Como usar rattan nos ambientes sem ser cafona

Confira 15 projetos que utilizam o material para se inspirar e incorporá-lo em sua decoração:

21 mai 2022 - 19h33
-
-
Foto: Reprodução/My Domaine / Casa.com

Se você prestar atenção ao seu feed do Instagram, casas de amigos e sites de decoração, com certeza verá móveis de rattan em todos os lugares hoje em dia. Não é de admirar: a madeira tecida como junco funciona tanto em ambientes internos quanto externos em uma variedade de peças - de luminárias a bancos de bar e mesas de centro.

O rattan é tão versátil quanto forte e casual, com vibes de férias em uma ilha paradisíaca. Todas essas qualidades combinadas fazem peças de mobiliário desejáveis em qualquer área da sua casa.

Publicidade

Vamos esclarecer um equívoco comum sobre o rattan: rattan e vime não são as mesmas coisas, embora muitas vezes sejam confundidos. Rattan é um material; vime é uma forma de tecelagem. Portanto, embora o vime possa ser de rattan, nem todo rattan é feito de vime.

Ficou interessado em trazer a estética para a sua casa? Confira abaixo 15 formas de utilizar o rattan na decoração sem ser cafona:

1. Use rattan para adicionar textura

-
Foto: Reprodução/My Domaine / Casa.com

Como designer do sul da Califórnia, Jamie King, da JLK Interiors, gravita em torno dos elementos naturais com frequência - seja por meio de cores, texturas ou materiais, como o rattan.

"O rattan oferece aquele toque perfeito de elegância litorânea sem ser muito praiano e literal", diz King, que pessoalmente adora usar a madeira tecida nas cozinhas. "Acrescenta textura e dimensão a um espaço utilitário."

Publicidade

2. Crie uma sala de jantar aconchegante

-
Foto: Reprodução/My Domaine / Casa.com

A designer Amy Leferink, da Interior Impressions, adora o rattan por duas razões: durabilidade e versatilidade. Aqui, o rattan cria uma sensação calorosa em uma sala de jantar, com um conjunto real de cadeiras de jantar que podem suportar estar em uma área de alto tráfego e uso.

"Nunca sairá de moda", diz Leferink. "O rattan está aqui para ficar!"

3. Uma cadeira pode ser tudo que você precisa

-
Foto: Reprodução/My Domaine / Casa.com

Mimi Meacham, da Marian Louise Designs, adora a ideia de usar o rattan em um espaço inesperado, como um home office. "Ele traz um certo nível de elegância casual e facilidade ao espaço", diz ela.

Esse é definitivamente o caso deste espaço de escritório que ela projetou, com armários embutidos brancos, ferragens douradas elegantes e uma cadeira de vime estilo bistrô francês.

4. Crie uma vibe de férias em um solário

-
Foto: Reprodução/My Domaine / Casa.com

Caso você precise de provas de que os móveis de rattan (e de bambu) não precisam se parecer com a casa de repouso de sua avó nos anos 1980, deixe-nos apresentar este projeto, cortesia de Liz MacPhail Interiors.

Publicidade

Como o rattan tem inerentemente uma vibe de férias, jogue isso em um solário, onde, com alguns travesseiros estampados, plantas tropicais e um bom livro, você pode se enganar dizendo que está de férias.

5. Faça um cômodo parecer mais casual

-
Foto: Reprodução/My Domaine / Casa.com

Lauren Lerner, fundadora e principal designer da Living With Lolo, utiliza o rattan principalmente por dois motivos: para adicionar textura e instantaneamente fazer um quarto parecer um pouco mais casual, como nesta sala de estar.

"Os hóspedes veem a parte de trás dessas cadeiras da entrada da frente da casa, então adicionar o design e a textura exclusivos dessas cadeiras adicionou muito interesse visual ao espaço", diz Lerner.

6. Abrace o estilo costeiro com uma lâmpada de piso de rattan

-
Foto: Reprodução/My Domaine / Casa.com

Costeira e chique - é essa a vibração que esta luminária de chão de vime orgânico e tecida à mão, da Lindye Galloway Studio + Shop, emite. A sombra é feita de vime natural, enquanto a base e os detalhes são feitos de um acabamento de latão antigo quente.

