Concreto é o elemento chave de apê de 180m² composto por dois imóveis

O apartamento é formado por duas unidades vizinhas e tem projeto assinado pelo escritório Calamo Arquitetura

3 jul 2022 - 13h11
-
-
Foto: Guilherme Pucci/Casa.com.br / Casa.com

Este apartamento de 180m² é na verdade composto por duas unidades vizinhas idênticas espelhadas. Ele é a morada de um casal que morava no Chile e decidiu voltar ao Brasil. O escritório Calamo Arquitetura aceitou o desafio de transformar o imóvel dos anos 1980 em um lar contemporâneo, integrado e aconchegante.

Por se tratar de uma união de dois apartamentos, o layout foi bastante adaptado, de forma a deixar cada espaço bem definido.

Publicidade
-
Foto: Guilherme Pucci/Casa.com.br / Casa.com

As áreas de cozinha e lavanderia foram concentradas na "asa B" do apto, e o escritório e um lavabo na "asa A". Os dormitórios ficam na parte da frente, considerando a fachada frontal do prédio, e toda área social ocupa o centro da planta.

"Essa condição nos levou a repensar muitos conceitos e formas de uso, além da funcionalidade dos espaços", explica o escritório.

-
Foto: Guilherme Pucci/Casa.com.br / Casa.com

Cozinha e salas se misturam para promover e favorecer a convivência dos ocupantes. Já o home office foi criado próximo à sala de tv, demarcado por painéis de vidro e uma porta de correr.

-
Foto: Guilherme Pucci/Casa.com.br / Casa.com

O lavabo foi reduzido, e o lavatório ficou externo, também ocupando o espaço da sala, mais especificamente da chapelaria.

Publicidade
-
Foto: Guilherme Pucci/Casa.com.br / Casa.com

A chapelaria, a qual funciona como mudroom, é um dos destaques do projeto. "A ideia surgiu da nova necessidade dos sapatos ficarem fora do apartamento! Assim, logo na entrada, criamos um enorme banco com portas basculantes ripadas vazadas, para receber os sapatos e mantê-los ventilados.

Ao lado, fixo na parede, uma estrutura em metalon foi desenhada para receber casacos, bolsas e itens de uso pessoal, aqueles que de imediato queremos apoiar assim que chegamos em casa!", conta o escritório.

Móvel em concreto
Foto: Guilherme Pucci/Casa.com.br / Casa.com

Na decoração, o concreto é o elemento chave de unificação dos ambientes. "Não tem nada mais modernista e brasileiro do que o concreto aparente! E podemos fazer o que nossa criatividade alcançar e o que as formas permitirem!".

Os profissionais criaram móveis moldados in loco no material. "Uma das peças começa num rack para o espaço da tv, se transforma numa mesa de apoio ao sofá, e segue contornando a parede da sala de jantar até servir de apoio para a estante de serralheria e vidro. Só vendo para entender!"

Publicidade

Confira mais fotos na galeria abaixo!

Fique por dentro das principais notícias
Ativar notificações