Whey protein: funções além do ganho de massa muscular

O whey protein é bastante conhecido por facilitar o ganho de massa muscular, mas o suplemento traz ainda outros benefícios para a saúde

15 jun 2024 - 10h39

Queridinho dos praticantes de musculação, o whey protein é uma proteína extraída do soro do leite, com alto valor biológico. O produto foi popularizado inicialmente por atletas de alta performance. Afinal, o whey é uma ferramenta importante para quem busca se fortalecer como praticante de algum esporte.

Whey Protein: benefícios além do ganho de massa muscular / Foto: Shutterstock
Whey Protein: benefícios além do ganho de massa muscular / Foto: Shutterstock
Foto: Sport Life

No entanto, a função do whey protein não se limita apenas ao ganho de massa muscular. Para entender melhor como funciona o suplemento, basta ter em mente que ele é uma fonte de proteína prática. Portanto, qualquer pessoa que tenha carência desse nutriente na alimentação pode se beneficiar do produto.

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Outros benefícios do whey protein

"Em primeiro lugar, temos que ver o peso da pessoa e calcular o mínimo de proteína que ela precisa ingerir diariamente, tendo em mente a função renal dela. Só que é quase impossível, pela alimentação, atingir a quantidade ideal de proteína diária, por isso é preciso saber o quanto se ingere de proteína na alimentação e, por muitas vezes, usar suplementos proteicos", explica a Dra. Gabriela Irvolino, médica endocrinologista titulada pela Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (SBEM).

"Por isso, eu calculo a quantidade de proteína e oriento o quanto cada alimento tem de proteína e aí, o paciente vai saber o quanto de proteína ele deverá ingerir por dia. Como a alimentação não muda muito, durante uma semana a pessoa já poderá calcular a quantidade ideal diária e se precisar ela usará suplementos, como o whey protein. Isso também podemos fazer com pessoas vegetarianas, usando outras fontes de proteína", completa a especialista.

Dessa maneira, separamos outros bons benefícios que o consumo adequado de whey protein, para completar a necessidade proteica do organismo, pode proporcionar:

Perda de peso: alimentos proteicos em geral, como o whey protein, são os que mais oferecem densidade de nutrientes. O que serve de gatilho para que os hormônios da saciedade causem o conforto que interrompe a vontade de comer exageradamente.

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Longevidade saudável: nos anos da maturidade, doses extras de aporte proteico ajudam a prevenir a perda de musculatura e massa óssea. Algo capaz de preservar as artérias, cartilagens e articulações, além de evitar o desenvolvimento de rugas e envelhecimento dos tecidos. Por isso, o consumo de whey é altamente recomendado nesta fase da vida.

Como escolher o suplemento certo

Agora que você já sabe os principais benefícios do whey, provavelmente quer saber como escolher o suplemento ideal. Isso depende do seu objetivo. Se você é uma pessoa magra, que está em uma dieta de ganho de massa muscular, pode ser interessante ter um acréscimo de gorduras e carboidratos na dieta. 

Agora, se o seu objetivo é apenas bater a quantidade ideal de proteínas para conseguir eliminar gordura corporal sem perder músculos, é melhor optar por um whey que tenha pouca quantidade de carboidratos e gorduras.

Contudo, o ideal é procurar a orientação de um profissional de nutrição. Ele saberá avaliar o seu estágio atual e seus objetivos. Dessa maneira, poderá te indicar o produto mais adequado. Lembrando que os nutrientes presentes no whey protein também são encontrados em uma alimentação equilibrada e bem calculada.

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