Publicidade

7. Opte pelos neutros

-
Foto: Reprodução/My Domaine / Casa.com

Calor - é isso que Jessica Davis, proprietária e designer principal da JL Design, estava buscando com este projeto de cozinha. Ela conseguiu esse aconchego com um conjunto de banquetas de rattan.

"No geral, a introdução da textura que exala o rattan contribuiu para o calor que estávamos tentando alcançar neste espaço", diz ela.

8. Experimente o rattan clássico

-
Foto: Reprodução/My Domaine / Casa.com

Este espaço projetado por Liz MacPhail Interiors está nos inspira a largar tudo e comprar móveis com rattan. Nestas cômodas de madeira em tons frios de estilo escandinavo, por exemplo, o rattan fornece um charme clássico e interesse textural, enquanto as peças em si são incrivelmente práticas, abrigando discos de vinil e CDs.

9. Crie um escritório charmoso

-
Foto: Reprodução/My Domaine / Casa.com

"O rattan é uma opção maravilhosa para quase qualquer estética de design", diz King. "É funcional e visualmente atraente e sua textura natural adiciona calor a qualquer ambiente". Como em um home office, como mostrado acima.

"O rattan também é altamente durável e, com as pessoas passando mais tempo em casa, pode levar uma boa quantidade de desgaste", diz King, o que o torna um material perfeito para uma cadeira de escritório em casa.

Publicidade

10. Utilize a funcionalidade interna/externa

-
Foto: Reprodução/My Domaine / Casa.com

Esta lareira dos sonhos da JL Design utiliza cadeiras de rattan e um pufe para fornecer um lugar confortável (e prático) para se aconchegar em uma fogueira. Nada melhor no inverno, não é?

11. Adicione pendentes de rattan à sua lista de compras

-
Foto: Reprodução/My Domaine / Casa.com

Para adicionar textura à sua cozinha, compre pendentes de rattan. A estrutura do material intrincadamente tecida e os detalhes de corda natural se prestam a cozinhas de todos os estilos, de casa de fazenda a costeira e contemporânea.

12. Aposte em diversão e personalidade

-
Foto: Reprodução/My Domaine / Casa.com

Lauren Lerner, fundadora e principal designer da Living With Lolo, não conseguia fazer caber uma área de leitura e duas mesinhas de cabeceira nesta sala - então ela optou por pular a segunda mesa de cabeceira e adicionar uma cadeira de balanço de rattan. "Isso acrescenta diversão ao espaço", diz.

13. Complemente em vez de combinar

-
Foto: Reprodução/My Domaine / Casa.com

Por que parar em um pedaço de rattan? Nesta sala de estar, o escritório Liz MacPhail Interiors demonstra como usar várias peças do material de forma complementar - não combinando.

Publicidade

A luminária e o banquinho coordenam com as persianas e as mesas laterais, sem combinar abertamente, o que cria um design pensativo e suficientemente boho.

14. Aproveite a versatilidade do rattan

-
Foto: Reprodução/My Domaine / Casa.com

Precisa de provas da versatilidade do rattan? Este espaço de escritório, projetado por Liz MacPhail Interiors, combina uma mesa de centro curva, feita de rattan com tampo de vidro, com uma cor de tinta em tons de joia.

O material combina com os tons naturais e neutros e traz um toque casual à uma sala glamourosa.

15. Use o rattan para fazer a transição entre ambientes e estilos

-
Foto: Reprodução/My Domaine / Casa.com

Neste espaço de transição entre a sala de estar e a sala de estar, Mark Lavender, designer principal da M. Lavender Interiors, optou por um design de solário em estilo inglês. As principais características incluem o papel de parede inglês, o tapete persa e, claro, a cadeira de vime.

"Adoramos como a cadeira criou essa tensão entre o refinamento dos revestimentos de parede com a sensação externa mais rústica da cor natural da cadeira", diz ele.

Publicidade

*Via My Domaine

Fique por dentro das principais notícias
Ativar notificações