Cor do quarto: saiba qual tom te ajuda a dormir melhor

O tom azul claro não é estimulante e ajuda o corpo a produzir melatonina, o hormônio do sono. Além disso, evoca calma e tranqulidade

11 ago 2022 - 19h28
-
-
Foto: Homes and Gardens/Reprodução / Casa.com

De acordo com os especialistas, criar um espaço indutor de sono - ou seja, um ambiente que te ajuda a dormir - se resume a vários fatores importantes, desde a localização do colchão até a roupa de cama - e, claro, sua paleta de cores.

Um interesse crescente na psicologia das cores naturalmente desencadeou a questão de qual cor reina superior no quarto - e o vencedor é óbvio. Especialistas em sono concordam que o azul claro é a melhor cor para ajudá-lo a dormir melhor - então pode valer a pena incorporar essa cor no projeto se você estiver lutando para cair em um sono tranquilo.

Publicidade
-
Foto: Homes and Gardens/Reprodução / Casa.com

Katherine Hall, psicóloga do sono da Somnus Therapy, explica que o azul claro está associado à calma e serenidade - ou seja, é a melhor cor para promover uma noite de sono tranquila. "

Estudos também mostraram que as casas com quartos azuis dormem melhor quando comparadas a qualquer outra cor", diz ela.

Mas o que torna esse tom tão poderoso? Realmente vale a pena trazer esse tom para a frente? Aqui está o que os especialistas pensam:

Os benefícios físicos e terapêuticos do azul

"O azul pode ser uma excelente escolha para decorar um quarto, pois reduz a tensão muscular e o pulso, acalma a mente e normaliza a respiração", explica Rosmy Barrios, especialista em medicina regenerativa da Swiss Medica e autora do Health Reporter.

Publicidade
-
Foto: Homes and Gardens/Reprodução / Casa.com

A Dr. Rosmy sugere que o azul é uma ideia de pintura de quarto perfeita para aqueles que lutam para relaxar por causa de seus ricos efeitos calmantes. Também é recomendada para quem tem insônia. "Além disso, a cor azul está associada à harmonia e equilíbrio", acrescenta.

-
Foto: Homes and Gardens/Reprodução / Casa.com

Kaley Medina, Coach de Sono Pediátrico e Adulto da Live Love Sleep, concorda. "As cores suaves e azuis claras não são estimulantes, o que pode ajudar seu corpo a produzir melatonina (o hormônio em nossos corpos que nos deixa naturalmente sonolentos com o nascer e o pôr do sol)", diz ela. "Isso é exatamente o que nosso corpo precisa à noite para se cansar quando chega a hora de dormir".

-
Foto: Reprodução/My Domaine / Casa.com

Kaley também enfatiza os efeitos relaxantes e calmantes da cor, acrescentando como a decoração com azul evoca visões do céu e do oceano.

"Você pode adicionar azul às paredes do seu quarto, roupa de cama ou decoração para criar essa sensação de serenidade", diz.

*Via Homes and Gardens

Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se