Como plantar manacá-da-serra em vasos

É possível cultivar essa espécie vistosa mesmo em apartamentos pequenos. Saiba como plantá-la em vaso e que cuidados se deve ter:

11 ago 2022 - 19h28
-
-
Foto: Bernardete Alves/Reprodução / Casa.com

Direto da Mata Atlântica brasileira, o manacá-da-serra é uma das maiores plantas domésticas e pode chegar até 12 metros de altura.

-
Foto: Amo Plantar/Reprodução / Casa.com

Também conhecida como cuipeúna, jacatirão ou manacá-da-serra-anão, a espécie pode ser explorada em muitos projetos de paisagismo e possui a vantagem de não ter raízes agressivas, sendo perfeita para vasos ou para ser plantada diretamente no solo, em seu jardim ou em praças e calçadas.

Publicidade
-
Foto: Sítio da Mata/Reprodução / Casa.com

As folhas do mancá-da-serra são verdes escuras e suas flores são em uma coloração gradativa que varia entre o rosa e o lilás. Em tons vibrantes, as flores se destacam no jardim, sendo uma ideia maravilhosa para dar as boas vindas a quem chega em casa.

Como dito, a espécie de grande apelo paisagístico pode ser plantada em solo, mas quem mora em apartamentos pequenos também pode usufruir de sua beleza. É possível plantá-la em vasos. Confira como:

Como plantar manacá-da-serra em vaso

-
Foto: Décor Fácil/Reprodução / Casa.com

Separe uma muda de manacá-da-serra saudável e vistosa e adquira um vaso médio ou grande para não impedir o seu crescimento. Compre um substrato arejado e rico em matéria orgânica. Prepare-o misturando uma parte de terra comum e duas partes de areia.

Depois, reserve pedras, seixos ou argila expandida para drenagem, recorte um pedaço de geotêxtil (tecido para drenagem) e adquira também cascas de pinus.

Publicidade
-
Foto: Décor Fácil/Reprodução / Casa.com

Para montar o vaso, é simples: coloque as pedras no fundo e cubra com o retalho de geotêxtil. Em seguida, preencha o vaso até a metade com o substrato. Centralize a muda no vaso e complete com o substrato até dois dedos abaixo da borda. Por último, coloque as cascas de pinus sobre o substrato.

-
Foto: Minhas Plantas/Reprodução / Casa.com

Cuidado para não deixar o manacá-da-serra receber luz solar direta por uma semana - depois deste período, você está livre para deixá-lo em um lugar iluminado e arejado.

-
Foto: Décor Fácil/Reprodução / Casa.com

Quanto às regas, saiba que a espécie requer bastante umidade. Por isso, vale deixar sempre a terra úmida e observar quando as flores e folhas estiverem murchas. No verão, a rega precisa ser diária.

*Via Tua Casa e Viva Decora

Fique por dentro das principais notícias
Ativar notificações