7 dicas de ouro para organizar a sua cozinha

Está sentindo que a sua cozinha está bagunçada demais? Saiba como deixar o ambiente em ordem para as atividades do dia a dia

16 ago 2022 - 17h06
Veja essas dicas para organizar melhor a sua cozinha
Veja essas dicas para organizar melhor a sua cozinha
Foto: Alto Astral

Além de ser um ambiente essencial para o preparo da comida, a cozinha é também um cômodo social, onde os moradores se reúnem para as refeições ou para tomar aquele cafezinho. Nesse sentido, por ser um espaço bastante utilizado, a probabilidade de que esse cômodo fique desorganizado com o tempo é grande.

Por isso, trouxemos sete dicas de ouro do gerente de mercado de decoração e organização Luciano Hoffmann para você organizar a sua cozinha e deixá-la muito mais bonita e funcional:

Publicidade

Descarte objetos que você não utiliza mais

Em primeiro lugar, para um ambiente limpo e organizado, é necessário descartar aquilo que não é mais utilizado. Você também pode descartar itens quebrados, assim como aqueles repetidos, de grande quantidade.

Então, uma boa ideia, no caso de objetos que estejam em boa qualidade, é doá-los. Desse jeito, você deixa a sua cozinha mais organizada e ainda ajuda alguém.

Separe os produtos de cozinha por categorias

Uma boa dica para uma cozinha mais organizada e funcional é separar os utensílios domésticos por categorias - copos, pratos, panelas, travessas e potes, por exemplo -, colocando em um espaço determinado para cada item. "Isso facilita na hora de procurar um produto e torna sua rotina na cozinha mais ágil", conta Luciano.

Os itens devem ser guardados separados por categorias
Foto: : Shutterstock / Alto Astral

Mantenha os objetos mais utilizados à vista

Os produtos mais usados no dia a dia devem estar, principalmente, em um local acessível para facilitar o seu manuseio. "Dentro dos armários, outra dica é colocar os itens maiores atrás e os menores na frente, para melhorar a visualização de tudo o que tem lá dentro", comenta o especialista.

Publicidade

Aproveite bem o espaço das gavetas da cozinha

Uma cozinha tradicional possui entre quatro e cinco gavetas e, para uma boa organização delas, as divisórias são bem-vindas. Sobre a divisão dos itens, a recomendação é: guarde os talheres na primeira gaveta, os acessórios como espátulas e pegadores na segunda, os panos de prato na terceira e as toalhas de mesa e guardanapos na quarta. Sendo assim, caso haja uma quinta gaveta, você pode utilizá-la para guardar outros itens que não tenham um lugar definido ainda.

Você pode atribuir para cada gaveta uma finalidade diferente
Foto: : Shutterstock / Alto Astral

Aposte em prateleiras, nichos ou cestos

Os nichos e prateleiras são ótimas opções para conseguir visualizar melhor todos os itens da sua cozinha. Os cestos, por sua vez, são funcionais para guardar itens pequenos, liberando mais espaço nos armários.

As prateleiras têm uma função essencial na organização da cozinha
Foto: : Shutterstock / Alto Astral

Opte por ganchos na parede para deixar os utensílios à mão

Os ganchos na parede também são ótimas opções para colocar frigideiras, espátulas e outros objetos de uso frequente. Afinal, além de decorar a sua cozinha, os ganchos são bons para agilizar a rotina na hora de preparar as refeições.

Preserve a organização da cozinha

Por fim, agora que tudo está no seu lugar, como fazer para manter a cozinha arrumada? Para Luciano, a resposta para esse problema é, basicamente, ter o hábito de devolver as coisas que usar para os seus devidos lugares e não deixar itens se acumularem pela cozinha.

Publicidade

"Sempre deixe a bancada o mais livre possível, deixando sobre ela somente os eletrodomésticos mais utilizados. Quando pegar algo das gavetas ou armários, devolva no mesmo lugar. O desenvolvimento de um hábito de organização é o que vai ajudar a preservar tudo arrumadinho", diz o especialista.

Portanto, trate de deixar tudo o mais organizado possível, combinado?

Fonte: Luciano Hoffmann, gerente de mercado da categoria de decoração e organização da Telhanorte Tumelero.

Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se