Monte seu e-commerce e divulgue sua marca no Terra

8 ideias para iluminar os espelhos do banheiro

Luminárias laterais, penduradas ou acima do espelho são algumas das opções para trazer mais brilho e cor a esse ambiente

3 jul 2022 - 19h01
Compartilhar
Projeto de Eliane Ventura
Projeto de Eliane Ventura
Foto: Renata D'Almeida/Casa.com.br / Casa.com

Não há dúvida de que as ideias de iluminação do banheiro obtidas através do uso de espelhos estão no centro das atenções do design de interiores de agora. 

Antes que você se empolgue demais, porém, observe que iluminar o espelho (e, portanto, a área da pia / penteadeira) é apenas uma parte, embora muito importante, para alcançar um esquema de iluminação de banheiro bem-sucedido. 

Publicidade
Projeto de Gabriela Mendes
Foto: Mariana Orsi/Casa.com.br / Casa.com

Pense nisso da mesma maneira que você pode planejar ideias de iluminação da sala de estar. Considere a iluminação da tarefa, para barbear e maquiagem, bem como a iluminação ambiente para definir um clima relaxante. Confira algumas ideias:

1. Personalize pingentes

-
Foto: Future PLC/Alasdair MacIntosh/Reprodução / Casa.com

Você pode ter visto pingentes de aranha multifios, fornecendo um toque de estilo industrial. Basta posicionar a rosácea de teto - o deslocamento pode parecer mais moderno - depois enrole cada cabo em ganchos e ajuste à sua altura perfeita.

Tenha o cuidado de cumprir as classificações de segurança, garantindo que os pendentes fiquem a pelo menos 60 cm de distância das torneiras do lavatório e da banheira. Também certifique-se de que as peças são adequadas para ambientes úmidos.

2. Fixe as luzes diretamente no espelho

-
Foto: Future PLC/David Giles/Reprodução / Casa.com

Colocar luminárias de parede em um painel de vidro espelhado é uma maneira simples e eficaz de obter uma aparência inteligente e contemporânea para seu banheiro. 

Publicidade

O vidro espelhado reflete a forma de uma luminária de parede elegante, dobrando seu apelo de design. Procure acessórios com formas esculturais.

3. Complemento de acessórios

-
Foto: Future PLC/David Parmiter/Reprodução / Casa.com

As casas da época não tinham banheiros internos, muito menos iluminação elétrica! Mas, felizmente, existem muitos designs de inspiração tradicional que parecerão autênticos de propriedades mais antigas. Luminárias com juntas esféricas e formas semelhantes a arandelas são uma boa escolha. 

4. Espalhe a luz

Um banheiro com duas pias e dois espelhos.
Foto: Future PLC/William Goddard/Reprodução / Casa.com

"Se você tiver dois espelhos e duas bacias bem próximos, adicione uma luz adicional no meio para espalhar a iluminação sem exagerar", diz Ian Cameron, diretor criativo da marca de iluminação Empty State. 

"Isso pode ser na forma de luminárias de parede ou talvez um trio de luminárias pendentes."

Publicidade

5. Compre um espelho com iluminação embutida

-
Foto: Future PLC/Lizzie Orme/Reprodução / Casa.com

Os espelhos iluminados com LEDs integrados proporcionam uma solução de design elegante. Do ponto de vista da instalação, os espelhos iluminados são projetados para serem conectados ao seu anel de iluminação normal.

"Espelhos de banheiro com iluminação integrada não apenas fornecem ótima iluminação para observar seu reflexo, mas também ajudam a combater o brilho que às vezes é refletido ao instalar luzes separadas", acrescenta Trinity Owhe, especialista em design, encanamento vitoriano. 

6. Escolha pingentes para um simples ajuste retrô

-
Foto: Future PLC/Lizzie Orme/Reprodução / Casa.com

"Você pode pendurar pingentes no teto ao lado do espelho, para que funcionem como luzes de parede", diz David Amos, CEO da Amos Lighting + Home . "Pingentes usados dessa maneira também são uma escolha elegante, proporcionando uma bela estética que emoldura o espelho", acrescenta David.

7. Faça da iluminação parte do mobiliário

-
Foto: Future PLC/Colin Poole/Reprodução / Casa.com

Muitas coleções de móveis de banheiro incluem iluminação embutida perfeitamente posicionada acima do espelho.

Publicidade

Para aplicar maquiagem, aponte para lâmpadas com classificação 4800-5000K, que é considerada a melhor para obter resultados mais naturais. Se você preferir ver um brilho saudável quando olhar no espelho, aponte para 2700K.

Acima de tudo, evite LEDs brancos e frios, acima de 5000K. Isso fará com que a pele pareça pálida, não importa quanto blush você aplique.

8. Posicione as luzes de parede em ambos os lados do espelho

-
Foto: Future PLC/David Parmiter/Reprodução / Casa.com

Não há nada de errado com as luzes acima do seu espelho, desde que estejam perto o suficiente da parede. Isso garante que você não os ofusque com a cabeça quando se inclinar. 

Mas para uma iluminação ideal do rosto, sem olheiras escuras ou sombras de cinco horas, os espelhos laterais são o caminho a seguir.

Publicidade

"A iluminação de tarefas na área da pia do banheiro é realmente sobre a iluminação do rosto", diz Sally Storey, diretora criativa da John Cullen Lighting.

*Via Ideal Home

Fique por dentro das principais notícias
Ativar notificações