20 maneiras de limpar a casa com limão 

Traga para a faxina produtos naturais e práticos

9 ago 2022 - 19h11
(atualizado em 10/8/2022 às 14h48)
-
-
Foto: Crema Joe/Unsplash / Casa.com

Com propriedades naturais de branqueamento, desengordurantes, antibacterianas e aroma fresco, o limão é o ingrediente perfeito para enfrentar com sucesso todos os tipos de sujeiras de maneira ecológica.

Aproveite os poderosos atributos da fruta para remover manchas, limpar e polir superfícies, atualizar eletrodomésticos e até controlar pragas, conheça todos os seus usos:

Publicidade
-
Foto: Elle Hughes/Pexels / Casa.com

""

Dica: Se você só precisa de uma pequena parte do limão, corte o restante e congele. Limões congelam por longos períodos.

Maximize a quantidade de suco que você tira colocando a fruta em água quente por 15 minutos ou aquecendo-a no micro-ondas por um minuto (antes de colocar o limão no micro-ondas, fure sua parte superior para evitar explosões).

Soluções em casa

-
Foto: Lukas/Pexels / Casa.com

- Limpe o ar fervendo limões cortados em uma panela com água por cerca de uma hora; os vapores fumegantes substituirão os cheiros de mofo do inverno por aromas de verão.

Ou misture suco de limão e água em um pequeno borrifador e use o spray, sem produtos químicos, para eliminar os odores de frituras e do banheiro.

Publicidade

- Suco e cascas de limão são controles de entrada de formigas em sua casa. Borrife a área com suco de limão e coloque as cascas de limão em buracos e rachaduras. Este produto ainda é seguro para animais de estimação.

-
Foto: New York Times/Reprodução / Casa.com

- Crie uma solução que elimina germes juntando 240 ml de vinagre branco, 120 ml de suco de limão, 100 ml de vodka, oito gotas de óleo essencial de capim-limão e duas a três gotas de sabão de castela em um borrifador.

Ou, se preferir, deixe as cascas da fruta repousarem em vinagre branco destilado por algumas semanas, o ácido cítrico da fruta será extraído pelo vinagre para criar um poderoso limpador.

- Coloque club soda em um borrifador e adicione uma colher de chá de suco de limão. Sem club soda? Use água destilada com um pouco de suco de limão para criar seu próprio limpa-vidros.

Publicidade
-
Foto: Ana Cadena/the spruce / Casa.com

- Desinfete maçanetas de portas, carros e geladeiras, telefones, controles de TV e outras superfícies frequentemente tocadas com um pano úmido em uma mistura de suco de limão e água.

- Combine duas partes de sal com uma parte de suco de limão para ter um esfoliante abrasivo que você pode usar para remover ferrugem, erradicar manchas de roupas e higienizar panelas de cobre, tábuas de corte e portas de chuveiro sujas.

- Renova os pincéis endurecidos com tinta colocando as pontas de cerdas em uma panela com suco de limão fervente. Abaixe o fogo, deixe os pincéis descansarem por 15 minutos e depois lave-os com água e sabão. Você também pode usar a substância para tirar tinta seca do vidro da janela, com apenas gotas com um pano macio.

Melhore as operações da cozinha

-
Foto: Simon Winnall / Taxi/Getty Images / Casa.com

- Elimine os odores dos alimentos jogando limões usados no lixo ou pedaços da fruta congelada para criar aromas cítricos.

- Posicione uma tigela de suco de limão no microondas e deixe ferver. O suco de limão será vaporizado para amolecer os detritos presos para que você possa higienizar o interior com um pano.

Publicidade

- Disponha um recipiente com suco de limão na prateleira superior e ligue a máquina de lavar louças em um ciclo normal. O suco se misturará com a água do ciclo para remover manchas de água dura e acúmulo de ferro.

-
Foto: Homestead and Chill/Reprodução / Casa.com

- Espete uma metade da fruta em um garfo longo e esfregue o lado exposto em uma grelha quente para limpar a superfície.

- Coloque cascas de limão congeladas em liquidificadores e moedores de café para limpar as lâminas. Ligue a energia e deixe as lâminas girarem.

-
Foto: Quintin Gellar/Pexels / Casa.com

- Higienize as manchas de água da porcelana e talheres usando um pano de microfibra umedecido com um toque de suco de limão concentrado. Utilize o mesmo método para remover marcas em potes de plástico.

- Limpe o ralador de uma forma super fácil, basta cortar um limão ao meio e ralar o lado carnudo em todos os lados do utensílio, depois enxágue rapidamente. O óleo e o suco da fruta ajudam a cortar a gordura láctea e quebrar qualquer uma dessas proteínas.

Publicidade

Higiene do banheiro

-
Foto: Speclean/Reprodução / Casa.com

-Esfregue a fruta cortada em molduras do box e torneiras de banheiro para remover manchas de água e de outros tipos.

-Aplique com cuidado o suco de um limão nas linhas de rejunte para remover mofo e manchas. O suco de limão é um ácido que pode perfurar e danificar azulejos, pedras e superfícies compostas, portanto, limpe os derramamentos imediatamente.

Misture suco de limão concentrado com bórax ou bicarbonato de sódio para criar uma pasta. Use uma escova de dentes dura para aplicar o produto nas linhas de rejunte e deixe descansar um pouco para branquear.

Salas de jantar e estar limpas

-
Foto: Better Homes & Gardens/Reprodução / Casa.com

- Combine uma parte de suco de limão com duas partes de azeite ou óleo vegetal para criar um polidor de móveis sem produtos químicos que esconde arranhões e produz um acabamento brilhante. Esfregue o polidor nas superfícies dos móveis usando um pano macio.

- Faça um spray de pó usando dois saquinhos de chá, suco de limão e 3 xícaras de água. Ferva a água, adicione os saquinhos de chá e deixe a mistura esfriar. Jogue a solução em um recipiente com uma colher de chá de suco de limão. Pulverize levemente em um pano de microfibra e tire a poeira.

Publicidade

Facilite as tarefas do dia da lavanderia

-
Foto: Reprodução/The Kitchn / Casa.com

- Use suco de limão para remover manchas de tinta de tecidos brancos (coloque um pano absorvente limpo sob o tecido manchado para absorver a mancha e proteger sua superfície de trabalho). Você também consegue iluminar as peças adicionando um pouco deste ingrediente ao ciclo de enxágue.

- Elimine manchas de roupas e odores de máquinas de lavar: camisetas com manchas nas axilas ganham nova vida quando tratadas com uma solução de 50-50 de água e suco de limão aplicada na mancha e deixada secar por 30 minutos antes do item ser lavad. Toalhas lavadas, mas com cheiro de mofo? Inclua 1/2 xícara de suco de limão engarrafado nos compartimentos da máquina e 1/4 xícara do mesmo ingrediente direto nas peças.  

*Via Better Homes & Gardens 

Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se