Monte seu e-commerce e divulgue sua marca no Terra

10 jeitos de aplicar Feng Shui na cozinha

Crie um ambiente sociável, funcional e habitável seguindo os princípios

30 jun 2022 - 19h07
Compartilhar
-
-
Foto: SEAN CASON/My Domaine / Casa.com

O Feng Shui é uma prática antiga, mas que se tornou popular no design de interiores ocidental nas últimas décadas. A cozinha, segundo a filosofia, é uma das áreas mais importantes da sua propriedade.

É o lugar em que você costuma passar mais tempo e socializar, por isso, deve ser planejado com tanto cuidado e consideração quanto você faria com o resto da decoração para a sua casa.

Publicidade

Incluir o Feng Shui neste espaço pode garantir uma cozinha que melhorará sua qualidade de vida e que é ideal para você. Reunimos aqui as melhores ideias de como fazer isso:

Pense em usar uma paleta de cores Feng Shui

-
Foto: Neptune/Reprodução / Casa.com

Como a cozinha se tornou uma sala multifuncional, projetada tanto para viver quanto para cozinhar, a seleção de cores nunca foi tão importante. O cômodo é representado pelo elemento fogo, então evite usar vermelho e laranja, podendo causar um desequilíbrio na energia do espaço.

Adote uma postura neutra, há uma gama de tons para escolher - marfim, beges acinzentados, terrosos, entre outros.

Invista em elementos metálicos

-
Foto: Alison Henry / Officine Gullo/Reprodução / Casa.com

De acordo com a filosofia do Feng Shui, o elemento metal promove calma, pensamentos claros e maior produtividade. Um backsplash de metal é a melhor forma de unir isso com o design de interiores.

Publicidade

Encontre um lugar para tudo

-
Foto: Future / Darren Chung/Reprodução / Casa.com

O armazenamento eficiente deve ser uma prioridade quando se trata de planejar e organizar uma cozinha - afinal, ninguém quer um espaço desarrumado.

Com este cômodo sob crescente pressão para desempenhar uma variedade de funções cruciais, como jantar em família, relaxar, trabalhar e entreter, um bom layout e armazenamentos adequados são mais importantes do que nunca.

De acordo com os princípios do Feng Shui, tudo deve ter um lugar próprio. Além disso, os armários da cozinha devem ser instalados até o teto para desencorajar que o chi ruim fique preso.

Escolha portas de armário com frente de vidro

-
Foto: Roundhouse/Reprodução / Casa.com

Adicionar portas envidraçadas aos armários é uma ideia que não apenas o incentivará a manter sua cozinha organizada, mas também servirá para melhorar o chi positivo em sua casa. E você ainda pode investir em um design diferente para o elemento, como um vidro canelado decorativo que se destaca no ambiente.

Publicidade

Iluminado por dentro, este modelo ainda reflete e refrata, adicionando brilho e um clima extra à noite.

Garanta uma iluminação adequada

-
Foto: Caesarstone/Reprodução / Casa.com

Além de sua função principal, a iluminação pode ter um efeito transformador, desde aumentar o espaço até destacar peças-chave. As cozinhas geralmente precisam incluir iluminação de tarefas, ambiente e atraente.

A iluminação de tarefas é a mais prática e abrange áreas de trabalho pesado, como o espaço de preparação, a área de cozimento e a pia; a iluminação ambiente cria diferentes atmosferas; e a iluminação atraente pode simplesmente introduzir um pouco de personalidade.

Também vale a pena pensar em quanta luz natural seu cômodo está recebendo.

Publicidade

Mantenha tudo limpo e livre da desordem

-
Foto: Paul Massey/Reprodução / Casa.com

A limpeza é uma ferramenta transformadora para aumentar o chi positivo e algo amplamente ensinado nos princípios do Feng Shui.

Outra tarefa importante é a higienização do fogão, que representa sua carreira e riqueza. A execução disso todos os dias impedirá que a energia negativa se acumule em seu espaço.

Coloque o fogão em posição de comando

-
Foto: Life Kitchens/Reprodução / Casa.com

Como o fogão representa sua carreira e riqueza, a sua posição deve receber uma atenção extra. De acordo com a filosofia, você deve conseguir ver a porta enquanto cozinha no fogão, mas sem estar alinhado a ela.

Isso permite que você esteja no controle de sua própria carreira e veja quaisquer oportunidades, pessoas e energias que possam estar surgindo em seu caminho.

Publicidade

Se não for possível alterar a posição do seu fogão, você pode adicionar um espelho em um local que permita ver a porta atrás de você. Alternativamente, um backsplash espelhado também funcionará.

Atraia prosperidade com madeira

-
Foto: Brad Krefman/Reprodução / Casa.com

No Feng Shui, a madeira atrai prosperidade e é conhecida por fortalecer os laços familiares e manter você e as pessoas que residem em sua casa com os pés no chão.

Dentro do design de interiores, as ideias de armários de cozinha de madeira não são novidade - elas são uma escolha popular há anos devido ao seu apelo atemporal, sem mencionar o fato de que é um material durável.

Cultive o seu próprio jardim de ervas

-
Foto: Future/Reprodução / Casa.com

Cultivar ervas dentro de casa é uma maneira testada e comprovada de transmitir um chi positivo que manterá o ambiente saudável e vibrante. Ademais, as ervas têm o poder de transformar suas refeições, dando mais sabor aos pratos, e oferecem propriedades terapêuticas.

Publicidade

Mantenha a pia e o fogão separados

Cozinha neutra com tapete listrado
Foto: Rikki Snyder/Reprodução / Casa.com

Embora possa parecer prático, posicionar a pia da cozinha (elemento água) e o fogão (elemento fogo) um de frente para o outro causa conflito nos relacionamentos pessoais. Evite que qualquer energia negativa se forme colocando uma ilha entre a pia e o fogão.

Em uma pequena cozinha, coloque um elemento terra entre os elementos água e fogo para aliviar o problema. Um tapete de cozinha verde ou marrom fará maravilhas neste caso.

*Via Homes and Gardens

Fique por dentro das principais notícias
Ativar notificações