16 Espécies de Suculentas de Sol Para Você Cultivar em Casa

23 mai 2022 - 08h15

As suculentas de sol são plantas muito resistentes e que tem grande capacidade de absorver e armazenar água em suas folhas, caules e raízes. Essas plantas também exigem poucos cuidados de cultivo, tornando-se ideais para aqueles que desejam iniciar seus primeiros passos na jardinagem.

Na natureza existem diversas espécies de suculentas que gostam de sol, não é à toa que muitas pessoas ficam em dúvida sobre qual delas cultivar em casa. Pensando nisso, preparamos uma lista especial com 16 espécies de suculentas de sol que certamente irão deixar sua decoração muita mais linda e acolhedora. Afinal, quais suculentas gostam de sol? Confira agora!

Publicidade
1. As suculentas de sol são plantas muito resistentes. Fonte: Amo Plantar
1. As suculentas de sol são plantas muito resistentes. Fonte: Amo Plantar
Foto: Viva Decora

Compre produtos desta foto:

  • Jogo de Vasos de Cerâmica Mira - Rosé e Marrom - L 13,5 cm x A 16 cm
  • Vaso em Vidro Moara - Fumê - A 20 x D 17 cm
  • Vaso Belinda - Verde - A 32 cm x D 20 cm
  • Vaso Donna - Terracota - A 18 cm x D 22 cm

Confira 16 espécies de suculentas de sol e cultive-as em casa

As suculentas são excelentes plantas para equilibrarem as emoções e trazerem beleza e qualidade de vida aos ambientes. Por isso, em se tratar de suculentas de sol é importante ficar atento sobre quais são as espécies que necessitam dessa grande luminosidade para se desenvolverem bem.

Mas, afinal, quais suculentas gostam de sol? Confira abaixo uma lista com 16 espécies de suculentas de sol e cultive-as em casa. Prepare as floreiras e os vasos para suculentas e mãos a obra!

1. Suculenta Senécio Azul

Nativa da África do Sul, a planta senécio azul faz parte da lista de suculentas de sol. Suas folhas são de cor azul acinzentado e muito carnosas. Já suas flores, que surgem no verão, são pequenas e brancas. Essas suculentas de sol são muito usadas na decoração de jardins, formando bordaduras, forrações, maciços. Essa espécie também se desenvolve muito bem em floreiras e vasos decorativos, desde que recebem grande luminosidade durante o dia.

2. Suculentas de sol: as folhas do senécio azul são de cor azul acinzentado e muito carnosas. Fonte: Homes To Love AU
Foto: Viva Decora

Compre produtos desta foto:

  • Vaso Melanie - Terracota - A 23 cm x D 20 cm
  • Cachepot Figg - Marrom - L 31 x A 30 x P 30 cm
  • Vaso Hanazaki - Terracota - L 32 x P 68 cm
  • Suporte para Vasos Entry - Preto - L 26 x A 40 x P 13 cm

2. Suculenta Sedum

A suculenta sedum também faz parte da lista de espécies de suculentas de sol. A planta é formada minúsculas e delicadas folhas gorduchas. Vale comentar que a coloração de suas folhas varia de acordo com os níveis de luminosidade aos quais a planta é submetida. Por exemplo, quando a planta é cultivada em sol pleno, em áreas externas, ela assume uma coloração amarelada. Agora, quando a planta é cultivada em ambientes mais sombreados, a suculenta ganha um aspecto mais esverdeado.

Publicidade
3. Suculentas de sol: a suculenta sedum é formada minúsculas e delicadas folhas gorduchas. Fonte: Terral
Foto: Viva Decora

Compre produtos desta foto:

  • Vaso em Vidro com Suporte Delia - Terracota - L 26 x A 26 x P 26 cm
  • Suporte para Vasos Marques - Acobreado - L 20 x A 40 x P 15 cm
  • Jogo de Vasos Angelique - Preto - A 13 cm x D 13 cm
  • Vaso Laura ll - L 17 x A 35 x P 13 cm

3. Suculenta Sempervivum Tectorum

Nativa da Europa, a suculenta sempervivum tectorum, também faz parte da lista de espécies de suculentas de sol. A planta apresenta ciclo perene e pode atingir até 20 centímetros de altura. As folhas dessas suculentas de sol são verdes, com pontas avermelhadas e crescem em formato de roseta. Se desenvolvem bem quando cultivadas em solo fértil e arenoso.

