva Decora
45. Espelho na sala de jantar decorada com lustre redondo para mesa de madeira – Foto: Houzz
Foto: Viva Decora
46. Espelho na sala de jantar decorada com moveis de madeira e cadeiras estofadas – Foto: Mariana Linhares Interiores
Foto: Viva Decora
47. Espelho na sala de jantar decorada com papel de parede azul e cadeiras brancas – Foto: Home Furniture
Foto: Viva Decora
48. Espelho na sala de jantar e estar integradas decorada com lustre vermelho e parede 3D – Foto: Manoela Lustosa da Silva
Foto: Viva Decora
49. Espelho na sala moderna decorada com tapete listrado e painel ripado para TV – Foto: Tudo Construção
Foto: Viva Decora
50. Espelho na sala pequena decorada com parede tijolinho branca e cadeiras transparentes – Foto: FresHOUZ
Foto: Viva Decora
51. Espelho redondo na sala de jantar decorada com cadeira estofada e mesa grande de madeira – Foto: Home Furniture
Foto: Viva Decora
52. Espelho redondo na sala de jantar decorada com tapete cinza e lustre moderno – Foto: Home Fashion Trend
Foto: Viva Decora
53. Espelho redondo na sala de jantar decorada com tapete preto e buffet de madeira – Foto: LIV Decora
Foto: Viva Decora
54. Modelo diferente de espelho na sala de jantar decorada com mesa de vidro e cadeiras de couro – Foto: FPR Studio
Foto: Viva Decora
55. Parede com espelho na sala de jantar decorada com cadeira estofada amarela – Foto: Elle Decor
Foto: Viva Decora
56. Parede com espelho na sala de jantar decorada com canto alemão – Foto: Arquiteta Juliana Muchon
Foto: Viva Decora
57. Parede com espelho na sala de jantar decorada com lustre moderno e cadeiras estofadas – Foto: Apartment Therapy
Foto: Viva Decora
58. Parede com espelho na sala de jantar decorada em revestimento 3D e lustre redondo – Foto Decor Fácil
Foto: Viva Decora
59. Parede com espelho na sala decorada com sofá capitonê cinza – Foto: Wall Mirrors Blog
Foto: Viva Decora
60. Tons de cinza para decoração com espelho redondo na sala com lareira – Foto: Home Fashion Trend
Foto: Viva Decora
Fonte: Viva Decora
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se