14 projetos DIY para o jardim com paletes

Aqueles simpáticos suportes de madeira encontrados em feiras podem ser facilmente transformados num assento, numa mesa ou numa casa de passarinho

5 jul 2022 - 13h07
-
-
Foto: Stannah/Gardeningetc / Casa.com

Nós adoramos paletes! Eles são uma opção de baixo custo para projetos DIY e podem se transformar em todos os tipos de objetos e móveis legais para sua casa!

No que diz respeito às ideias de jardim, você pode adicionar desde pequenas peças até criar estruturas para cultivar todas as suas plantinhas. Não só isso, mas a beleza de fazer coisas com paletes de madeira é que elas não precisam ser perfeitas - na verdade, elas ficam melhor se deixadas um pouco "rústicas". 

Publicidade

Descubra algumas inspirações abaixo e vamos por a mão na massa:

1. Construa uma casa para passarinhos

-
Foto: James Gardiner © CICO Books/Reprodução / Casa.com

Um ótimo projeto para as crianças se envolverem, a madeira de paletes é o material ideal para criar algumas ideias simples de design de casas de pássaros, que podem ser anexadas a árvores ou paredes.

Um palete deve ser suficiente para fazer várias casas - experimente diferentes formas e tamanhos, que atrairão diferentes pássaros. 

Utilizando pequenas caixas com tampas e um orifício de entrada, você pode pegar seus pincéis e decorar o exterior usando tinta de madeira externa para criar cores brilhantes, listras ou manchas, mantendo o interior amigável e  livre de tinta para pássaros.

Publicidade

2. Crie um bar de jardim

-
Foto: Cuprinol/Reprodução / Casa.com

Você não precisa de muito espaço para desfrutar de bebidas no jardim - esta ideia inteligente de bar ao ar livre fica pendurada na parede e se dobra quando não está em uso.

Para fazê-lo, cole e aparafuse quatro pedaços de madeira de paletes para formar uma caixa, depois adicione uma prateleira no meio e uma tábua na borda inferior, para manter suas garrafas e copos seguros. 

Para a porta, coloque quatro pedaços de madeira do mesmo comprimento que a caixa lado a lado, depois fixe-os com dois pedaços menores colocados na horizontal, para manter tudo junto. Adicione duas dobradiças à base da caixa e à porta, certificando-se de que elas se alinhem bem.

Pinte tudo na cor escolhida e fixe-o na parede. Finalmente, para garantir que a porta da barra permaneça aberta em um ângulo de 90 graus quando estiver em uso, parafuse ganchos e olhais no exterior da barra e adicione comprimentos de corrente - de lojas de trabalhos manuais - entre eles.

Publicidade

3. Faça uma cadeira

-
Foto: Charis Williams/Reprodução / Casa.com

Móveis de jardim de madeira podem ser caros, mas construir uma cadeira a partir de paletes é grátis - e você pode personalizá-la para o seu espaço e decoração do jardim, diz a upcycler e especialista em bricolage Charis Williams, também conhecida como Salvage Sister, que realiza oficinas de ensino ideias de paletes para jardins e casas. 

"Você pode alterar o comprimento e a altura, adicionar suportes para copos, apoios para os pés e até incluir um plantador atrás do apoio de cabeça. E, claro, você pode ser criativo com tinta.

Charis explica que os paletes são compostos de "portadores" (a estrutura grossa do palete) e "slats" (o material mais fino que os atravessa).

Comece cortando um palete em dois, ao meio, e retirando uma ripa da extremidade de cada metade, de modo que os suportes fiquem expostos. 

Corte um ângulo de 20 graus nos suportes de uma das metades, para que ela fique nesse ângulo quando você prender na outra metade com parafusos e cola de madeira, fazendo o encosto reclinável.

Publicidade

Use mais suportes para fazer as quatro pernas e termine adicionando apoios de braço e ripas extras ao assento e ao encosto antes de pintar a cor escolhida.

4. Faça um suporte de vasos

-
Foto: James Gardiner © CICO Books/Reprodução / Casa.com

"Esta prateleira de vasos ficará ótima no meio da sua mesa ao ar livre", diz Hester van Overbeek. 'Criado a partir de apenas uma prancha e três garrafas de vidro da lixeira, é um projeto muito rápido de fazer.'

Tudo o que você precisa é de quatro pedaços de madeira de palete lixada colados ou parafusados, com furos perfurados com uma broca de remo para as aberturas das garrafas. 

"Você pode usar garrafas velhas, garrafas de bebidas usadas ou três vasinhos. Se você tem uma mesa longa, por que não usar mais garrafas e esticá-la por todo o comprimento!' Em seguida, basta preencher com flores para uma peça central bonita e rústica.

Publicidade

5. Dê ao seu cão um lugar para sentar

-
Foto: James Gardiner © CICO Books/Reprodução / Casa.com

"Um palete cortado ao meio é a base perfeita para uma cama de cachorro", explica Hester, e esta ao ar livre pode ficar permanentemente no pátio durante o verão.