4. Suculentas de sol: essas plantas crescem em formato de roseta. Fonte: Greenhouse Suculentas
Foto: Viva Decora

Compre produtos desta foto:

  • Floreira de Madeira e Ferro Hold Maxi - Natural - L 60 x A 120 x P 30 cm
  • Jogo de Vasos Decorativos Eva - Branco - L 14,3 x A 11,76 x P 14,3 cm
  • Vaso Mauro - L 7,5 x A 9,5 x P 7 cm
  • Vaso em Vidro Aparício - Azul - L 37 x A 20 x P 20 cm

4. Suculenta Sedum Morganianum

A suculenta sedum morganianum, popularmente conhecida como suculenta rabo de burro, também faz parte da lista de suculentas de sol. Nativa do México e Honduras, a planta pertence ao grupo das suculentas pendentes de sol, podendo atingir até 1,5 metros de altura. Suas folhas apresentam cor verde-azulada, são carnudas, pontiagudas e delicadas, já que caem ao menor toque.

5. A planta rabo de burro pertence ao grupo das suculentas pendentes de sol. Fonte: Club Suculentas
Foto: Viva Decora

Compre produtos desta foto:

  • Floreira de Madeira e Ferro Stairwood - Natural - L 40 x A 98 x P 40 cm
  • Floreira Stair - Taupe - L 40 x A 100 x P 40 cm
  • Floreira Biombo Articulada - Taupe - L 90 x A 70 x P 30 cm
  • Floreira Giratória de Parede - Taupe - L 20 x A 90 x P 25 cm

5. Cacto margarida

Nativa da África do Sul, a planta cacto margarida (Lampranthus) também faz parte da lista de espécies de suculentas de sol. Essa espécie apresenta crescimento rasteiro e suas folhagens são muito semelhantes a planta onze-horas. Essas suculentas de sol se desenvolvem muito bem quando cultivadas em solos ricos em matéria orgânica e que tenha uma boa capacidade de drenagem. As flores aparecem sempre na primavera e no verão, sempre na cor rosa.

6. Suculentas de sol: o cacto margarida apresenta crescimento rasteiro. Fonte: World of Succulents
Foto: Viva Decora

6. Kalanchoe

A planta Kalanchoe, também conhecida como Erva-da-Costa, Coerana e Flor da Fortuna, também pertence ao grupo de suculentas de sol. De origem africana, essas suculentas que gostam de sol são muito resistentes ao calor e suas folhas suportam a escassez de água. Na natureza, a Kalanchoe pode ser encontrada nas cores rosa, lilás, branca, amarela, vermelha e laranja.

Publicidade
7. Suculentas de sol: a Kalanchoe deve ser adubada anualmente para estimular a sua floração. Fonte: Garden Goods Direct
Foto: Viva Decora

7.  Suculenta Graptoveria

Para quem não sabe a Graptoveria é o gênero de suculentas híbridas entre Graptopetalum x Echeveria. Essas suculentas de sol se propagam por folhas caídas como as Graptopetalum, e formam rosetas como as Echeveria (suculenta rosa de pedra). Perfeitas para compor um lindo jardim de suculentas.

8. Suculentas de sol pleno: a Graptoveria são perfeitas para compor um lindo jardim de suculentas. Fonte: Flickr
Foto: Viva Decora

8. Suculenta Haworthia Fasciata

A Haworthia Fasciata popularmente conhecida como suculenta zebra também pertence ao grupo de suculentas de sol. Essa planta verde de listras brancas apresenta uma beleza exótica muito apreciada em jardins com pedras. Nativa da África do Sul, essas suculentas de sol são muito resistentes a altas temperaturas e podem crescer até 20 centímetros.

9. Suculentas de sol: a Haworthia Fasciata é popularmente conhecida como suculenta zebra. Fonte: Elo7
Foto: Viva Decora

9. Suculenta Portulacaria afra

A Portulacaria Afra, também conhecida como Arbusto-do-elefante ou Grama-do-elefante, pertence ao grupo das espécies de suculentas de sol. Nativa da África do Sul, essas suculentas apresentam galhos, brotos e folhas carnudas com capacidade de armazenar água por longos períodos. A planta é muito resistente e resiliente, já que se desenvolve até mesmo em solos pobres em nutrientes.

