Espaços pequenos são melhores! E nós te damos 7 razões

Além de serem mais fáceis de limpar e organizar, as residências menores são mais personalizáveis e aconchegantes

27 jun 2022 - 19h22
-
-
Foto: Mariana Orsi/Divulgação / Casa.com

Considerando o preço alto dos aluguéis e imóveis (de tudo na verdade né gente ?) , principalmente para aqueles que vivem em grandes cidades, muitos estão trabalhando com espaços menores do que gostariam.

Projeto de Pílula Antropofágik Arquitetura
Foto: Luiza Schreier/Casa.com.br / Casa.com

É por isso que compartilhamos tanto sobre como maximizar o espaço em que você mora. E, embora gostemos de aprender e compartilhar sobre soluções de vida em pequenos espaços, também achamos importante celebrar as muitas vantagens (às vezes ocultas) que vêm com a moradia em quartos apertados.

Publicidade

Dito isso, se você deseja tornar seu pequeno espaço ainda mais aconchegante, continue lendo para saber por que espaços pequenos são os melhores espaços.

1. Eles são ultra aconchegantes

-
Foto: Renato Navarro/Minha Casa / Casa.com

Você pode pensar na palavra "aconchegante" como um eufemismo que os corretores de imóveis malandros usam para "apertado", mas viver em espaços pequenos tem vantagens genuínas quando se trata de criar um ambiente aconchegante.

Quando você não tem muito espaço para preencher e gerenciar, é muito mais fácil se concentrar em tornar seu ambiente perfeito. Peças de decoração pequenas e baratas, como velas e almofadas, terão um impacto maior em seu ambiente geral do que em um espaço maior, criando a vibração exata que você procura.

Também é muito mais fácil mudar as coisas quando você estiver pronto para uma mudança.

Publicidade

2. Eles são mais organizados

Projeto de Leticia de Nóbrega Arquitetura & Design
Foto: Lucas Karam/Casa.com.br / Casa.com

Quando você mora em um local apertado, há muito menos espaço para as "coisas" diversas que têm o dom de se acumular em seu espaço, mesmo quando você não precisa, gosta ou usa.

As coisas que não são mais úteis para você se destacam mais, tornando mais fácil limpar a desordem, se organizar e se cercar apenas de coisas úteis ou valiosas. Quando você não está constantemente procurando o que precisa, torna a vida cotidiana e todas as atividades associadas muito mais eficientes.

3. Eles são mais baratos para decorar

-
Foto: Cacá Brakte/Minha Casa / Casa.com

Pode levar milhares e milhares de reais em móveis e decoração simplesmente para fazer um grande espaço parecer acolhedor, confortável e convidativo.

Projeto assinado pelo escritório Pílula Antropofágik Arquitetura
Foto: Luiza Schreier/Casa.com.br / Casa.com

Espaços pequenos, por outro lado, tornam a decoração (e redecoração) muito mais simples e acessível. Em vez de muitos móveis grandes e caros, você só precisa de alguns para fazer seu estilo brilhar. E você terá muito dinheiro sobrando para mimos como velas e flores frescas.

4. Eles promovem o minimalismo sem estresse

-
Foto: Gabriela Daltro/Casa.com.br / Casa.com

O minimalismo tem feito grandes ondas no cenário do design de interiores, à medida que mais e mais pessoas estão pegando esse estilo de inspiração escandinava em um esforço para viver de forma mais simples e reduzir o estresse.

Publicidade
Projeto de J1 Arquitetura e Engenharia
Foto: Produção visual: Estúdio Cabe/Fotógrafa: Raiana Medina/Casa.com.br / Casa.com

Uma das coisas legais sobre casas pequenas é que elas facilitam a adoção desse estilo sem estresse. Na verdade, o minimalismo é quase uma necessidade para quem está nos menores espaços, como um estúdio, então se você está entre eles, provavelmente já é um mestre minimalista.

5. Eles são mais fáceis de limpar

Projeto de Pílula Antropofágik Arquitura
Foto: Luiza Schreier/Casa.com.br / Casa.com

Esta é definitivamente uma das nossas vantagens favoritas de viver em um espaço pequeno: é muito mais fácil de limpar.

Quanto maior o espaço, mais tempo leva para organizar, arrumar e limpar profundamente, e é muito mais desafiador mantê-lo assim.

Projeto de Mandril Arquitetura
Foto: Mariana Orsi/Casa.com.br / Casa.com

Quem quer passar horas apenas tentando fazer um espaço parecer habitável? É por isso que espaços fofos e aconchegantes são ótimos para quem encontra paz e tranquilidade quando cercado de ordem e limpeza e não quer investir muito tempo e energia para mantê-lo assim.

6. Eles são mais sustentáveis - ambiental e financeiramente

-
Foto: Gabriela Daltro/Casa.com.br / Casa.com

Não é nenhum segredo que os custos de aquecimento, resfriamento e eletricidade podem afetar seriamente - tanto em nossas carteiras quanto no meio ambiente.

Publicidade

Quando você compara a conta de eletricidade de alguém que mora em uma residência imensa com outro que vive em uma pequena, a diferença pode ser monumental.

Projeto do Estúdio Maré
Foto: Felco | Produção: Bendita Bossa/Casa.com.br / Casa.com

Viver em um imóvel menor significa uma séria redução nas despesas mensais, bem como o impacto da sua casa na nossa amada mãe natureza.

7. Eles são mais fáceis de personalizar

Projeto de Antonio Armando de Araujo
Foto: Julia Ribeiro/Casa.com.br / Casa.com

Já entrou em uma grande casa que parece mais um museu do que a casa de alguém que você conhece e se importa? Não é a mais familiar ou acolhedora das vibrações.

Se você é como nós, quer que seu espaço seja um reflexo de você e de suas sensibilidades de estilo pessoal. Espaços pequenos, com sua superfície limitada e espaço na parede, tornam isso muito mais fácil de alcançar.

*Via The Spruce

Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se