Como cultivar morangos dentro de casa

Tenha frutas fresquinhas e orgânicas à mão

6 jul 2022 - 19h23
Julho é tempo de morango, cupuaçu e mais!
Julho é tempo de morango, cupuaçu e mais!
Foto: Jair Magri/Reprodução / Casa.com

Plantar morangos dentro de casa? Pode acreditar! Na verdade, pode ser mais fácil do que parece. Cultiva-los em ambientes fechados permite que você controle fatores como luz e temperatura, e repele aquelas pragas irritantes que tem ao ar livre. Confira as dicas a seguir.

Como cultivar morangos em casa

-
Foto: Justus Menke/Pexels / Casa.com

Primeiramente, deve-se considerar questões de espaço e a variedade de plantas de morango que se deseja cultivar.

Publicidade
-
Foto: Tofroscom/Pexels / Casa.com

Soluções para economizar espaço, como vasos e recipientes pendurados no teto, são ótimas opções. Áreas inteiras de uma casa ou apenas um peitoril da janela também podem ser dedicadas a horta em ambientes fechados, mas certifique-se de não apertar demais as plantas para que elas não se tornem suscetíveis a doenças ou problemas de mofo.

O ingrediente chave para o cultivo de plantas de morango, é claro, é a exposição ao sol. Seja em ambientes internos ou externos, elas precisam de pelo menos seis horas de sol por dia, o que pode ser fornecido pela exposição ao sol ou pelo uso de iluminação artificial.

Variedades de plantas

-
Foto: David J. Boozer/Pexels / Casa.com

Uma ótima cultura é o morango silvestre ou morango bravo, que mantém uma estrutura mais aglomerada em vez de dispersa - uma coisa boa se você tiver problemas de espaço.

Você também pode plantar morangos a partir de sementes. Se for esse o caso, congele as sementes por duas a quatro semanas para iniciar o processo de germinação.

Publicidade

Como cuidar de plantas de morango

-
Foto: Aphiwat Chuangchoem/Pexels / Casa.com

Os morangos têm um sistema radicular muito raso e podem, portanto, ser plantados em quase tudo, desde que o solo, a água e a luz sejam adequados. Morangos em vasos (ou fora) requerem um pH do solo de 5,6-6,3.

-
Foto: Ivanna Kykla/Pexels / Casa.com

Um fertilizante de liberação controlada é recomendado apesar da profundidade do recipiente de morango, ou uma vez por mês com um fertilizante padrão rico em potássio até que as plantas floresçam. Quando os morangos começarem a florescer, fertilize a cada 10 dias até que a colheita termine.

Antes de plantar morangos, remova os estolhos (pequenos caules aéreos), apare as folhas velhas ou mortas e apare as raízes para 10 a 12,5 cm. Mergulhe as raízes por uma hora e depois plante o morango para que a coroa fique nivelada com a superfície do solo e o sistema radicular se espalhe.

Além disso, ao cultivar morango dentro de casa, você deve remover as flores nas primeiras seis semanas após o plantio. Isso permite que a planta se estabeleça antes de gastar sua energia na produção de frutas.

Publicidade
-
Foto: Lukas/Pexels / Casa.com

O cultivo de plantas de morango dentro de casa deve ser verificado diariamente para conferir a necessidade de água. Nesta frequência até a estação de crescimento e depois somente quando os 2,5 cm superiores estiverem secos. Tenha em mente que os morangos gostam de água, mas não muito.

*Via Gardening Know How

Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se