10. Suculentas de sol: a Portulacaria Afra consegue armazenar água por longos períodos. Fonte: IStock
Foto: Viva Decora

10. Suculenta Avelós

Nativo da África, a planta Avelós (Euphorbia Tirucalli) é um arbusto que pode crescer até 5 metros de altura. Formada por ramos verdes e suculentos, a Avelós é muito tolerante ao sol e ao sal, por isso normalmente é cultivada em jardins perto da praia. Essas suculentas de sol podem ser usadas no jardim como plantas isoladas ou como cerca viva.

Publicidade
11. Suculentas de sol: a planta Avelós (Euphorbia Tiruacalli) é normalmente cultivada em jardins perto da praia. Fonte: Cristina Braga
Foto: Viva Decora

11. Moraea Tortilis

As suculentas raras da espécie Moraea Tortilis, também conhecidas como "spiral grass" (grama espiral), são bem resistentes à seca. Originárias da África do Sul e Namíbia, essas suculentas de sol e raras se desenvolvem bem quando cultivadas em solo aerados, bem drenados e fertilizados. Suas folhas encaracoladas e em tom verde-claro apresentam uma beleza exótica.

12. Suculentas gostam de sol e raras: a Moraea Tortilis também é conhecida como “spiral grass” (grama espiral). Fonte: Minha Suculenta Colorida
Foto: Viva Decora

12. Monilaria Obconica

Endêmicas da região árida da Namíbia, região da Namaqualand e da África do Sul, as suculentas de sol pleno da espécie Monilaria Obconica apresentam estrutura folicular exótica que se assemelha com orelhas de coelho. Contudo, com o passar do tempo essas suculentas de sol pleno crescem e perdem essa aparência fofa e adorável.

13. Suculentas de sol: as folhas da Monilaria Obconica se assemelham com orelhas de coelho. Fonte: Shopee
Foto: Viva Decora

13. Adromischus Maculatus

As suculentas de sol da espécie Adromischus Maculatus são também conhecidas como "gotas de chocolate". Nativas da África do Sul, essas suculentas de sol são consideradas raras e apresentam folhas ovais, achatadas e pontilhadas em tom marrom. Essa espécie pode atingir até 20 cm de altura.

14. Suculenta de sol: a planta Adromischus Maculatus é também conhecida como “gotas de chocolate”. Fonte: GardenBeast
Foto: Viva Decora

14. Aloe Vera ou Babosa

A Aloe Vera também conhecida como babosa também faz parte do grupo de suculentas de sol. Essa planta  pode ser cultivada em vasos, jardineiras, terraços, varandas e jardins. Quando atinge sua fase adulta, a planta chega a produzir de 15 a 30 folhas por ano. Suas folhas são firmes, carnosas e além de agregar beleza na decoração da ambiente também oferecem inúmeros benefícios para a saúde (tem ação cicatrizante;, ajuda na hidratação da pele e cabelos, etc).

Publicidade
15. Suculentas de sol: a Aloe Vera é também conhecida como babosa. Fonte: Bloomscape
Foto: Viva Decora

15. Suculenta Aeoniums

Nativa das Ilhas Canárias e Norte da África, as suculentas de sol da espécie Aeoniums são formadas por folhas em forma de colher, podendo atingir uma altura de 1 m ou menos de 15 cm, dependendo da variedade. Dependendo da espécie, as flores podem ser brancas, amarelas ou rosadas, tem formato de estrela e nascem no final da primavera.

16. Suculentas gostam de sol: a planta Aeoniums são nativas das Ilhas Canárias e Norte da África. Fonte: Gardeners World
Foto: Viva Decora

16. Agave

Nativa do México, a planta Agave pertence ao grupo de suculentas de sol. Essas plantas são bem resistentes, apresentam folhas suculentas, espessas, sem espinhos e se adaptam bem em terrenos secos. A Agave multiplica-se facilmente por meio de novos brotos gerados a partir do caule principal.

17. Suculentas gostam de sol: a Agave multiplica-se facilmente por meio de brotos gerados no caule principal. Fonte: NeuDesigns
Foto: Viva Decora

E aí, o que você achou dessa matéria sobre suculentas de sol? Gostou?! Então, aproveite sua visita em nosso blog e leia agora mesmo o texto "32 Espécies de Suculentas de Sombra Para Cultivar em Casa",  descubra quais espécies de suculentas se adaptam melhor a ambientes mais escuros.

Fonte: Viva Decora
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se