Cascas de banana podem ajudar no jardim?

Especialistas em jardinagem debatem se adicionar casca de banana ajuda suas rosas a prosperar

28 jun 2022 - 19h30
-
-
Foto: Peter Beales/Reprodução / Casa.com

Colocar cascas de banana ao redor de suas rosas no verão pode parecer um pouco fora da caixinha, mas tem sido divulgado como uma maneira fácil e orgânica de fornecer potássio, que todas as plantas precisam para fortalecer seu sistema imunológico, ajudando-as a resistir a doenças e crescer fortes e saudáveis.

Close-up de rosa.
Foto: Luis Gomes/Reprodução / Casa.com

Elas também podem ser uma ótima fonte de cálcio, magnésio, fosfatos e enxofre, que todas as plantas precisam para sobreviver.

Publicidade

Então, se você está aprendendo a cultivar rosas, será que este método é útil mesmo para beneficiar suas flores?

Quando usar o truque das cascas de banana

-
Foto: cjp/Getty Images / Casa.com

Seja qual for o tipo de rosa que você escolheu para cultivar, o melhor momento para adicionar casca de banana ao solo é no plantio.

John Dempsey, especialista em jardinagem da Housetastic, aconselha: "Você deve colocar uma casca de banana picada no fundo do vaso antes de inserir a planta e misturar o resto com adubo e terra ao redor da nova planta."

Você também pode colocar cascas de banana no solo ao redor de plantas estabelecidas.

Publicidade

Use aqueles pedaços escuros

-
Foto: Reprodução/Getty Images / Casa.com

Dr. Andrew Plasz, especialista em rosas dos EUA, também é fã de usar casca de banana e as guarda secas ao longo do ano.

"Cascas secas quebram-se facilmente ao amassar com as mãos", diz ele, acrescentando que as armazena em envelopes lacrados, marcados com a data. "Ao plantar, use primeiro as cascas mais antigas."

O método funciona?

-
Foto: Peter Beales/Reprodução / Casa.com

Alguns especialistas alertam que o excesso de potássio pode ser prejudicial às plantas, pois todos os nutrientes devem ser cuidadosamente balanceados ao fertilizar. O conselho geral é não usar mais de três cascas de banana de cada vez em torno de uma única planta.

Um porta-voz dos produtores especializados em rosas, Peter Beales diz que nunca ouviu falar do truque da casca de banana, mas acredita que um uso semelhante de grãos de café ricos em nitrogênio pode ser benéfico.

-
Foto: Earl Wilcox/Unsplash / Casa.com

Nunca chegue muito perto das raízes de uma rosa com borra de café, pois muito nitrogênio pode ser tóxico, causando o colapso da planta. A melhor maneira de usar a borra de café é diluí-la em água e regar cuidadosamente.

Publicidade

E você, vai economizar suas cascas de banana no jardim?

*Via Gardening Etc

Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se