Pegue uma cama de cachorro ou colchão existente para usar como guia de tamanho e, em seguida, serre seu palete ao meio, usando uma metade para a base e a outra para formar o painel traseiro, parafusando suportes de canto de metal para suporte. 

Você pode então pintar sua cama com uma cor brilhante e alegre, adicionando padrões ou até mesmo o nome do seu cão.

"Meu cachorrinho Kermit adora seu novo trono, que pintei de um azul brilhante impressionante", diz Hester.

6. Crie um sofá sem serra

-
Foto: Rust-Oleum/Reprodução / Casa.com

Aprender a construir um banco de paletes não precisa ser tão difícil quanto você imagina. Como mostra este projeto rápido, às vezes as melhores ideias de paletes para jardins são geralmente as mais simples. 

Publicidade

Em apenas algumas horas, você pode transformar três paletes em uma bancada para dois - sem serrar!

Comece lixando as áreas ásperas e, em seguida, use um mini rolo para pintar os paletes em ambos os lados com tinta externa.

Quando estiverem secos, crie a base da sua bancada empilhando um ou mais paletes na altura certa, prendendo-os com parafusos e uma furadeira elétrica. Adicione outro palete apoiado na posição vertical para criar a parte de trás da bancada, prendendo novamente com uma furadeira e parafusos.

Termine adicionando almofadas de assento confortáveis ao seu novo assento ao ar livre - as lojas de bricolage vendem almofadas feitas especificamente para uso com paletes - depois adicione cores com almofadas de dispersão, plantas em vasos e luzes de fadas.

7. Crie uma mesa de café

-
Foto: Cuprinol/Reprodução / Casa.com

Uma das coisas mais fáceis de fazer com um único palete, esta mesa de centro baixa funcionaria igualmente bem em ambientes internos e externos. Simplesmente alise seu palete com uma lixa, limpando qualquer poeira, antes de pintá-lo na cor escolhida.

Publicidade

Em seguida, vire o palete de cabeça para baixo e aparafuse os rodízios de quatro rodas, disponíveis em lojas de bricolage, em cada um dos cantos. 

Vire-o para cima, vista-o com um vaso de flores e alguns porta-copos, e você está pronto para se divertir ao ar livre.

8. Adicione uma plantadeira

-
Foto: Oksana Aksenova / Alamy Stock Photo/Reprodução / Casa.com

Esta é uma das ideias de paletes mais fáceis para jardins, tornando-se uma ótima opção para iniciantes em bricolage.

Basta virar um palete e adicionar tábuas de outro palete na parte inferior das pernas, criando pequenos bolsos que você pode forrar com sacos de polietileno ou de lixo. Encha-os com composto e adicione uma seleção de plantas pequenas.

É ideal para introduzir algumas ideias de jardim de ervas em um espaço pequeno, pois você pode encostar o móvel em uma cerca ou preenchê-lo com plantas à direita e montá-lo em uma parede.

Depois de pegar o jeito desse design básico, você pode experimentar algumas ideias de parede de jardim de paletes maiores, desmontando um palete e usando as tábuas para criar recipientes mais complicados e mais largos para plantas maiores ou até vegetais.

Publicidade

9. Atualize sua iluminação

-
Foto: Manomano/Reprodução / Casa.com

Potencialize a luz solar com um elegante contorno de madeira. Comece construindo o quadro da lâmpada. 

Crie uma caixa com duas tábuas mais curtas e duas tábuas mais longas (as usadas aqui são de 16 e 20 polegadas), colando e parafusando-as para que todas as tábuas se alinhem na parte inferior.

Remova o pico de uma luz de pico solar para que você fique apenas com o porta-lâmpada com o painel solar na parte superior. 

Use isso como um modelo para fazer um furo em um pedaço quadrado de tábua, no qual você pode colar o porta-lâmpada usando cola ou selante de silicone externo. 

Por fim, prenda esta parte superior à estrutura com parafusos ou mais cola e finalize com uma camada de verniz externo.

Após fazer algumas lâmpadas, coloque-as ao longo de um caminho de jardim, em torno de uma área de estar ou use-as para iluminar recursos especiais, como canteiros de flores ou árvores.

Publicidade

10. Crie paredes de jardim

-
Foto: Charis Williams/Reprodução / Casa.com

Divertido para pendurar em uma parede ou cerca do jardim, dar como presentes ou como uma ideia de decoração de jardim para festas ao ar livre, as letras da placa de paletes de madeira podem ser feitas em quase qualquer tamanho e estilo.

Comece fazendo um gabarito de compensado ou MDF, para servir de encosto. Em seguida, corte as tábuas de paletes para encaixar antes de usar cola de madeira e pinos de painel para prendê-las à tabela, prendendo-as no lugar enquanto secam. Você pode adicionar bordas, se desejar.

