Como Escolher o Tapete Ideal para o Quarto do Pequeno!

13 out 2021 - 11h05

O tapete é um item essencial para qualquer ambiente ficar mais charmoso! No entanto no quarto da criança muitas dúvidas podem surgir antes de você fazer a escolha correta, por isso resolvemos te ajudar.  

Eles são capazes de complementar a decoração, dando um toque especial e deixando o quarto com muito mais conforto e charme. O uso dos tapetes também é ótimo para a acústica do local, o que é perfeito para uma casa com crianças.

Publicidade

Além disso, você pode escolher tapetes com muito estilo e design e criar um cantinho especial para a criança brincar e descansar. Por isso, hoje vamos te dar algumas dicas de como escolher o tapete ideal.

1. Quarto infantil decorado com tapete colorido e papel de parede geométrico – Foto: Marcos Fertonani para MOOUI
1. Quarto infantil decorado com tapete colorido e papel de parede geométrico – Foto: Marcos Fertonani para MOOUI
Foto: Viva Decora
2. Tapete para decoração de quarto infantil preto e branco – Foto: Marcos Fertonani para MOOUI
Foto: Viva Decora

Pense no ambiente!

Para não cometer erros na hora da escolha é primordial entender bem o uso do ambiente para a escolha da dimensão do tapete. No momento de planejar onde cada móvel irá ficar você já pode pensar qual formato vai se encaixar melhor no local. 

Para personalizar ainda mais e garantir que esse ambiente seja utilizado de um jeito super legal para a criança é fazer ela mesma participar do processo de construção desse espaço, dando possibilidade de escolha e personalização, para tudo ficar do jeitinho que ela mais gosta.

Publicidade
3. Decoração de quarto infantil com tapete redondo colorido e papel de parede de bolinhas – Foto: Marcos Fertonani para MOOUI
Foto: Viva Decora
4. Quarto infantil colorido decorado com tapete listrado e cortina floral – Foto: Marcos Fertonani para MOOUI
Foto: Viva Decora

Escolha o material correto e não se arrependa!

Existem diversas opções de materiais de tapetes, mas cada um tem a sua vantagem e para escolher o ideal é essencial pensar no uso do ambiente e para qual finalidade você prioriza usá-lo

Os tapetes de algodão são peludinhos e super confortáveis. São ideais para deixar bem rente a cama, assim a criança pisa sempre em algo fofinho na hora de acordar. Eles também são perfeitos para os pequenos que adoram deitar no chão para brincar ou ler livros.

Se você preza pela praticidade, os tapetes ideais podem ser os playmats. Feitos de PVC eles tem uma manutenção super simples, para limpar é apenas passar um pano úmido. Outra vantagem é que ele é antiderrapante e ideal para brincar.

5. Tapete lúdico para quarto infantil decorado com cama casinha e papel de parede de borboletas – Foto: Marcos Fertonani para MOOUI
Foto: Viva Decora

Praticidade é tudo!

Se você prefere um tapete que possa usar em qualquer lugar, talvez a escolha correta para você seja os tapetes de tecido e lona. Os tapetinhos de brincar foram pensados para acompanhar o crescimento da criança.

Publicidade

Ele protege o chão e deixa muito mais fofinho no momento de aprender a engatinhar, além disso o forro de lona não permite que ele escorregue, afinal a segurança da criança é essencial. Como esse modelo é super compacto, você também pode levar ele por aí, em picnics e na praia.

Uma ótima dica é dar preferência a móveis com gavetas para conseguir guardar tudo e liberar a mesa apenas para trabalho. Mas caso isso não seja possível você pode escolher algumas caixas organizadoras para apoio no chão.

6. Tapete para quarto infantil colorido decorado com prateleiras para livros e cama de madeira – Foto: Marcos Fertonani para MOOUI
Foto: Viva Decora

Sobre cores e estampas!

Como o tapete é um dos maiores objetos de decor do quarto ele deve ser escolhido com cuidado, a dica é saber as cores do quartinho e escolher o tapete com tons da mesma paleta.

Caso você goste de ousar você pode escolher tapetes figurativos e com estampas vibrantes. Outra forma de dar mais personalidade ao ambiente é optar por tapetes com formatos não tradicionais, como flores, folhas e outros.

Publicidade

Já se você prefere um tapete mais atemporal, a dica é abusar das formas geométricas. Listras e bolinhas nunca saem de moda e você pode até utilizá-los em outros ambientes da casa quando quiser mudar a decoração do quartinho

7. Tapete listrado para quarto infantil temático decorado com papel de parede fundo do mar – Foto: Marcos Fertonani para MOOUI
Foto: Viva Decora

Não consegue escolher? Temos a dica final!

Se você não consegue escolher o tapete ideal, que tal usar mais de um? Sobrepor os tapetes é a melhor dica para os indecisos, essa tática também é perfeita para deixar o ambiente com muito mais personalidade.

Para sobrepor os tapetes o melhor é misturar materiais e formatos. Um tapete redondo e um retangular, um figurativo e um geométrico, sempre coordenando cores e estampas.

O importante mesmo é você não deixar o tapete de fora da sua decoração!

8. Sobreposição de tapetes para decoração de quarto infantil romântico – Foto: Marcos Fertonani para MOOUI
Foto: Viva Decora

Essas dicas de decoração para um cantinho de estudos foram criadas pela equipe MOOUI.

Publicidade
Fonte: Viva Decora
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se