'A quantidade de madeira que você usa depende do tamanho que você quer para suas letras. Por exemplo, uma carta de 16 polegadas pode ser facilmente feita com as ripas de um palete", diz a upcycler Charis Williams. 'Algumas letras são mais difíceis do que outras, por exemplo, S e M podem ser difíceis, pois têm muitas curvas. Algo como um L ou P é muito mais fácil para um novato.

Agora é hora de pintar e decorar sua carta. "Se você quiser deixá-lo nu, experimente Briwax sobre madeira lixada para realçar os lindos grãos", sugere Charis. 'Você pode até queimar sua carta de madeira com uma tocha de encanador - apenas tome cuidado para não queimá-la!'

Publicidade

11. Faça um caminhão de jardim

-
Foto: James Gardiner © CICO Books/Reprodução / Casa.com

"Um carrinho de madeira tradicional é o recipiente perfeito para transportar pelo jardim quando você colhe flores, frutas e legumes cultivados em casa", diz Hester van Overbeek.

Você precisará de apenas três pranchas de madeira de paletes no total; primeiro cortando um lado para dar forma, depois usando isso como molde para cortar o outro, de modo que ambos fiquem iguais. 

Em seguida, usando cola de madeira forte e alguns pregos, adicione tábuas ao longo da base e das laterais, fazendo uma alça com mais duas tábuas e um pedaço de cavilha de madeira.

Você pode então pintar seu trug ou manchá-lo para uma aparência mais natural. Funcionaria até como um mini plantador de jardim, para plantas de raízes rasas, como suculentas.

Publicidade

12. Crie uma mesa de piquenique

-
Foto: Sadolin & Sandtex/Reprodução / Casa.com

Para recriar este espaço de refeições ao ar livre à terre, basta pegar em duas paletes, lixá-las e desengordurar a madeira. Quando os paletes estiverem limpos e secos, pinte sobre o verniz de madeira na direção do grão natural para um acabamento liso.

Deixe a tinta secar e simplesmente empilhe os paletes, espalhe algumas almofadas ao ar livre e sua nova ideia de jantar ao ar livre está pronta. E sem um parafuso ou martelo à vista, é a ideia de palete perfeita.

13. Construa um balanço

-
Foto: Mano Mano/Reprodução / Casa.com

Esta ideia pode parecer um verdadeiro desafio, mas é surpreendentemente fácil de criar! Dependendo do tamanho da cadeira desejada, alinhe dois ou três paletes em uma fileira e insira pedaços de madeira em cada lado dos paletes e no meio. Fixe a madeira aos paletes com parafusos e corte a saliência.

Agora seus paletes estão presos um ao outro, faça um furo nos quatro cantos da cadeira e passe uma corda resistente através do furo e embaixo da cadeira também. 

Publicidade

Prenda seu assento de balanço de jardim a uma árvore ou estrutura sólida, posicione um colchão e uma almofada em cima e prepare-se para relaxar. Proteja o colchão com capas de vinil quando não estiver em uso e traga-o para dentro sempre que possível.

14. Crie uma estação de ferramentas

-
Foto: Mano Mano/Reprodução / Casa.com

Isso faz uma fantástica ideia de armazenamento de ferramentas de jardim. Como sempre, comece lixando o palete. 

Fique de pé e prenda uma prancha extra em cada parte superior das pernas, para criar prateleiras para armazenamento extra oculto. Em seguida, adicione pranchas extras para preencher todas as lacunas na superfície.

Parafuse todas as tábuas extras no palete e corte a saliência. Pinte seu palete e, em seguida, perfure uma variedade de ganchos para se adequar às ferramentas que você deseja pendurar. 

Este design usa ganchos em forma de U, ganchos em forma de S e cabides. Prenda na parede, pendure suas ferramentas e aproveite a jardinagem de maneira organizada e organizada.

Publicidade

Como preparar a madeira de pallet?

-
Foto: Oleksandr Hrishchenko / Alamy Stock Photo)/Reprodução / Casa.com

Ao escolher os materiais para as suas ideias de paletes para jardins, evite paletes com caruncho (procure pequenos buracos na madeira) ou qualquer um que tenha apodrecido ou mofado. Se estiverem cobertos de lama, escove-os ou lave-os com mangueira e deixe-os secar bem antes de usá-los.

Você pode desmontar um palete com um pé de cabra, martelo e alicate ou pinça; ou serrar as peças que você precisa. Sempre use luvas e cuidado com pregos ou grampos enferrujados!

Com o que posso pintar madeira de pallet?

Paletes de madeira não são tratados para uso externo. Normalmente feitos de tábuas de abeto, eles geralmente deformam quando expostos à umidade e ao sol quente ao ar livre ao longo do tempo.

Para proteger suas ideias de paletes para jardins, use a mesma tinta externa que você usaria em cercas de jardim ou móveis de jardim. 

Alternativamente, pincele qualquer tinta interior à base de água ou giz e termine com uma camada de verniz externo por cima para mantê-la à prova de intempéries. Para uma aparência mais natural, experimente o verniz de óleo de linhaça sozinho.

Publicidade

*Via Gardening etc

Fique por dentro das principais notícias
Ativar notificações